Título: Trabalhando a diversidade na escola.

Justificativa: Em nossas escolas cada vez mais se justifica a presença de diversidade, por isso trabalharemos neste projeto a importância de cada um, valorizando as raças, culturas, etnias e o social de cada um.

Objetivos de ensino:
? Conscientizar a todos na escola dos valores que cada um tem perante a sociedade.
? Incentivar aos conhecimentos de cada cultura.
? Respeitar as etnias e desigualdades sociais.

Objetivos de aprendizagem:
? Vivenciar momentos de prática no conhecimento das diferentes culturas na escola.
? Praticar o aprendizado de formas diferentes mais concretas dentro de atitudes através de diversos recursos lúdicos.
? Criar um esquema onde todo o conteúdo do projeto seja interdisciplinar e posto em prática nas mais qualificadas aulas.
? Vivenciar juntos a equipe e colegas o tema trabalhado, sempre sugerindo, participando e originalizando suas idéias.

Fundamentação teórica:
O significado de diversidade é variedade, confere um caráter distintivo, uma identidade a um ser ou algo. A invisibilidade social reflete e reforça a exclusão, segundo (Buvinic ET AL. 2004.) Retirado do livro Afirmando diferenças: Montando o quebra-cabeça da diversidade na escola. Por Anete Abramowicz e Valter Roberto Silvério.2005, (Papirus Educação).


Conteúdos programáticos:
? Português inter-relacionada com geografia, história, filosofia e artes.
Metodologia

? Português
Trabalhar com textos informativos, dinâmicas, entrevistas, coletando dados e transformando em teatro. Os textos servirão de destaque a introdução ao tema, ajudarão na compreensão da cultura que queremos estudar, entrevistaremos pessoas que viveram em culturas diferentes, mesmo alguns coleguinhas de classe, depois da entrevista feita dividiremos a sala em grupos e formaremos um teatro falado para expressar o que aprendemos com as informações coletadas.

? Geografia:
Na geografia continuamos ainda com os textos de português e iremos mostrar através do mapa os estados que vieram as crianças que estão inclusas na escola, ou mesmo identificar possíveis diferenças entre estados mais acentuados na diferença de culturas, na entrevista de português diferenciaremos num gráfico a quantidade de crianças inclusas na escola com culturas diferentes e no teatro mostraremos um pouco de cada estado estudado.

? História:
Na história das crianças inclusas usaremos a entrevista para saber um pouco mais delas, faremos uma produção de texto sobre o assunto, assistiremos vídeos sobre o assunto e faremos uma linha de tempo sobre como viviam as culturas de antigamente e de hoje, marcaremos os aspectos interessantes para serem trabalhados tanto em português, como geografia e história.
Resgatar a história de cada um, na vivência de cada um, valorizando e recontando. Uma aula de recontos, de contos de caso e depois escrevê-los e expor num mural da escola.

? Filosofia:
Trabalhar os valores dentro da escola, sala de aula e comunidade. A filosofia de cada estado, vamos a biblioteca pesquisar sobre a cultura e filosofia de diferentes estados, iremos escrever sobre cada cultura. Dentro do teatro iremos contar sobre as culturas estudadas, iremos defender nossa cultura, iremos fazer uma passeata mostrando nossas caras pintadas querendo igualdade dentro de nossas sociedades.
? Artes:
Buscar objetos populares das culturas brasileiras. Faremos uma exposição de objetos usados pelos negros, índios, por pessoas de todos os estados brasileiros, iremos escrever sobre o assunto, fotografar toda a exposição e criar um blog na internet sobre todo o estudo desta turma, colocando nossas idéias, textos, passeatas, teatro e apresentar o nosso teatro no Centro de Memória de nossa cidade a toda população.
Avaliação:
O projeto será avaliado durante a execução do mesmo e pós execução. A aprendizagem será garantida pela diversificação de recursos e a ludicidade utilizada pelos docentes e educandos.

Referências Bibliográficas.
ABRAMOWICZ, ANETE; SILVÉRIO, VALTER ROBERTO; Afirmando diferenças: Montando o quebra-cabeça da diversidade na escola. (orgs.) .?Campinas, SP : Papirus, 2005. ? (Coleção Papirus Educação).