O Brasil é um país tropical e estamos acostumados a conviver com o sol mais mesmo assim muitas vezes não sabemos a importância de usar o protetor solar para nos proteger. Alguns raios solares são responsáveis por causar câncer de pele e outras doenças. O sol transmite diversos tipos de raios solares, quando eles nos atingem em excesso causam o mal.

Para entender o uso do protetor solar é preciso conhecer os raios solares que chegam a terra que são: Raios infravermelhos - Responsáveis pela sensação de calor e desidratação da pele durante a exposição ao sol; UV-A – eles bronzeiam superficialmente, mas contribuem para o envelhecimento precoce da pele;  UV-B - são raios considerados mais lesivos que as radiações UV-A, em excesso causam eritema (queimadura solar), envelhecimento precoce e câncer de pele; UV-C - São absorvidas pelas camadas mais altas da atmosfera e estratosfera e, raramente, atingem a superfície terrestre. São muito prejudiciais, não estimulam o bronzeamento e causam queimaduras solares e câncer.

Protetor solar

Os filtro solares com fatores proteção elevados são os que contem proteção contra raios UV-A e UV-B, ele atuam de forma similar a melanina que protege a nossa pele. Cada tipo de pele usa um fator de FPS (Fator de Proteção Solar) diferente. Quanto mais sensível a pele maior o fator, isso esta relacionado a cor da pele, quanto mais clara mais sensível.

As queimadura solares são causadas quando excedemos o tempo que nossa pele agüenta exposta ao sol. Um protetor de FPS 15 por exemplo permite que a exposição ao sol seja quinze vezes maior do que poderia ser feito sem utilizar. Passado esse período a pele pode ganhar as queimaduras pois perdeu a proteção do produto. Por muitas vezes é preciso aplicá-lo varias vezes ao longo do dia.

Pessoas de cor clara a morena devem usar o protetor diariamente, e não apenas quando vão a praias e piscinas. Além de doenças como câncer o protetor evita o aparecimento de manchas. A luz das lâmpadas também estimula a produção de melanina no corpo que pode causar manchas.

Para que os protetores consigam atingir toda sua eficácia é preciso saber usar. O número de FPS é estabelecido de acordo com a aplicação em uma quantidade de 2 miligramas do produto a cada cm² do corpo. É preciso seguir as intruções da embalagem, usar protetor em uma quantidade abaixo da recomendada pode causar a ineficácia do produto.