Introdução: Com enormes situações de desigualdades em  Saúde da Mulher, relacionadas ao nível de renda, à escolaridade, ao local de moradia, à raça e ao gênero. A discriminação e as perversas condições de sobrecarga das mulheres, em decorrência do acúmulo das funções sociais na casa, no trabalho e na comunidade, configuram  as bases dessa desigualdade entre as  mulheres, e disso decorrem vulnerabilidades  e riscos diferenciados para a saúde destas. Um grande desafio para o Sistema Público de Saúde  é reconhecer  e incorporar a concepção das relações de gênero, ou seja, as diferenças de poder e oportunidades  destas  mulheres em todas as práticas do Sistema Público de Saúde tanto na gestão,  como  na atenção e no cuidado à saúde. Para isso, é imprescindível a atuação dos Profissionais de Saúde estarem  formulando propostas de ações de acordo com a política de Saúde da Mulher  definida para este público alvo  desde o  monitorando até o acompanhamento para  sua execução.  O objetivo deste trabalho é relatar  a  experiência adquirida nas  visitas domiciliares de um determinado bairro da baixada fluminense do município do Rio de Janeiro  , onde foram realizadas cadastramento das famílias,   consultas de enfermagem, pré-diagnósticos  e encaminhamentos. As visitas teve como público alvo as mulheres , jovens Gestantes, Nutrizes,  Idosas, Portadoras do Vírus HIV , Diabetes Mellitus e Hipertensas.  Foi elaborado um planejamento  de busca ativa ,  acompanhamento  efetivo a este público de mulheres , realizando 10 visitas domiciliares por dia, atendimentos de consultas e troca de curativos  , entrega de medicamentos,  palestras no Posto de atendimento à comunidade do bairro e reuniões 3 vezes na semana com a equipe.

Objetivo: Relatar a experiência vivida, realizar busca ativa feita pelas Técnicas  em Enfermagem e ACS e  Promover ações de Educação em Saúde da Mulher .

Métodos: Trata-se de um relato de experiência vivenciada por mim Enfermeira , durante as visitas domiciliares realizadas  juntamente com as técnicos de enfermagem e ACS de um determinado bairro da baixada fluminense .

Resultados / Conclusão: .  A Educação em Saúde é um instrumento de transformação social, onde hoje se constitui em um elemento importantíssimo  para as ações de promoção e  prevenção das doenças , a fim de desenvolver nos indivíduos, a consciência críticas das causas reais de seus problemas e ao mesmo tempo gerar mudanças de comportamento e hábitos na conquista de sua autonomia. Já se fez muito pela saúde da mulher, mas ainda temos um longo caminho a  percorrer. O Profissional da Saúde é parte fundamental nesse processo de avanço da melhoria da Atenção Integral à Saúde da Mulher. Disseminar as  informações e buscar ampliar o diálogo sobre esse tema nos locais onde atuamos,  será  a nossa  voz que  fará  a diferença, quando o tema saúde da mulher for discutido.

Palavras Chaves: Visitas Domiciliares, Participação da Comunidade, Promoção à Saúde e  Diálogo com a Equipe de Enfermagem.

Enfermeira  e Educadora em Enfermagem /Ms. Saúde Pública   

Email: [email protected]