Jean Piaget foi o precursor da ideia da construção do conhecimento por meio das condições genéticas do ser humano.

É indiscutível que o conhecimento é algo a ser adquirido, a epistemologia, como é chamada a ciência desenvolvida pelo pesquisador francês, porém a forma como o conhecimento é adquirido, como ele se desenvolve na vida do ser humano é motivo de curiosidade e pesquisa. 

A aquisição do conhecimento, como a linguagem por exemplo passa pela parte da inteligência que absorve o conhecimento, a cognição, a construção do conhecimento se dá pela interatividade do ser humano com o meio em que vive, o comportamento, a vida social, a linguagem e etc... são consequências da vida interativa, só é possível construir conhecimento por meio de interação.

No entanto há condições genéticas que podem dar ao ser humano uma capacidade ou aptidão mais elevada para o desenvimento de determinadas habilidades, como por exemplo o músico que se profissionalizou sem sequer ter realizado um único curso ou ainda o artista plástico que se tornou num grande pintor sem ter nenhuma noção técnica de pintura.

Tais habilidades estão pré-concebidas na contrução genética do ser humano, embora tudo seja possível ser aprendido, no entanto aquele que já nasce com certa aptidão certamente terá mais facilidade para desenvolver o aprendizado.

Cabe portanto ao educador que tenha a capacidade descobrir as habilidade naturais da criança para facilitar a adequação desta ao ambiente do aprendizado, o conhecimento das habilidades naturais trará maior clareza e assertividade ao educador na sua tarefa de auxiliar o infante em sua jornada de construção do conhecimento.

Robson Olate

Aluno de Letras UNIP