Proposta inovadora no ensino de química

Numa aula de química ministrada por mim tentaria envolver os alunos e despertar a criatividade destes com uso de temas sociais da química e debater esses temas de forma que eles percebam a interdisciplinaridade e contextualidade envolvidos nestes temas,utilizaria os livros didáticos como forma de apoio com aquilo q foi compartilhado em sala de aula.

Utilizaria os recursos audiovisuais como forma de deixar as aulas mais interessantes,visto que estes recursos permitem uma maior interação e aproximação com o conteúdo visto em sala de aula.

Outro ponto importante e que abordaria a historia da química nas aulas pois busca analisar a evolução do pensamento cientifico e faria isso em forma de debates e pequenos experimentos para que os alunos percebam que os cientistas não tiram as teorias da cartola e sim e um processo continuo de construção do conhecimento.

Outro ponto a ser falado e sobre a disciplina em sala de aula,visto que os professores perdem tempo chamando atenção dos alunos e isso afeta nos aproveitamento das aulas,visto que o tempo de aula e curto.

Utilizaria textos bases da química nova na escola como forma de introduzir temas sociais da química, pois apresentam propostas de aprendizagem relacionadas ao cotidiano dos alunos e por trabalhar a interdisciplinaridade nas propostas.

Em relação ao currículo, não utilizaria estes em vigor,mas sim propostas de metodologia de projeto e uma proposta inovadora chamada stem que articula áreas do conhecimento como ciências,engenharia,matemática e tecnologia trazendo inovações curriculares ao ensino.

Gostaria de salientar também que a relação homem e natureza deve ser trabalhada no ensino de química de forma reflexiva e critica visando cada vez mais a sustentabilidade em nosso planeta.