Introdução 

A maioria da população moçambicana é rural faz da agricultura a sua base de subsistência. E esta agricultura praticada pela população moçambicana em geral e a população de Namurua em particular e que neste trabalho constitui como objecto de estudo, utiliza métodos que prejudicam em grande medida o sucesso da produção Agrícola, pois estes métodos aniquilam os componentes bioquímico importantes para o desenvolvimento das plantas.

Contudo movido pela necessidade de ligar o ensino e a pesquisa e de contribuir para uma agricultura melhor e mais sustentável e que respeite a necessidade de Protecção e Conservação dos Solos para as gerações actuais e vindouras, ei-lo que o autor escreve este trabalho com o tema Protecção e Conservação dos Solos Agrícola no Povoado de Namurrua na Localidade de Nanhope no Distrito de Gilé.

O presente trabalho, para além de ser um subsídio para mudanças de atitudes e comportamento da população de Povoado de Namurrua  face ao modo como fazem o uso do solo, degradando-o, é um trabalho com vista a obtenção do grau de licenciatura em ensino de Geografia na Universidade Catolica.

A opção pelo tema se prende da constatação feita no povoado de Namurru, área da zona tampão da reserva do Gilé, onde se assiste uma degradação dos solos. Esta região é rica em recursos naturais e faunísticos que estão ameaçadas pela degradação dos solos. Com objectivo de contribuir para a preservação do solo e garantir a boa prática da actividade agrícola nesta região em estudo através da aplicação de novas técnicas de protecção e conservação dos solos.

Este trabalho de maneira alguma pudera ser encarado como um resíduo ou subsidio encabado sobre a Protecção e Conservação dos Solos Agrícolas no Povoado de Namurrua, mas cremos que seja tido como uma das perspectivas, acreditando que possa existir outra, para resolução do problema que apresentamos.