Proposta de uma ação pedagógica com o uso das tecnologias e mídias em sala de aula.
 
Proposta de uma ação pedagógica com o uso das tecnologias e mídias em sala de aula.
 


PROPOSTA DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA COM USO DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS EM SALA DE AULA.

PROFESSOR RESPONSÁVEL: ALTINA COSTA MAGALHÃES

JUSTIFICATIVA

As transformações científicas e a aceleração da evolução tecnológica permeiam a sociedade e apresentam novos desafios a todos os profissionais de todos os setores, evidenciando a incorporação das tecnologias em suas práticas profissionais. Essa explosão de novas tecnologias trouxe mudanças profundas sobre a vida do homem pós-moderno. Entre outras a informática, a internet estão mudando o modo de viver, pensar e trabalhar de todos os trabalhadores.

No campo educacional, os desafios impostos pelo acelerado avanço tecnológico estão exigindo do professor consideráveis mudanças no seu fazer pedagógico, porém sabe-se que a incorporação dessa tecnologia no dia-a-dia escolar só tem sentido se contribuir para enriquecer o ambiente de ensino, favorecendo o desenvolvimento integral do aluno, influenciando seu lado social, emocional, crítico e criativo, valorizando o aluno como agente do processo educativo.

A informática veio para estimular a construção do saber, auxiliando a prática pedagógica, provocando o rompimento da relação vertical entre alunos e professores na sala de aula tradicional, fazendo o professor descer do "pedestal", buscando uma aprendizagem mais cooperativa. "[...], cada dia surgem novas maneiras de usar o computador, como um recurso para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem. Isso nos mostra que é possível alterar o paradigma educacional, hoje centrado na aprendizagem." (VALENTE, 1993, p.15).

OBJETIVO

Envolver as novas tecnologias: computador, Internet e a rede de relacionamento ORKUT, para despertar o gosto dos alunos pela leitura, pela produção escrita a fim de transformá-los em leitores capazes de transformar a realidade circundante aliando o conteúdo às TIC?s.

DESENVOLVIMENTO

Este trabalho deverá ser desenvolvido no 1º Ano do Ensino Médio. Alunos com idade entre 13 e 14 anos, que gostam da internet, do computador e de todo esse aparato tecnológico moderno, mas a grande maioria não gosta de ler, não tem o hábito da leitura, não conhece a leitura ? prazer. A literatura não faz parte de suas vidas.

Considerando-se que muitas escolas já contam com um laboratório de informática com internet e sentem a necessidade de aliar ou envolver as novas tecnologias de forma integrada, critica e criativa, visando ao desenvolvimento de cidadãos plenos, e considerando também que muitas vezes só o esforço do professor para que os alunos desenvolvam o hábito e o gosto pela leitura, não é suficiente para transformá-los em leitores. Apresenta-se aqui, uma proposta de ação para que os alunos tornem-se leitores a partir da indicação de títulos e do incentivo dos próprios colegas de sala. Na verdade, pretende-se que um aluno vá incentivando o outro nessa prática prazerosa e necessária que é a leitura.

A ação pedagógica integrando o uso de tecnologia e mídia será desenvolvida a partir da distribuição, feita pelo professor, de um livro: conto, romance ou poesia da literatura brasileira para cada um dos alunos da sala. Estes lerão os livros e em seguidas deverão produzir um texto falando do livro de forma criativa, incentivadora. Os textos produzidos por eles serão corrigidos pelo professor quanto à ortografia, e a pontuação. A novidade é que ao invés dos textos serem lidos ou expostos na sala de aula, será criado um ambiente virtual o ORKUT a fim de que os alunos postem suas produções e conheçam as produções dos outros, proporcionando o entrelaçamento entre aluno, conteúdo e tecnologia. Nesse processo o professor será o facilitador, o mediador da aprendizagem ao mesmo tempo em que aprende com os alunos. Esse espaço virtual será acessado por todos da sala. E a cada novo título lido por um aluno será feito o mesmo processo.
Esta é uma proposta de ação pedagógica destinada aos alunos do 1° Ano do Ensino Médio envolvendo as disciplinas Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e as seguintes atividades: leitura, produção textual escrita, postagem dos textos no ambiente virtual e acesso ao mesmo. As tecnologias e mídias a serem utilizadas são: livros, computadores, internet, ORKUT. O tempo cronológico proposto duas semanas ou 10 horas/aulas.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE

O processo de leitura, reflexão, construção de vários tipos de textos, assim como a socialização das produções, postadas no orkut da sala será avaliado observando-se os seguintes critérios: interesse, participação, empenho, desenvoltura, escrita, capacidade de organização textual e argumentação.



CONCLUSÃO


Este é um trabalho elaborado com vistas a favorecer o uso do computador, da internet, da rede de relacionamentos ORKUT, ou seja, das tecnologias e mídias com a prática pedagógica no tocante ao desenvolvimento do prazer de ler, considerando o jovem, o aluno, como sujeito de direitos em processo de desenvolvimento.

Através deste espera-se iniciar um processo de formação de leitores incentivados não só pelo professor, mas principalmente e significativamente pelos próprios colegas de sala. Espera-se também que cada um sinta-se responsável em navegar no espaço virtual, e expressar sua opinião sobre o texto lido e despertar no outro o prazer de ler.

Faz-se necessário salientar que esta não é uma proposta pedagógica pronta e acabada, é simplesmente uma sugestão ou estratégia para incentivar os alunos a adquirirem o hábito da leitura. Deve-se frisar que isso, por si só, não é suficiente para tornar um aluno leitor, mas acredita-se que é um começo para envolver ou aliar o uso das tecnologias e mídias no fazer pedagógico e transformar o processo ensino - aprendizagem. Ressalta-se também que o tempo cronológico estipulado pelo professor para a realização de toda a atividade, vale, apenas para a leitura, produção textual, postagem e acesso ao espaço virtual acerca do primeiro titulo lido pelos alunos. E depois pode ser ampliado, e atualizado à medida que forem lidos e lançados novos textos pelos alunos, prazo que poderá estender-se até o final do ano letivo se for proveitoso e agradável para os alunos. "É sempre o professor que define quando, por que e como utilizar o recurso tecnológico a serviço do processo de ensino e aprendizagem. O professor é sempre o responsável pelos processos que desencadeia para promover a construção de conhecimentos." (BRASIL, 1998, p. 1)


REFERÊNCIAS


ALMEIDA. Maria Elisabeth Bianconcini. Tecnologias e Gestão do Conhecimento na Escola. In: VIEIRA, Alexandre Thomaz; ALMEIDA, Maria Bianconcini; ALONSO, Myrtes (organizadores). Gestão Educacional e Tecnologia. São Paulo. Avercampo 2003. P.113-130.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto ciclos do ensino fundamental: Brasília:MEC/SEF. 1998.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo. Editora Paz e Terra. 2.003.

D?AMBRÓSIO, Ubiritan. Educar para uma civilização planetária. Salto para o futuro. Boletim. Série Tecnológica e Currículo. TV. Escolas. Brasília. MEC, 2000.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 3° Ed. Campinas. Papirus. 2008.

PERRENOUD, Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre. Ed. Artmed. 2000.

RAMAL, Andréa. Educação na Cibercultura. Porto Alegre. Ed. Artmed. 2000.


RUIZ, Osvaldo Manuel Castells e a "Era da Informação". 2002.

SILVA, Maria da Graça Moreira. Novos Currículos. Nova Aprendizagem. Tese de doutorado. Programa de pós-graduação em Educação e Currículo. PUC. SP. São Paulo. 2004.

VALENTE, José Antonio. Diferentes uso do computador na educação. Brasília: 1993.
 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Altina Costa Magalhães
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Altina Costa Magalhães,professora há 31 anos, leciono nas redes Estadual/ Municipal de Ensino em São Mateus do Maranhão-Ma. Graduada em Letras, habilitada em Língua Portuguesa e Literatura pela UEMA. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Sou uma educador...
Membro desde setembro de 2010
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: