INTRODUÇÃO:

       Este trabalho é uma síntese da disciplina Psicologia Pastoral e faz uma síntese do que é psicologia, seu objeto de estudo, histórico, correntes, métodos e técnicas, buscando deixar claro  porque a teologia pastoral recorre a esse estudo, para realizar  o trabalho espiritual.

      Busca se ainda, apresentar resumidamente o que é a psicologia pastoral, seu objeto de conhecimento, a importância para o trabalho pastoral e um breve estudo sobre caráter em psicologia mostrando a estrutura e a caracterização e pontos de vistas sobre caracteriologia segundo Kunkd, Freud e Jungls.   

DESENVOLVIMENTO: 

     Entende se por psicologia, a ciência que estuda os fenômenos psíquicos, do comportamento e da capacidade intelectual do homem. O comportamento é objeto de estudo da psicologia, é uma estrutura vivencial interna que se manifesta na conduta. A palavra psicologia tem origem grega onde pisché significa alma e logos significa tratado. É uma ciência com métodos e princípios de caráter interdisciplinar, existem múltiplos enfoques, correntes, escolas, paradigmas e metodologias e muitas apresentam divergências entre si.

     Historicamente a psicologia apresenta grandes períodos, o filosófico especulativo e o científico.

     O filosófico especulativo tem origem grega e se estende até o final do século XIX, os filósofos gregos procuravam dar respostas aos problemas fundamentais acerca da natureza da alma, sua relação com o corpo, seu destino depois da morte e a origem das ideias.

     No final do século XIX o espírito científico surge com a possibilidade de encontrar formulas para a variação físico, mudança fisiológica e reações psíquicas. O método científico tem dois momentos, a consagração do método experimental.( Wilhelm  Wundt ) e conceito de comportamento como objeto de pesquisa.(Watson).

     No método experimental temos as escolas de psicologia Estruturalista para a qual é importante determinar os dados imediatos da consciência, e a Funcionalista com  o estudo das funções mentais.

      As correntes são, a behaviorista que parte da ação de um estímulo e a reação ao estimulo que teriam reflexo condicionado e incondicionado, a corrente gestaltista investigadora das percepções, fenomenológica pesquisa do fenômeno psíquico.

    Há os métodos e técnicas são três grupos experimentais oriundos das ciências físicas principio da variação de um fator, causal com variável dependente e ou independente.

    No método diferencial as diferenças individuais constituirão a variável propriamente dita, as outras condições e as provas as quais os indivíduos ficam submetidos e constantes.

  Método clínico se propõe a compreender o indivíduo em sua situação particular ou aplicar as diversas leis gerais a casos individuais, o diagnóstico da personalidade é indispensável para determinar o fenômeno psicológico, as vezes há a necessidade do uso dos três métodos.

   

     Os cursos filosóficos que precedem a teologia tem oferecido a psicologia experimental como apoio a teologia, porém não satisfaz a exigência da assistência espiritual devido não explorar a vida psíquica propriamente dita.

    Sendo importante o estudo de psicologia pastoral no estudo teológico com instruções profundas sobre a psicologia com critérios diversos e mais práticos, a teologia busca trabalhar      a partir da psicologia pastoral que é auxiliar da teologia pastoral com o objetivo de dar assistência espiritual e prática, o objeto de estudo é a alma humana que o pastor deve conhecer para compreender: alma, tempo, caráter, temperamento, peculiaridades da vida psíquica segundo a idade, sexo e condições de vida.

   Cada alma é única no entanto pode  avaliar se as qualidades psíquicas conforme sua natureza, desenvolvimento e o ambiente em grupos que apresentam uma série de formas típicas por isso é importante conhecer os diversos tipos de psique no estudo da psicologia pastoral.

    O pastor deve conhecer as diferenças psíquicas da sexualidade masculina e feminina  profundamente das peculiaridades diferentes do sexo, do caráter, á vida religiosa e aos efeitos que resultam na vida moral para a direção espiritual eficaz.

A psicologia pastoral auxilia no cuidado das almas masculinas e femininas e para tanto é  preciso conhecer a natureza e a função do pudor que surge no homem como defesa da alma  que o protege contra o impulso, tudo aponta para a necessidade do conhecimento da psicologia pastoral.

      O pastor deve orientar para a compreensão dos valores a experiência do dever, a individualidade e o domínio do temperamento paixões e caráter, para isso preciso estar apto a reconhecer as paixões dominantes como o orgulho, a sensibilidade, os temperamentos, os tipos de caráter.

     Caráter em psicologia é peculiaridade psíquica que determina o comportamento e a atuação da pessoa, sendo imprescindível ao pastor para conhecer uma pessoa, individuar e julgar-lhe o caráter.

    A psicologia vê a estrutura do caráter vinda de três componentes: a orientação congênita (disposições naturais) as influencias do ambiente no sentido amplo, as influencias voluntárias ou involuntárias.

  

  E para a caracterização a pesquisa partiu de vários pontos de vista e direções como a caracteriologia baseada na psicologia individual de Fritz Kunkd  a qual não admite as peculiaridades hereditárias do caráter mais atribui as singularidades pessoais e psíquicas do homem apenas a influencia do ambiente e da educação.

   Na caracteriologia psicanalista de Sigmund Freud, ao aspectos do caráter estão ligados a vida instintiva e a sua raiz mais profunda, se encontra nas fases evolutivas da primeira infância. A psique humana tem três elementos principais id, ego e super- ego e cada uma dessas regiões psíquicas participam de modo próprio na formação do caráter e pode exercer, em linhas gerais uma função dominante influenciando sobre as outras num sentido de reação e aponta alguns  tipos de caráter o caráter oral, anal , narcisista, obsessivo e histérico.

        Enquanto para Carl Gustav Jungls, o homem esta entre dois polos extremos, de conduta e aspiração, uma domina sempre as outras mais ou menos atrofiados, contém  a sua existência no subconsciente, tal contraste exprime-se na fórmula “interno -externo”.De acordo com a tomada de posição do homem em relação ao seu mundo interno e externo teremos atitudes introvertidas e extrovertidas e a orientação do fluxo da própria energia psíquica se apontar para frente terá o sucesso esperado.  

        Cada estudioso tem sua tese sobre caráter e o bom pastor precisa conhecer a psicologia e principalmente a alma e o caráter humano para atingir a eficácia no seu trabalho espiritual.                               

     

CONCLUSÃO:

               Com a presente síntese espera-se atingido o objetivo de deixar claro o que é psicologia, e sua importância para a compreensão do ser humano explanando o seu surgimento e sua influencia no trabalho teológico.

               Oportunizar a melhor compreensão da psicologia pastoral e sua fundamental importância para o pastor no desempenho de sua função espiritual.

             Pretende-se ainda ressaltar o que é caráter e como é imprescindível o seu conhecimento pra compreender o comportamento humano.

               Sintetizar a caracteriologia de acordo com os estudos de Fritz Kunkd, Sigmund Freud e Gustav Jungls.

             

            De modo compreender porque é importante a psicologia pastoral e o conhecimento da psicologia pelo pastor que trabalha diretamente com pessoas de todo tipo de caráter.