RESUMO 

Hoje em dia com o desenvolvimento tecnológico e a facilidade que as pessoas possuem para acessar a internet faz com que, indiscutivelmente, a rede wireless ou Wi-Fi se torne cada vez mais popular. Essa modalidade de conexão é conveniente porque permite que os usuários estejam sempre conectados, independente, do lugar onde estejam. Embora o Wi-Fi permita que o indivíduo se conecte de forma rápida, neste tipo de conexão o usuário fica exposto aos ataques que acontecem devido às vulnerabilidades dos protocolos de segurança. Com base nisso, este estudo tem por objetivo compreender a importância do Protocolo WPA como componente de segurança para os usuários das redes sem fio no ambiente virtual, mostrando seus benefícios e vulnerabilidades e dando ênfase para as medidas que devem ser tomadas, a fim de proteger seus dados e identidade no universo virtual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e na internet a fim de verificar de que forma esses ataques podem acontecer e como o Protocolo WPA pode ajudar o usuário a se manter seguro no ambiente virtual.

Palavras Chave: Usuários, Rede Wi-Fi, Protocolo WPA

 

1 INTRODUÇÃO

 

Vivemos em um mundo globalizado no qual as coisas acontecem rapidamente, as transformações na sociedade deixam o ser humano cada vez mais dependente dos instrumentos tecnológicos que a modernidade proporciona. Neste contexto, destaca-se a internet, que revolucionou a vida do homem.

 

Dentre os novos meios tecnológicos a Internet é, sem dúvida, o mais revolucionário deles. Sua utilização nos permite, por exemplo, organizar, transformar e processar as informações em velocidade e capacidade cada vez maiores e com custos cada vez mais reduzidos. (SCHIAVONI, 2015). Por meio dela, o indivíduo pode realizar atividades como: pesquisar conteúdos, interagir em redes sociais, trabalhar on line, entre outras coisas. E, tudo se tornou, ainda, mais fácil depois do surgimento das redes sem fio (wireless) que permite que o indivíduo acesse a internet em qualquer local que tenha Wi-Fi disponível, sem necessitar de fio.

 

Navegar na internet em qualquer lugar e a qualquer momento pode ser ótimo, entretanto, o indivíduo deve tomar cuidado com a segurança no ambiente virtual, uma vez que ficam expostos aos ataques de pessoas mal-intencionadas na rede.

 

Com o desenvolvimento tecnológico a preocupação dos engenheiros da computação aumentou em relação à criação de novos protocolos para garantir a segurança dos internautas na rede. Ao longo dos anos foram criados diversos protocolos até chegar ao Protocolo WPA (Wi-Fi Protected Access ou Wi-Fi protegido).

 

Portanto, esta pesquisa tem por finalidade compreender a importância do protocolo WPA como componente de segurança para os usuários das redes sem fio no ambiente virtual, mostrando seus benefícios e vulnerabilidades.