Resenha Crítica: Proposta Curricular da Prefeitura de Camaragibe-PE

Michelle Nunes do Amaral Barros

A Proposta Curricular de Camaragibe foi construída á partir de uma dinâmica de diálogos entre Assessores de cada área de conhecimento do currículo, equipe da Secretaria de Educação e Professores. Aconteceram encontros, reuniões, seminários aos sábados e ocorreram momentos de reflexão nas escolas, para analisar as proposições acerca da Proposta Curricular. Também teve como referencia-base as propostas curriculares anteriores. Portanto, essa proposta curricular é fundamentada no diálogo e na participação.

          A Proposta Curricular de Camaragibe propõe uma educação transformadora, pois nela é abordada A função social da escola para a construção das identidades cidadãs, por meio de competências necessárias á vida em sociedade, bem como o desenvolvimento de posturas cidadãs para á consolidação da democracia participativa e da convivência civilizada. Portanto, está bem claro que tal Proposta Curricular reproduz a Teoria Crítica do Currículo, quando aborda a inclusão sócio cultural e sócio interacionista em sua prática educativa inovadora e diferenciada na vivencia de seus aprendentes.

          A Proposta Curricular de Camaragibe propõe uma educação transformadora, pois nela é abordada a função social da escola, para a construção das identidades cidadãs, por meio de competências necessárias á vida em sociedade, bem como o desenvolvimento de posturas cidadãs para á consolidação da democracia participativa e da convivência civilizada. Portanto, está bem claro que tal proposta curricular reproduz a Teoria Crítica do Currículo, quando aborda a inclusão sociocultural e sócio interacionista  em sua prática educativa inovadora e diferenciada na vivencia de seus aprendentes.

       O Currículo é constituído pelos seguintes Temas Transversais – Educação Fiscal e Cidadania /Direitos e Deveres (Tratam da relação entre trabalho e consumo, numa perspectiva crítica e da vinculação local, regional e mundial); - Educação Ambiental (debates dos saberes do contexto ecológico, sócio organizacional e econômico local da História do município de Camaragibe). Tais Temas Transversais condizem com a nossa realidade social, quando abordam questões sociais, sócio econômicas e ambientais do referido município.

       A Proposta Curricular de Camaragibe busca refletir o processo educativo em todas as áreas do conhecimento,assim como aborda questões sociais,visando a melhoria na qualidade de ensino das escolas. Seu objetivo geral é orientar os profissionais da educação do municipio de Camaragibe na construção de situações didáticas que visem contemplar e desenvolver as diferentes dimensões do desenvolvimento do indivíduo.

      O princípio e a prática da Educação Inclusiva requerem formas mais flexíveis de organização dos espaços-tempos de ensino e de aprendizagem na escola,tendo como referencias as características individuais e culturais dos aprendentes e de seus contextos familiares e sociais.Portanto,essa Proposta Curricular parte da premissa que a instituição educativa precisa reorganizar suas estruturas físicas e didático-pedagógicas para atender a diversidade  dos sujeitos que nela transitam.

      A aprendizagem não é um sistema de fixação e de acumulação de informações, mas um produto inacabado da experiência, sendo uma construção não-linear. Por isso, a aprendizagem não é uma réplica da realidade, mas uma leitura aproximativa dela.

   A seleção das áreas do conhecimento do currículo foram organizadas de forma diferente da que se encontra nos PCN’s.Eles foram selecionados e organizados á partir da seguinte questão – Quais saberes serão mais relevantes para o convívio diário dos aprendentes, para a sua inserção cada vez mais plena,em uma  sociedade letrada...Tal organização curricular nega a busca da homogeneização dos saberes e de indivíduos para consolidar uma prática de reconhecimento da  heterogeneidade e da diversidade como ponto de fundamental importancia.A definição desses conteúdos é sempre temporária e exige dos profissionais a capacidade de recontextualizá-los em função dos níveis sócio-cognitivos dos alunos.

       O conceito de Currículo que fica como fruto das discussões na disciplina é de que o currículo não é somente os conteúdos escolares a serm ensinados em sala de aula.Ele vai muito além disso,pois currículo é o dia a dia do professor em sala de aula,são suas práticas pedagógicas,sua maneira de falar, de abordar um tema,de dialogar com o aluno á respeito dos valores éticos,etc.O currículo é o coração da escola, e se o coração não funciona bem o restante do corpo também não funcionará. Portanto, entendemos que a disciplina de Currículo e Programas deixarão seu legado em nossa formação acadêmica.