PROPOSTA DIDÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO

 

 

Leonor Vieira Leite Rodrigues1

 

 

RESUMO: O artigo discorre sobre os princípios metodológicos, como o educador deve se mostrar condizente com as possíveis mudanças de sua prática pedagógica, para se adequar a novas propostas didáticas de alfabetização.

 

PALAVRAS-CHAVE: Didática, mudanças.

 

INTRODUÇÃO

 

Há muito tempo no inicio de cada ano letivo, o professor recebe uma classe, um grupo novo de crianças com culturas experiências e saberes diferentes. Num primeiro instante a escola deve se adaptar-se às crianças que recebe e não elas se adaptarem à escola. Muitas já freqüentam escolas desde o maternal; para outras, é a primeira vez que freqüentam uma escola e integram-se a um grupo organizado.

O professor precisa estar preparado para receber e acolher bem essas crianças para que elas possam se adaptar a nova rotina e ao novo grupo. As atividades e propostas didáticas devem levar em consideração as características do grupo de forma a integrar e estimular as crianças para crescerem e aprenderem.

 

 

 

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS

 

Para atender aos princípios metodológicos, o educador deve estar devidamente embasado na teoria e na prática construtivista, e disposto a mudar, significativamente, sua prática pedagógica, devendo, portanto, impor-se de uma postura condizente com esta proposta didática de alfabetização, assim afirma o autor Libâneo a respeito da didática:

A ela cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos. [...] trata da teoria geral do ensino.”2

O professor, no desenvolvimento de sua proposta pedagógica, precisa, através das situações de ensino e aprendizagem, dos conteúdos, das estratégias didáticas e dos ambientes educativos, garantir a estruturação do psiquismo infantil, levantando a auto-estima, o impulso cognitivo e epistêmico dos alunos, levando-os a aprender e a respeitar as diferenças individuais, conforme preceitua Libâneo:

A didática é uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino através de seus componentes – os conteúdos escolares, o ensino e aprendizagem – para, com o embasamento numa teoria da educação

formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores.”



 

Assim, qualquer reformulação didática no fazer pedagógico da escola e dos professores requer espaços de discussão e integração espistemológica, ideológica e psicosociopedagógica, e isso é possível de ser feito pelos professores alfabetizadores.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

De acordo com a pesquisa apresentada cada professor precisa pesquisar as vantagens e desvantagens da tendência teórica que o dirige e formular ele próprio o seu projeto pedagógico, a sua metodologia, oferecendo na sua proposta didática atividades que propiciem a saúde física, mental e sócio-emocional a seus alunos, além de possibilitar-lhes avanços intelectuais e cognitivos.



BIBLIOGRAFIA

 

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

1 Graduada em Pedagogia na Universidade Norte do Paraná – Unopar/MT Cursando Pós-Graduação em Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Diamantino/MT [email protected]

2 LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.