1.INTRODUÇÃO :
Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades.
A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado proporcionado boas qualidade de vida e saúde.
Atualmente esta educação não vem sendo realizada de forma participativa com a família e escola , muitas das vezes devido aceleramento do mundo moderna e da necessidade dos pais em saírem para o mercado de trabalho.
A educação em higiene corporal deverá ser realizada de forma coerente com a linguagem do próprio corpo e de forma participativa ..
Diante de tal fato, enquanto professora, educadora e profissional da saúde percebi a necessidade de se realizar uma educação centralizada nas crianças que participam do pró- criança ? Mé.
Então, uma das metas a serem atingidas por este projeto era a conscientização e educação dos alunos para formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de higiene proporcionando assim o bem estar físico( saúde )
Este projeto teve como objetivo geral orientar sobre a importância dos hábitos de higiene para contribuição da saúde

2.OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
●Orientar e ensinar a técnica correta do banho, abordando a importância da água.
●Orientar sobre a técnica correta de escovação dentária
●Orientar quanto a técnica correta de lavagem das mãos.




3.METODOLOGIA :

Trata-se de uma abordagem qualitativa, qualitativa no que se refere à busca de fundamentos teóricos que nos facilite compreender a complexidade do problema, analisar a interação de certas variáveis, contribuições no processo de mudança, criação ou de formação de hábito de higiene dos sujeitos do estudo.
Os sujeitos do projeto foram crianças e os adolescentes que participam do pro- criança. O pró-criança tem como objetivo atender as crianças /adolescentes da cidade de Muriaé, com a finalidade de oferecer e ensinar estas crianças : um espaço de brincadeira, um lugar de aprendizado,um tempo de felicidade e uma realidade para se transformar
O projeto se desenvolveu através de palestras, distribuição de materiais educativos e dinâmicas no período de abril a junho/2011.

4.Conclusão :
Todas as crianças e adolescentes que participaram do projeto possuem situações de risco social . Diante disso o projeto foi bem sucedido , haja visto que contribuiu para melhor desenvolvimento social, crítico e humano deste público.Espero que esta meta alcançada , contribua para formação destas crianças e adolescentes.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
:
ALMEIDA, M. C. P. de; ROCHA, J. S. Y. O saber de enfermagem e sua dimensão prática. São Paulo: Cortez, 1986.

POLLOCK, M. L.; WILMORE, J. H.; Exercícios na saúde e na doença: avaliação e prescrição para prevenção e reabilitação. 2. ed. Rio de Janeiro: Medsi, 1993.

Buss, P. M. Et al. Promoção da saúde e a saúde pública. Rio de Janeiro: fio cruz, 1998.
NANDA, Diagnóstico de Enfermagem NANDA, Definições e
classificações, 2001-2002; Trad. MICHEL, Jeame L. M, Porto Alegre:
Artes Médicas Sul, 2001.
CARPENITO, L J. Diagnóstico de Enfermagem: aplicação à prática
clínica. 6ª ed. Porto Alegre: Artes Médica, 1997.