PROMESSAS DE UM OTIMISTA AO PÔR-DO-SOL DO 1º DIA DO ANO

"Prometo trilhar o caminho mais certo/ Cidadão comportado, ordeiro e correto/ Dividir minha cama com a mulher amada no momento deserto..."
(Zé Geraldo, na música "Promessas de Um Idiota às Seis da Manhã")

"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos."
(Eleanor Roosevelt)

"Muito longe, no brilho do sol, estão minhas maiores aspirações. Posso não alcançá-las, mas posso olhar para cima e ver sua beleza, acreditar nelas e tentar segui-las."
(Louisa May Alcott)


Esse texto foi retomado e escrito depois que vi a cara de garra, satisfação e felicidade da maratonista jacobinense Simone Alves da Silva, 2ª colocada na São Silvestre 2010, e que colocou, mais uma vez, Jacobina no cenário nacional. Outra motivação para o texto veio depois de assistir pela televisão aos discursos de posse da presidenta Dilma Rousseff. Resolvi transformar esse meu texto em promessas para este ano que inicia. Dizem que não há nada a que você não se acostume, mas eu não acredito nisso, pois sempre fui do contra.

O mundo é bão, Sebastião! E ele é feito de ideias.

Prometo acordar mais disposto, todo dia. Prometo ficar mais na minha, com meu bom gosto. Não adianta mesmo reclamar. Prometo ficar mais de bem com a vida. Prometo não criar problemas. Prometo não tomar comprimidos. Prometo não ligar para o médico. Prometo respeitar cor, credo e classe social. Prometo comprar menos, consumir menos. Prometo ver menos televisão. Prometo ler mais livros. Prometo ler mais jornal. Prometo brincar mais no quintal, e rolar pelo chão. Prometo pisar mais no chão, descalço. Prometo esperar mais a minha vez. Prometo ver mais bons filmes. Prometo gostar mais de mim, como sou. Prometo aprender a autoaceitação. Prometo tentar andar menos na contramão ou nadar contra a maré, pois já sou pai de família! Prometo que vou terminar finalmente de construir a minha casa. Prometo que vou comprar um carro para a minha esposa. Prometo trocar toda a mobília. Vamos ao trabalho! Prometo amar mais. Prometo sorrir mais. Prometo ver mais o sol nascer (é que tenho visto sempre mais o pôr-do-sol). Prometo fazer mais o que quero fazer. Prometo aceitar mais as pessoas como elas são. Prometo complicar menos, principalmente para os meus alunos. Prometo trabalhar mais. Prometo me importar menos com problemas pequenos. Prometo amar mais. Prometo tentar aceitar a vida como ela é. Prometo continuar mudando de opinião, nessa metamorfose contínua que é a vida. Prometo largar mais os vícios, e procurar mais Deus. Prometo meditar mais, comunicar-me mais com Deus e com o meu eu interior. Prometo ser mais honesto. Prometo sorrir mais de manhã e não deixar o quarto tão desarrumado. Prometo continuar gostando de café, chocolate e samba.
"A minha esperança é um sol que brilha mais/ Este sol iluminará nossos passos..."

Prometo não ficar contando tanto com a sorte. Proteção e segurança são sinônimos de boa companhia. Prometo almejar mais a tranquilidade, a saúde e a prosperidade. Prometo ser mais família. Prometo não dar as costas para os alertas, a boa vontade, a honestidade e a coragem. Prometo ser mais paciente. Prometo me centrar mais, focar mais nas coisas mais importantes do dia-a-dia. Prometo ter mais a intenção de ser desprendido. Prometo poluir menos o meu planeta. Prometo ter mais coragem para enfrentar a vida. Prometo enxergar além dos medos. Prometo parar de projetar. Prometo julgar menos os outros. Prometo tornar-me mais inteiro. Prometo ser mais resiliente. Prometo tentar dissipar os demônios do passado, e curar antigas feridas. Prometo esperar o melhor de mim mesmo, porque os outros são meus espelhos. Prometo adotar ideais mais realistas. Prometo empenhar-me mais. Prometo ser generoso, principalmente com a minha alma. Prometo aprender a agradecer por estar vivo. Prometo me ver mais como parte do todo, pois eu não estou no mundo, é o mundo que está em mim. Prometo que nada me abalará do meu centro.

A vida assim irá sarar, ficará mais sã.

COLABORARAM:

Titãs, pelo disco "A Melhor Banda de Todos mos Tempos da Última Semana", de 2001.

Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson, pelo livro "O Efeito Sombra: Encontre o Poder Escondido na Sua Verdade", de 2010.

(Márcio Melo, um otimista incorrigível).