Texto 1
??Psicologia da Educação nas Escolas Públicas_A Intervenção Necesssaria??
A Psicologia da educação, apesar de ser uma das áreas pela qual a psicologia, foi introduzida no Brasil, ainda carece do reconhecimento social e do desenvolvimento necessário a participação e na qualificação da educação brasileira.
As escolas estão deixando de ver, o papel importante que os profissionais da Psicologia exercem a seu favor, procurando maneiras e métodos para melhorar a aprendizagem de seus alunos, o fracasso escolar e criado dentro das escolas, fato que pode ser mudado se for foco objetivo do trabalho dos psicólogos junto com os educadores.
Entretanto, os psicólogos enfrentam muitos desafios quando se trata do assunto "Psicologia e Educação??.
Portanto, cabe aos educadores e as escolas, reconhecerem os psicólogos como ferramenta indispensável na construção e na formação de nosssos cidadãos futuros.

Texto 2
??Apredendo e Ensinando_A Atuação do Psicólogo dentro das Escolas??
Na medida em que se amplia o acesso a escola para as classes populares, {conjunto da população ate bem recentemente excluída pelo processo educativo. A intervenção do psicólogo se torna mais necessário, pois ele vem em conjunto com os professores para fazer um rompimento de velhas concepções pedagógicas, como em que o ensino e a aprendizagem são vistos como processo independente_exemplo... (se o aluno não aprende, e considerado problemático, pois a aprendizagem depende apenas de fatores intersecos ao sujeito).
De acordo com Sergio Antonio da Silva Leite (Psicólogo e Professor na Unicamp), a superação dessas velhas praticas e conceitos, e também condição para a construção de uma escola mais democrática, marcada pela inclusão.
O eixo principal do papel do psicólogo na escola deveria ser, o de possibilitar ao professor acesso a esse conhecimento, visando ao sucesso do processo de ensino e aprendizagem, esse novo conceito implicaria na queda de velhos paradigmas, os psicólogos também contribuem colaborando com as questões relacionadas ao cotidiano dos professores.
O psicólogo portanto recebe o papel de ser um interlocutor qualificado, contribuindo com os professores, para que avancem em sua pratica, e ajudando-os a compreender as atitudes de seus alunos e superando suas dificuldades e obstáculos impostos pelos mesmos.

Texto 3
?? Educação para Todos_O que os Psicólogos tem a ver com isso???
A educação do psicólogo no assunto em pauta, (Educação para todos), vem trazer-nos duas propostas._ Uma, e que os conhecimentos teóricos e práticos acumulados pela educação especial, devem estar a serviço do sistema de ensino, e disponíveis a todos os professores, alunos e demais membros do âmbito escolar, que a qualquer momento podem requere-los, e outra, em que a educação deve se configurar um conjunto de recursos e serviços educacionais especializados, dirigido apenas a população escolar em que o ensino comum não tenha conseguido o contemplar.
Diante da abertura dessas duas possibilidades, os papeis dos professores e de outros profissionais vem requerendo outros contornos, alunos historicamente denominados ??deficientes mentais??, atribuída a responsabilidade de sua identificação, era legalmente aos psicólogos em muito dos estados brasileiros, com isso o psicólogo passa a ser um dos possíveis parceiros do professor, quando quando se faz necessário pensar em intervenções especificas, com vistas a garantir sua permanência na classe comum ou que sua escolaridade não seja interrompida em outros espaços da educacionais.
Portanto, conclui-se que, e papel do psicólogo tem tudo a ver, quando o assunto e educação para todos, pois e ele que serve serviços a identificação de alunos especiais e serve de braço direito aos professores, os levando conhecimento e métodos de como desenvolver seu conteúdo com esses alunos, por que se garantirmos uma educação de qualidade para todos, estaremos possibilitando uma melhoria na qualidade de vida da população, e isso e de desejo e interesse de todos.