Representação Social da qualidade de vida dos idosos do Projeto Passe Livre Intermunicipal.

Ana Cristina daCruz Santos RA:198626

Gloria de Dourados/MS

2013

Justificativa

O conceito de qualidade de vida é subjetivo e pode variar de pessoa para pessoa, mas depende dos seguintes fatores: autoestima, bem-estar pessoal, nível socioeconômico, estado emocional, interação social, atividade intelectual, autonomia, suporte familiar, satisfação com atividades diárias e/ou emprego, saúde e religiosidade. Formas de lazer como viajar, passear, dançar, jogar baralho, cultivar plantas, cuidar de animais, praticarem exercícios e fazer artesanato proporcionam prazer e também melhoram a disposição.

Ao longo da vida, a pessoa precisa poupar e adquirir alguns bens que possam contribuir para sua segurança e conforto na idade avançada. Assim poderá prover sua alimentação, vestuário, transporte e assistência médica, sem depender da ajuda financeira dos filhos e parentes próximos.

Foi por estes motivos que nos instigou à realização de uma investigação científica que retratasse a situação de idosos participantes de comunidades organizadas levando-se em conta a complexidade presente nos fatos sociais, que representam experiências já vividas como resultados de sua história que busque a sensibilidade de uma transformação para a melhoria das condições de vida, repensando a realidade hegemônica vigente e apresentando propostas que encaminhem mudanças no resgate à cidadania do idoso na sociedade brasileira.

Nesse sentido o Estatuto do Idoso Art. 9º traz: “É obrigação do Estado garantir a pessoa idosa a proteção a vida e a saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em relações de dignidade”.

A partir do exposto, o presente projeto de pesquisa pretende conhecer e analisar as condições de vida vivenciadas pelos Idosos Participantes dos Grupos de Convivência vinculados SASC (Secretaria de Assistência Social e Cidadania) do município de Glória de Dourados/MS e contribuir para a elaboração e uma proposta de intervenção interdisciplinar junto à população idosa da nossa cidade na perspectiva de uma melhor interação Universidade-Comunidade, através da educação para a vida e que atendam a necessidade integral do ser idoso participante. Acreditamos que este estudo é importante para o Serviço Social como campo de atuação com as demais políticas públicas e buscaremos oferecer também produção científica.

 

Tema: Representação Social da qualidade de vida dos idosos do Projeto Passe Livre Intermunicipal.

 

Problema

Através do campo de estágio, analisamos e procuramos contribuir sobre os direitos dos idosos no qual percebemos que se eles tivessem acesso ao Estatuto do Idoso não passariam por tantas privações em relação aos seus direitos, direito à vida digna que cabe a essa parcela especial da população.

Neste sentido buscamos neste estudo avaliar:

Qual a Representação Social que os idosos do Projeto Passe Livre Intermunicipal têm da qualidade de vida na velhice; o que pensam a respeito de um envelhecimento saudável com dignidade?

Objetivo Geral: Compreender a Representação Social da qualidade de vida dos idosos do Projeto Passe Livre Intermunicipal, do Conviver de Glória de Dourados/MS.

 Objetivos Específicos:

  • Identificar as condições de vida objetiva e subjetiva vivenciadas pelos Idosos Participantes do Grupo de Convivência do Idoso de Glória de Dourados/MS e contribuir para o planejamento e elaboração de uma proposta de intervenção interdisciplinar de direitos e expressão de sua voz. 
  • Descrever a qualidade de vida na velhice associada a questões de independência e autonomia inerentes á exigências sociais. Propiciar novas formas a partir do convívio social, oferecendo novas oportunidades de atividades culturais à pessoa idosa, promovendo autoestima, garantindo-lhes maior autonomia, realização pessoal que contribuam para a construção de uma nova mentalidade, uma melhor percepção de suas condições de vida.

 

 

 

 

Metodologia

Inicialmente realizamos o mapeamento dos (as) idosos do Centro de Convivência do Idoso do município de Glória de Dourados/MS; perfazendo um total de 86 idosos acima de 60 anos. Realizamos sorteio, onde apenas 20% foram convidados a participarem desse estudo, e que se tornaram os sujeitos do Diagnóstico Social.

O instrumento utilizado para o desenvolvimento deste trabalho foi questionário, onde ocorreu em lugar previamente marcado de acordo com a conveniência do sujeito, foram analisados estatisticamente e demonstrados no breve relatório, juntamente com a ideia da intervenção. O instrumental foi aplicado com pessoas previamente esclarecidas a respeito do estudo em questão e que aceitaram voluntariamente fazer parte do presente trabalho, e após leitura e assinatura no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE. Em seguida foram transcritas no Word. Para a realização do presente projeto, tomamos como instrumento a pesquisa qualitativa; assim nossa proposta trata-se de uma pesquisa que de acordo com MINAYO (1998:80): tem como objetivo primordial à descrição das características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas características está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática.

Realizamos uma palestra no dia 05 de Junho de 2013, com distribuição de panfletos sobre o Estatuto do Idoso e também sobre o Passe Livre Intermunicipal onde ocorreu alteração na Lei nº. 4.086/11 de 20/09/2011. Dispõe sobre a concessão de gratuidade e ou de desconto no Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado de Mato Grosso do Sul e palestra sobre Qualidade de Vida dos Idosos com a participação do NASF (Núcleo de Apoio á Saúde das Famílias) e da Psicóloga do CRAS.

No 8º semestre será produzido o trabalho de conclusão do curso. Este estudo pretende aumentar o respeito e valorização da pessoa idosa, despertando o olhar para seus direitos garantidos em relação ao transporte e qualidade de vida e promover a equidade entre os idosos, a partir de políticas públicas.

As representações sociais são produzidas pelas interações e comunicações no interior dos grupos sociais, refletindo a situação dos indivíduos no que diz respeito aos assuntos que são objeto do seu cotidiano.

Contudo, há um envolvimento pessoal desses participantes quando pensam no envelhecimento e a representação social depende das experiências particulares de cada membro diante dessa etapa da vida.

 

Referências Bibliográficas

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL E ECONOMIA SOLIDÁRIA. Gestão Municipal da Política de Assistência Social. P.17; 27-28, 2009.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

MYNAYO, M. C. S. Pesquisa Social. 9 ed. RJ: Cortez,1994.

Revista Serviço Social & Sociedade. N° 75. ed. São Paulo: Cortez,2003.

RIGATTO, Renata. As dificuldades dos idosos do Município de Deodápolis - MS em relação ao equilíbrio do orçamento do Benefício de Prestação Continuada - BPC. 2006.

www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L3071.htm - Lei do Passe livre do idoso. Acesso em 06/10/2012

www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10. 741.htm -Estatuto do Idoso. Acesso em 06/10/2012

www.setas.ms.gov.br/ - Acesso em 29/09/2012

VIEIRA, E. B. (1996). Manual de gerontologia: um guia prático para profissionais, cuidadores e familiares. Rio de Janeiro, RJ: Revinter.

 

http://www.leidireto.com.br/lei-8842.html acesso em 03/05/2013

http://amplodireito.com.br/noticia/704/artigos/2012/07/31/uma-visao-geral-dos-direitos-dos-idosos acesso em 03/05/2013

Revista Serviço Social & Sociedade ano XXIV especial 2003, Velhice e Envelhecimento. Editora Cortez.