Resumo. Este artigo propõe a implementação de uma arquitetura composta apenas pela estação móvel (EM), onde passará a ter a função de estação de radio-base (ERB) e controladora dentro de uma rede do Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM). Com isso qualquer EM passará exercer a função de ERB realizando o gerenciamento das chamadas de voz e mensagens de textos, podendo aceitar essas chamadas para a própria EM. Neste contexto não haveria a necessidade de se conectar a uma ERB de uma operadora para realizar chamadas entre EMs que estejam próximas. O desenvolvimento será baseado em projetos de código fonte aberto para ser introduzido dentro de dispositivos com sistema operacionais Linux/Android.

1. Introdução

Os primeiros sistemas de telecomunicações móveis se caracterizavam pela cobertura de grandes áreas por meio de transmissores de rádio altamente potentes, este tipo de sistema era limitado devido ao número de frequências (canais) disponíveis, sendo que, cada conexão realizada nesta da rede era exclusiva consequentemente limitando o número de dispositivos que poderiam utilizá-lo. Com a evolução do sistema surgiu o conceito de célula, que é uma rede dividida em áreas menores, onde cada área é uma célula responsável pela conexão de todos os dispositivos que estão ao seu alcance.

A primeira geração do sistema de telecomunicação móvel celular surgiu na década de 1980 mostrando uma grande vantagem se comparado com o modelo anterior, era possível reutilizar a mesma frequência de rádio varias vezes em células que não estivessem adjacentes, aumentando a mobilidade, com isso a rede suportaria mais dispositivos conectados a ela e ao mesmo tempo permitindo maior mobilidade, assim eles poderiam trafegar entre células sem perda do sinal. Nesta geração existiam vários padrões os que obtiveram maior sucesso foram o Nordic Mobile Telehone (NMT), Total Access Communications System (TACS), e Advanced Mobile Phone Service (AMPS) em todos esses padrões eram usados transmissão analógica onde a maior parte do tráfego era de chamadas de voz.