Introdução

Até então, ao nos depararmos com o termo gestão escolar, instantaneamente, surge em nossa mente a figura do diretor como autoridade máxima e responsável por todas as decisões tomadas no interior da escola.

Um dos desafios educacionais da atualidade é mudar esse quadro, criando um espaço onde todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, possam trabalhar de maneira conjunta e participativa para o desenvolvimento e o sucesso das práticas administrativas e pedagógicas na escola.  Construindo passo a passo um ambiente democrático, aberto a discussões construtivas; implementando, dessa maneira, uma gestão escolar verdadeiramente democrática no cotidiano escolar, visto que

“O entendimento do conceito de gestão já pressupõe em si a ideia de participação, isto é, do trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto. Isso porque o êxito de uma organização depende da ação construtiva conjunta de seus componentes, pelo trabalho associado, mediante a reciprocidade que cria um 'todo' orientado por uma vontade coletiva” (LÜCK et al, 1998, p. 15) 

Cabe ao diretor criar mecanismos que facilitem e incentivem a participação dos professores, funcionários, alunos e pais de alunos nas discussões e tomada de decisões que ocorrem no interior da escola. Criando um ambiente atrativo, democrático e de debate de ideias que visam a melhoria do ensino no estabelecimento.  Pois sabemos que

“...a participação democrática não se dá  espontaneamente, sendo antes um processo histórico de construção coletiva, coloca-se a necessidade de se preverem mecanismos institucionais que não apenas viabilizem mas também incentivem práticas participativas dentro da escola pública.” (PARO, 1997, p. 46)

Faz-se necessária uma mudança na forma como muitas escolas em nosso estado  vêm sendo geridas, ou seja, olhar para gestão escolar através de um novo prisma. O prisma da democracia, da descentralização do poder, da gestão compartilhada com todos os envolvidos no processo de ensino do estabelecimento. Por isso, cabe a cada um de nós

 “repensar a escola como um espaço democrático de troca e produção de conhecimento que é o grande desafio que os profissionais de educação, especificamente o Gestor Escolar, deverão enfrentar neste novo contexto educacional, pois o Gestor Escolar é o melhor articulador desse processo e possui um papel fundamental na organização do processo de democratização escolar.” (ALONSO, 1988, p.11) 

Ao assumir a direção de uma escola, um dos principais objetivos do gestor é a implementação do modelo de gestão democrática, buscando meios para que cada  aluno, cada pai de aluno, cada funcionário, cada professor perceba-se como parte fundamental  das práticas educacionais desenvolvidas no interior dela.  Todos reconhecendo que a melhor forma de encontrar soluções para os problemas do cotidiano escolar é o trabalho conjunto e participativo. E o diretor deve-se colocar como principal articulador dessa participação coletiva, visando sempre o avanço dessa prática como principal fundamento para o sucesso das práticas administrativas e pedagógicas aplicadas na sua escola. Segundo Lück (1998, p. 29): 

“as escolas cujos diretores praticam um estilo de gestão consultivo e que buscam as opiniões de um número selecionado de funcionários (...) e as utiliza para tomar e implementar decisões, criam um ambiente de aprendizagem eficaz.” 

Em relação as TIC’s na escola, o diretor deve estimular os professores a contemplar no planejamento e no plano de trabalho docente o uso dessas tecnologias, buscando tornar as aulas diversificadas, interativas e atrativas para os alunos. O diretor deve incentivar também os funcionários e professores a estarem sempre atualizando as suas práticas através de cursos de formação continuada utilizando as TIC’s, por exemplo, TV Pen-Drive, TV Paulo Freire, site Dia a Dia Educação e entre outros. 

As ações do diretor devem estar sempre alicerçadas pela Proposta Pedagógica, pelo Regimento Escolar e pela legislação vigente.  Sua gestão deve estar em sintonia com a boa qualidade de ensino em sua escola e as leis que regem as práticas desenvolvidas no cotidiano escolar.