Resumo

O ácido ascórbico, mais vulgarmente conhecido por vitamina C cujo seu nome oficial é 3-oxo-L-gulofuranolactona (5R) -5- [( 1 S)-1,2-diidroxietil]-3,4-diidroxifurano-2(5H)-ona; foi a primeira vitamina a ser descoberta na história deste grupo de substâncias devido ao seu poder anti-escorbútica e anti-oxidante, elimina radicais livres que causam doenças de envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico e mantém a pele nutrida. Devido ao seu valor interessante, são muitas as técnicas inventadas para determinar o Ácido ascórbico em suas amostras, dentre as quais: titulação amperimétrica, titulação volumétrica, titulação com base em 2,6-dicloroindofenol (DPI), cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), exclusão iónica e titulação iodométrica. O presente trabalho tem como tema “Proposta metodológica para o melhoramento do PEA de Química, numa perspectiva metodológica no PEA de ensino de química, com objectivo de melhorar o PEA de química no ESG com base execução de experiências nas aulas de química no ensino secundário geral (práticas laboratoriais). O estudo incluiu um ensaio experimental na determinação de volume de iode/iodeto gasto na titulação de 200mg de AA em comprimido de vitamina C, seguido de três (3) ensaios experimentais para a determinação do teor do ácido ascórbico na couve crua, cozida e na água de cozedura de couve respectivamente, com o intuito de comparar os valores numéricos, e finalmente propor o enquadramento deste conteúdo no programa de ensino de química. Neste contexto o teor do ácido ascórbico na couve crua é muito elevado, seguido na água de cozedura da couve, finalmente muito inferior na couve cozida. No que tange ao enquadramento nos programas de química, notou-se que este experimento encontra enquadramento, não só pelo facto de ser viável a substituição dos materiais e reagentes para a sua execução, mas também pelo facto deste entrar em concordância com alguns dos conteúdos que são leccionados em algumas classes do ESG.

 

Palavras-chave: ácido ascórbico, iodométria, alternativo, didáctico, experiência.

INTRODUÇÃO

Como se refere em (GLINKA, 1984), “a química é uma ciência que estuda as substâncias e as suas transformações, assim como as leis e teorias que regem, além disso, abarca a estrutura, propriedades e métodos de obtenção das substâncias.”As substâncias químicas podem ser caracterizadas de muitas maneiras, sendo que uma delas é se elas ocorrerem ou não na natureza. Por outro lado, uma ampla variedade de substâncias químicas têm impacto sobre a saúde humana, incluindo aquelas essenciais à vida humana, como as vitaminas, nutrientes e os remédios.

 “Foi em 1912 que Casimiro Funk formulou uma teoria em que dizia haver uma amina vital para a manutenção da saúde do organismo. Portanto, hoje se sabe que as vitaminas são grupos de substâncias heterogéneas constituintes dos alimentos, eficientes em quantidades mínimas e essenciais à vida.” (MANELA-AZULAY, et al., 2003).

 “Esse grupo de compostos vitais, as vitaminas é constituído por 13 (treze) principais vitaminas, onde o grupo é liderado por vitamina C ou Ácido ascórbico por ser a primeira a ser descoberta, a primeira a ser estruturalmente caracterizada e a primeira a ser sintetizada em laboratório.” (Mc MURRY, 1997).

Um dado importante, é que as vitaminas são essenciais à manutenção da vida, mas não podem ser sintetizadas pelo organismo dos mamíferos, com a excepção da vitamina D.“O Ácido ascórbico foi a primeira vitamina a ser descoberta devido ao seu poder anti-escorbútica e anti-oxidante, elimina radicais livres que causam doenças de envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico e mantém a pele nutrida” (idem). Devido ao seu valor interessante, são muitas as técnicas inventadas para determinar o Ácido ascórbico em suas amostras, dentre as quais: titulação amperimétrica, titulação volumétrica, titulação com base em 2,6-dicloroindofenol (DPI), cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), exclusão iónica e titulação iodométrica.

 É neste contexto que foi diligenciado o presente trabalho em uma multiplicidade de couve que é a couve tronchuda, em couve crua, cozida e em água de cozedura de couve, a couve tronchuda é uma variedade de couve mais cultivada e mais comercializada na cidade de Nampula (Moçambique).

Justificativa

Numa perspectiva didáctica não basta a descrição das substâncias e suas aplicações sem mostrar no concreto essas aplicações, o que pode acontecer com os vários conteúdos leccionados na disciplina d química, a título de exemplo, os métodos químicos como a titulação oxi-redução na análise de substâncias e suas concentrações se o seu estudo se limitar numa discrição do método e não na demonstração prática, os alunos não terão em mente a importância desses métodos.

Segundo o Manual da UNESCO para o ensino das ciências (1977: p27), “a lição das ciências ganha consideravelmente com as actividades dirigidas e com as experiências que a acompanham, em virtude do interesse apaixonado que dedicar os alunos”.

Segundo o plasmado no PCESG (2007: p44), constitui objectivo “capacitar os alunos para a correcta utilização das teorias e leis na resolução dos problemas práticos e na explicação dos fenómenos que ocorrem na Natureza.”

 No campo científico, pretende-se coadjuvar os conhecimentos adquiridos na química analítica, sobre os métodos de análise, com os conhecimentos adquiridos nas cadeiras de didáctica de química, de modo a tornar o ensino eficaz e eficiente. O uso desta experiência num contexto didáctico pode incentivar de certa maneira aos alunos o interesse pela disciplina de química como uma ciência que ajuda a resolver problemas práticos para o benefício do Homem. Dada a sua execução nas escolas espera-se que os alunos tenham a noção quantitativa dos nutrientes contidos em alguns produtos alimentares como por exemplo na couve, e seguidamente saberem como se precaver de certas doenças.

 A feira de exposição de amostras de couve tronchuda com respectivos valores do teor do AA rotulados, determinados por iodometria constituiu uma motivação relevante para a elaboração deste trabalho para o melhoramento do PEA de química nas lições situadas na 4ª unidade temática da 9ª e 12ª classe do programa de ensino de química. Apresente monografia visa mostrar a aplicação prática da química através da realização de experiência escolar sobre a determinação de Ácido ascórbico na couve tronchuda com material alternativo, o que se supõe que pode melhorar o interesse pela disciplina de química.

Problematização

Aliar a teoria e a prática, proporciona mudanças no PEA de química, facilitando o estabelecimento de uma aprendizagem significativa e potencia nos estudantes a construção do conhecimento sólidos. Durante a realização do estágio pedagógico em 2011, o autor deparou-se com uma falta de interesse pela ciência química, por esta ser considerada difícil e alguns dos conteúdos nele leccionados, não tem “sentido”, pelo facto de não trazerem nenhuma relevância, o que de certo modo influenciou na aprendizagem sólida na disciplina de Química, em conteúdos cujo tratamento abarca este lado prático dos pressupostos teóricos, entretanto este facto é causado por um lado pela falta de demonstração da aplicação prática de conhecimentos adquiridos na disciplina de química. É com base no descrito acima, que se coloca a seguinte questão central de pesquisa:

 “Como evidenciar a aplicação prática da química e seus métodos para incentivar aos alunos o interesse pela disciplina de química?”

 Objectivos

Objectivo Geral

  • Melhorar o PEA de química no ESG com base execução de experiências.


Objectivos Específicos

  • Determinar a quantidade do AA na couve crua, cozida e na água de cozedura de couve a partir de Iodométria;
  • Comparar as quantidades de AA na couve crua, cozida e na água de cozedura de couve;
  • Propor o enquadramento da determinação do teor do AA na couve por iodométria no Programa de Ensino de Química do ESG.

 METODOLOGIAS DA PESQUISA

Para o alcance dos objectivos acima traçados, usou-se o trabalho de laboratório[1], a pesquisa de laboratório, como qualquer espécie de pesquisa científica, não se realiza em um acto, mas se desenvolve ao longo de um processo ordenado, que percorre etapas bem definidas.

Tipo de Pesquisa

Quanto aos objectivos, a pesquisa realizada foi do tipo exploratório, quanto aos procedimentos foi bibliográfica visto que para a materialização do trabalho recorreu-se nos diferentes manuais científicos, artigos publicados na internet que versam mais a respeito do AA, como propriedades físicas e químicas, sua importância, etc., e método de análise iodométrica, bem como a consulta de programas de ensino de química do ESG para permitir o enquadramento desta experiência nos programas de ensino.

Método de Pesquisa

Para esta pesquisa o autor baseou-se no método experimental, que consistiu na realização de ensaios experimentais com intuito de determinar o teor do AA na couve através de iodométria baseada na substituição dos materiais de laboratório em alternativos.

Tecnica de coleta de dados

A recolha de dados deste trabalho baseou-se na amostragem por conveniência, neste tipo, o pesquisador seleccionou os elementos a que tem acesso, admitindo que estes possam, de alguma forma, representar o universo. Entretanto as amostras usadas neste trabalho foram recolhidas em algumas machambas do Nikuta, o tipo de couve usado é couve tronchuda por ser a mais cultivada nestas machambas e a mais comercializada na cidade de Nampula.


 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

As soluções iniciais apresentavam colorações características (a cor verde era devido a presença de clorofila responsável por esta cor) que permaneciam constantes mesmo com adição do indicador, e quando se adicionasse a solução de iodo/iodeto notava-se um desaparecimento da cor e ao mesmo tempo oxidava-se certa quantidade desta substância nas amostras.

 

Proposta de enquadramento do experimento no PEA de Química no ESG

O programa de ensino é uma ferramenta básica do PEA, nele estão os objectivos que se pretendem alcançar em cada classe, unidade temática e em cada tema, também estão evidenciados, algumas sugestões metodológicas e os conteúdos definidos a nível central, restando para o professor fazer a extrapolação dos conteúdos, objectivos e as metodologias adequadas para o alcance dos objectivos desenhados a nível central.

 A experiência pode ser realizada num contexto transversal, ao mesmo tempo actuando uma interdisciplinaridade da Química com a Biologia, na 9ª classe, 4ª Unidade temática na sub unidade, Reacção Redox e ao se tratar da aplicação do iodo. Como também pode ser executada na 12ª classe, na 4ª Unidade temática, como uma experiência que traduz a aplicação ou importância das Reacções Redox.

 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

Conclusões

Em termos numéricos há que avançar que numa amostra de 50g de couve tronchuda, o teor do AA determinados por Iodométria no ensaio 1 > ensaio 3 > ensaio 2 . Há que concluir também que este ensaio encontra enquadramento nos programas de ensino de química, não somente pelo facto da sua exequível execução, mas também pelo facto de entrar em concordância com alguns conteúdos que são leccionados.

Recomendações

O autor recomenda aos futuros pesquisadores que pretendem trabalhar na mesma área de estudo para que se investigue a possibilidade de utilizar-se o amido de outros cereais e alimentos como: trigo, de batata Reno ou de milho como indicador na experiência de determinação de AA na couve tronchuda através de iodométria, e a possibilidade de se usar outros ácidos para estabilizar o Ácido ascórbico, como o Ácido clorídrico (HCl), Ácido sulfúrico (H2SO4), por razões de acessibilidade nas escolas, mas não se deve pensar em Ácido cítrico proveniente de limão porque o limão contém AA daí que pode influenciar nos resultados.

 

Bibliografia

 BECKER, G. O, et al., Química Orgânica Experimental, 2ª edição. Fundação Colouste Gulbenkian, Lisboa, 1997.

BOXER, R. Essentials of Organic Chemistry, McGraw Hill, 1997.

DAVIES, M. B.; AUSTIN, J. & PARTRIDGE, D. A. Vitamin C: in chemistry and biochemistry. Cambridge: Royal Society of Chemistry, 1991.

GIORDAN, M. Papel da Experimentação no Ensino das Ciências, num encontro da pesquisa em Educação, 1995.

GLINKA, N, Química Geral, Mir Moscovo, volume 1, 1984.

MANELA-AZULAY, M. etal., vitamina C. Anais Brasileiros de Dermatologia, Rio de Janeiro, Volume 78, nº 4, 2003, disponível em www. scielo, br/ acielo. php. Acessado no dia 17 de Janeiro de 2013.

MARCUS, R. & COULSTON. A. M. As vitaminas. In: As bases farmacológicas da Terapêutica, 1991.

Mc MURRY, J. Química Orgânica, 4ª edição, TLC Editora, 1997.

MINED&INDE, Plano Curricular do Ensino Secundário Geral (PCESG): Documento Orientador, Objectivos, Política, Estrutura, Plano de Estudos e Estratégias de Implementação, 2007.

 MINED. Programa de Ensino de Química de 9ª e 12ª classe do ESG, 2010.

 MONJANE, A. R. Manual de Química Analítica. Kiel. 2003.

 NIZA, S., Novo Manual da UNESCO Para o Ensino das Ciências, Editora Estampa LDA, Lisboa, volume 1. 1977.

 LEHNINGER, at all. Princípios de Bioquímica, São Paulo, Sarvier, 1993.

 RUSSEL, J. Química Geral, 2ª edição, Editora McHill, volume 2, 1928.

 SCHANDERL, S. H. Vitamin assay. In: Methods in food analysis. Physical, chemical and  Instrumental methods of analysis, s/d.

 SNYDER, C.H. The extraordinary chemistry of ordinary things.2ª Ed. Nova York: John Wiley & Sons, 1995.

 UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA DE MOÇAMBIQUE. Normas para a Produção e Publicação de Trabalhos Científicos na Universidade Pedagógica de Moçambique. UPM. Maputo, 2012.

 VOGEL, A. I., Química Analítica Quantitativa, 5ª Edição, Editora LTC, 1992.

 WALTER, W. & BEYER, H. Manual de Química Orgânica, 19ª edição, Editora Reverté, S.A., Espanha, 1987.

 WHITBY, at all, Lecture Notes on Clinical Chemistry, Blackwell Scientific publications, Oxford London 1975.

 www.wickpedia.enciclopedialivre.com

 

 

 

 

 

 



[1]O trabalho de laboratório permite que o pesquisador reitere, provoque e produza fenómenos em condições de controlo.