RESUMO

GUIMARÃES, Hugo Alexandre. Projeto Unidade de Polícia Pacificadora e sua influência na sociedade do Rio de Janeiro. Professora Orientadora: Eliane Borba; Rio de Janeiro, 30 folhas, Trabalho de Conclusão de Curso. 

A cidade do Rio de Janeiro encontra-se em um processo de ocupação em comunidades dominadas por facções criminosas, através de um projeto da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro denominado Unidade de Polícia Pacificadora, também conhecido pela sigla UPP. 

Segundo o Governo do Estado do Rio de Janeiro, este projeto pretende erradicar as quadrilhas que agem à margem da lei em todas as comunidades existentes no Estado, recuperar estes territórios dominados por narcotraficantes e milicianos por décadas e devolver estes espaços a sociedade.

Justificando a busca em entender esta nova realidade do universo sócio espacial carioca, que está modificando o comportamento populacional dos espaços segregados pelo Estado de Direito, que este trabalho pretende demonstrar os benefícios para as comunidades contempladas com o projeto do atual governo e as mudanças comportamentais da sociedade atingida por este novo projeto de segurança pública implementado pelo atual Governo Estadual, não deixando de relatar os problemas no relacionamento entre moradores e policiais, enfatizar as consequências para outras áreas da cidade e do Estado não contempladas pela implantação deste novo modelo de policiamento, e esclarecer o fenômeno da migração da criminalidade causada pela implantação das Unidades Pacificadoras.