PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL



Introdução


Na atualidade, para que se possa então estar padronizado com as requisições do mercado de trabalho, existe um aspecto chamado "QE" (Quociente Emocional) ou Inteligência emocional, que é o mais cobrado junto às empresas, de forma que se valorizam dentro do QE, a facilidade de trabalhar em equipe, de relacionar-se, de estar sob pressão, comportamento e comunicação, dentre outros. Surge então nas empresas, o RH (Recursos Humanos) que tem como objetivo tratar questões de liderança, formação de equipes, motivação e desenvolvimento de pessoas, de forma a mediar conflitos e buscar as melhores soluções. Estando assim diretamente ligado aos colaboradores, ligando assim a Psicologia Organizacional, aos aspectos que valorizam a empresa e o clima dentro da mesma (clima organizacional). A psicologia organizacional, em tese, estuda o fator humano dentro da organização, ou seja, como ele modifica o ambiente em que se encontra.


ASPECTOS GERAIS


A psicologia, em suas áreas de abrangência num âmbito relacionado ao trabalho traz em si de forma a tratar os aspectos ligados ao relacionamento, clima, recursos humanos, dentro da organização. O termo utilizado, psicologia organizacional, denota então as formas de estudar os fenômenos psicológicos dentro das organizações, de forma a mediar conflitos e dificuldades dentro da empresa, seja em setores da mesma, ou a nível geral.
A psicologia organizacional, em tese, relaciona características, dentre elas podemos citar: ações, posicionamento, tomada de decisões, atitudes, seu relacionamento com os seus companheiros, junto a aspectos comportamentais de cada colaborador. O estudo dentro da psicologia organizacional é imprescindível no âmbito empresarial, pois, busca compreender melhor as características de cada colaborador, e o quanto o mesmo modifica o ambiente em que trabalha, e quais são seus métodos de comunicação para com seus colegas, ou seus superiores e até mesmo dentro de sua equipe, se faz um papel de líder ou não, entre outros aspectos considerados.
No que se diz respeito à recursos humanos e departamento pessoal, que são áreas que estão mais ligadas aos colaboradores, a psicologia tem um importante papel, pois através de uma pesquisa de clima dentro da empresa, podem ser analisados os fatores motivacionais, liderança, relação interpessoal de cada colaborador, que podemos chamar de fatores comportamentais. Para que se mantenha então um clima "agradável" digamos assim, dentro da empresa.
No que diz respeito aos assuntos tratados pela psicologia organizacional, temos:

MOTIVAÇÃO: Que é tudo aquilo que impulsiona o ser humano a mudar, melhorar, relacionar-se, de forma a produzir mais e melhor. Os fatores que motivacionais são: principalmente a remuneração, os elogios (reconhecimento), integração do mesmo aos objetivos da empresa, fazendo com que se sinta importante dentro da mesma.
RELACIONAMENTO: O trabalho em equipe que está diretamente relacionado às relações interpessoais.
ATITUDE: Trata de aspectos relacionados às tomadas de decisões, as ações, iniciativa, dentre outros.
COMPORTAMENTO: Postura diante de dificuldades, mudanças, erros e acertos, elogios, críticas, etc.


Estes são alguns dos fatores levados em consideração no que se refere, em tese, a psicologia organizacional. Dentre os aspectos citados podemos destacar a motivação e o comportamento, que são os mais visados pelo RH, estando diretamente ligados às atitudes e ao comportamento, dentre outros pontos necessários.
O RH de uma empresa está responsável diretamente pelo: recrutamento e seleção; treinamento; diagnóstico organizacional. Que dentro da psicologia influencia, nas áreas de comportamento e motivação, temos como exemplo: O treinamento, que de uma certa forma faz com que o colaborador esforce-se para que possa progredir na empresa, pois estará qualificando-se cada vez mais. O diagnóstico organizacional ou pesquisa de clima organizacional poderá, contar com opiniões e com o posicionamento dos colaboradores em relação ao clima da empresa ou do ambiente em que trabalha (seu setor).