CURSO DE PEDAGOGIA 

PROJETO DE PESQUISA 

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 

1.1. DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 

1.2. TÍTULO DO PROJETO: Psicologia da Aprendizagem e da Educação e a Dificuldade de Aprendizagem 

1.3. DADOS DO ACADÊMICO (A): 

AUTOR: Anna Cristina Conceição Góis  RGM: 053.5779

PÓLO: Brasília-DF

ANO: 2014

Endereço: Associação de Ciências e Tecnologia Juscelino Kubitschek 

1.4  ORIENTADORA: Professora e Doutora Terezinha Bazé de Lima 

1.5. TIPO DE PESQUISA:

Bibliográfica e entrevista

  1. 2.      INTRODUÇÃO 

O assunto central deste trabalho consiste na Psicologia da Aprendizagem e da educação e a dificuldade de aprendizagem para as crianças do 1°e 2°s anos do Ensino Fundamental. Objetivo com esse projeto mostrar que a detecção da dificuldade de aprendizagem quando percebida e encaminhada para os profissionais da área esse aluno terá uma grande chance de aprendizagem, pois assim os professores poderão trabalhar de maneira sistematizada a forma de lidar com essas crianças.

O trabalho de pesquisa se deu através de consultas a artigos da internet, consulta a guias de estudo e uma entrevista com uma mãe cujo à filha apresenta essa dificuldade de aprendizagem. Entendo que quando um profissional esta capacitado para observar no aluno as suas dificuldades, fica fácil de em uma eventual situação o encaminhamento desse aluno ao profissional responsável

Abordando mais sobre a temática temos que ter a consciência de que as dificuldades de aprendizagem não estão ligadas apenas a fatores biológicos, mas também a situações afetivas e intelectuais. Neste contexto em que Psicologia da Aprendizagem e da Educação que estuda o processo pela qual a forma e o conhecimento que existe na sociedade são apropriados pela criança encontra através de avaliações essa dificuldade de assimilações por parte da criança de conteúdos escolares dificuldades de socialização e de atenção é que entra o trabalho da Psicopedagoga, que busca através de teóricos e exames específicos a explicação para certos comportamentos.

Quando falo em comportamentos, cito a Hiperatividade, TDAH, PAC e DPAC, que muitas vezes se não diagnosticadas adequadamente, passam para outras pessoas a imagem de uma criança rebelde, que não obedece ninguém enfim uma criança mal educada.

Ao falar de Hiperatividade, que é um dos comportamentos mais conhecidos do TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade estamos falando de crianças que estão mostrando maior atividade do que outras da mesma idade têm excesso de comportamentos e dificuldades em manter a concentração, são impulsivas e agitadas.

O TDAH é um transtorno de “base orgânica” associada a uma disfunção em uma área do córtex cerebral. O TDAH é considerado uma síndrome (conjunto de sintomas, que se caracteriza por distração, agitação/hiperatividade, impulsividade, esquecimento, desorganização. Crianças e adultos com esse problema têm uma grande dificuldade de fazer as coisas até o final.

Ao falar de PAC e DPAC, termo até então para mim desconhecido me abriu um leque de coisas que não conhecia PAC e DPAC o que são?PAC nesta abordagem simples que farei é o Processamento Auditivo Central que é a decodificação das ondas sonoras, que acontece a partir da orelha externa e vai até a o córtex cerebral que envolve a capacidade de analisar, associar e interpretar informações sonoras captadas pelo sentido da audição.

Já o termo DPAC é um distúrbio do processamento auditivo central, é uma falha no desenvolvimento das habilidades auditivas, a detecção do DPAC é feita través de exames específicos dentre eles está a audiometria.

A criança que apresenta esse distúrbio mostra dificuldades em diversas áreas como, por exemplo:

  • Dificuldade para manter a atenção nos sons;
  • Dificuldade para aprender a ler e escrever;
  • Parece desligado, precisa ser chamado várias vezes;
  • Troca letras quando fala;
  • Dificuldade para localizar a origem dos sons, entre outras.

O DPAC pode ter varias causas dentre elas, herança genética, processos alérgicos respiratórios, otites freqüentes durante os primeiros anos de vida, permanência em UTI. O tratamento é feito a base4 de remédios que estimulam a capacidade da criança de aprender, fazendo com que a mesma tenha um comportamento menos hiperativo e mais atento.