AUTOR : GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO SOCYETY “S O S  HIDROSFERA”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Pessoa

 

 

 

 

 

 

GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO SOCYETY “S O S  HIDROSFERA “

 

PROJETO SOCYETY “S  O  S  HIDROSFERA”  elaborado com o intuito de estimular os estudantes a pesquisa e estudar  A HIDROSFERA  E A POLUIÇÃO  NO PLANETA ÁGUA ESTUDAR  NA ESCOLA.

1-IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

 

  1. 1.    TÍTULO: PROJETO SOCYETY  “ S  O  S  HIDROSFERA“

 

  1. 2.    AUTORES DO PROJETO

Prof. Esp. Gildásio Rodrigues Teixeira

 

 

 

 

  1. 3.    JUSTIFICATIVA

 

     

      A ideia do projeto socyety “S O S  HIDROSFERA “  DEVIDO A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS  QUE PREJUDICA A TODOS OS SERES VIVOS E PROVOCA DESEQUILIBRIO NO PLANETA.

 

  1. 4.    OBJETIVOS

 

Propiciar aos alunos uma pesquisa sobre a HIDROSFERA  DO PLANETA TERRA;

Identificar os tipos e métodos DE ESTUDO DA HIDROSFERA

Desenvolver  atividades de ensino-aprendizagem  ;

Propiciar uma aprendizagem significativa;

Desenvolver trabalhos em grupos e no trabalho

 

 

  1. 5.    METODOLOGIA

O projeto ora apresentado parte, inicialmente, dentro de uma perspectiva de uma pesquisa sobre a HIDROSFERA  E  A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS NO PLANETA TERRA  E  DESEQUILIBRIO .


8-AVALIAÇÃO

 

 

A avaliação será desenvolvida de uma forma contínua, por cada disciplina, através da observação da participação dos alunos, no empenho e nos materiais produzidos por eles dentro das atividades propostas. Ao longo do desenvolvimento deste projeto, iremos desenvolver também alguns exercícios de fixação da aprendizagem que terão um princípio diagnósticoconforme já desenvolvido ao longo das práticas avaliativas nas disciplinas específicas. Em alguns momentos, a avaliação diagnóstica será aplicada de maneira a identificar as inteligências que se sobressaem mais em cada educando. Nesse momento, teremos o auxílio das especialistas da equipe técnica presente no contexto escolar.

Assim consideramos que a avaliação adotada deverá ter um aspecto formativo e somativo (compreendendo a formação do conhecimento como algo que se acrescenta e se acumula) além da própria perspectiva diagnóstica. Essa perspectiva avaliativa terá como referência as observações de Cipriano C.Luckesi (2005, p.43) que entende a avaliação diagnóstica como a maneira mais viável para a renovação da educação, pois através da sua instrumentação dialética para verificar o caminho percorrido e apontar os próximos passos rumo a uma educação renovada temos o meio ideal para evitar uma prática autoritária e tradicional na domesticação de nossos educandos.

9- CONCLUSÃO

     Que com as pesquisa e estudo da HIDROSFERA  todos tenham um aprendizado significativo sobre a esfera LIQUIDA  do planeta terra., .

Referências

Referências

Hidrosfera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hidrosfera é a esfera de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra.1

O termo hidrosfera vem do grego: hidro + esfera = esfera da água. Compreende todos os rios, lagos, lagoas, mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a 71% de toda a superfície terrestre, sendo que os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água, isso significa que cerca de 2/3 da superfície terrestre é coberta por oceanos.1 A hidrosfera é uma das divisões da biosfera. Incluem-se na hidrosfera todos os organismos vivos que habitam na água ou dependem dela e também todos os habitats aquáticos.

A hidrosfera e a atmosfera juntas permitem a vida no planeta, tendo sido também os agentes formadores dos mais importantes combustíveis fósseis: o petróleo e o carvão.

Compõe junto com a atmosfera e a litosfera as três principais camadas da Terra.

Índice

  [esconder] 

  • 1 Hidrosfera da Terra
    • 1.1 História
    • 1.2 Idades do gelo
    • 1.3 Vida
    • 2 Outras hidrosferas
    • 3 Ver também
    • 4 Referências

Hidrosfera da Terra[editar | editar código-fonte]

 

Esquema do ciclo hidrológico (ou ciclo da água).

A hidrosfera da Terra consiste principalmente em oceanos, mas inclui todos os ambientes aquáticos, como citado anteriormente. A profundidade do oceano é de 3794 m (em média), mais de cinco vezes a altura média dos continentes. Amassa dos oceanos é de aproximadamente 1.35 x 1018 toneladas, ou cerca de 1/4400 da massa total da Terra.

A abundância de água na Terra é uma característica original que distingue nosso chamado "planeta azul" de outros nosistema solar. Aproximadamente 70,8% (97,2% de água do mar e 3% de água doce)1 da Terra são cobertos de água e somente 29,2% de terra. A órbita solar, o vulcanismo, a gravidade, o efeito estufa e a atmosfera combinam-se para fazer da Terra um planeta de água.

A Terra é provavelmente o único planeta do sistema solar onde se encontra a água em estado líquido. Sem a ação do efeito estufa a água certamente congelaria. Estudos paleontológicos indicam que logo após as cianobactérias colonizarem os oceanos, o efeito estufa teria "falhado", e os oceanos teriam congelado por 10 a 100 milhões de anos. Tal acontecimento é chamado de Snowball Earth (Bola de Neve Terrestre "em inglês").

Em outros planetas, tais como Vênus, a água gasosa é destruída pela radiação ultravioleta do sol, e o hidrogênio é ionizado e afastado pelo vento solar. Este efeito é lento, mas inexorável. Esta é uma hipótese que explica porque Vênus não teria nenhuma água.

Na atmosfera da Terra, uma camada tênue de ozônio dentro da estratosfera absorve a maior parte da radiação ultravioleta, reduzindo seus impactos. O ozônio pode ser produzido em uma atmosfera que contenha uma grande quantidade de oxigênio, produzido na biosfera (através das plantas).

O vulcanismo emite continuamente vapor de água oriundo do interior do planeta. O movimento das placas tectônicas libera dióxido de carbono. Os minerais presentes no interior da Terra contêm grande quantidade de água.2 3

 

Ciclo hidrológico: A proporção entre os volumes das três esferas representadas na figura corresponde à dos volumes de água contidos nos continentes, nos oceanos e na atmosfera. As setas indicam a troca de água entre eles.

O ciclo da água descreve os métodos de transporte da água na hidrosfera.4 Este ciclo inclui a água presente abaixo da superfície e nas rochas (litosfera), a água presente nas plantas e nos animais (biosfera), a água que se encontra na superfície e a água que se encontra na atmosfera em forma de vapor, nuvem e chuva.

História[editar | editar código-fonte]

Há diversas teorias a respeito da formação da hidrosfera na Terra. O planeta contêm proporcionalmente mais água na superfície do que outros corpos existentes no sistema solar.

Uma das hipóteses que tem ganhado popularidade entre cientistas é a de que a Terra esteja sujeita a um período de bombardeio de cometas e asteróides ricos em gelo assim tendo água e mais água. Outra teoria que explica o surgimento da hidrosfera diz que, quando a Terra apresentava temperaturas altíssimas, vulcões expeliam vários gases e vapores de água. Esses vapores favoreceram a ocorrência de chuvas, que resfriaram e amenizaram a temperatura do planeta.5

Idades do gelo[editar | editar código-fonte]

 

Glaciar no Alasca.

Ver artigo principal: Idade do gelo

Durante a história da Terra houve uma série de períodos em que uma parcela significativa da hidrosfera ficou congelada, sendo assim, ficou no estado sólido. Durante esse período, acredita-se que o gelo do mar se estendeu até a região dalinha do Equador.

Teriam acontecido quatro idades do gelo principais durante a história terrestre. A última há aproximadamente 4107 anos atrás e ganhou intensidade durante o pleistoceno.

Os indícios da existência dessa era são bastantes evidentes até mesmo para as nossas épocas. A existência de fósseis de animais extintos, como dinossauros (répteis), e certas características em animais sobreviventes nos períodos atuais mostram fortemente os indícios da sua existência.

Vida[editar | editar código-fonte]

Em praticamente todos os ambientes aquáticos existentes na atmosfera possibilitam o surgimento e o desenvolvimento de seres vivos. O ciclo da água permite a purificação natural da água salgada e doce. Através da evaporação é removido grande parte dos poluentes existentes na atmosfera, purificando-a. Embora a maior parte da vida na Terra existir nos oceanos e outros ambientes aquáticos, os seres humanos estão particularmente interessados na hidrosfera porque esta fornece água para o consumo humano.

Outras hidrosferas[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que possa existir uma hidrosfera "grossa" em torno da lua Europa. A camada exterior desta hidrosfera seria congelada quase inteiramente, mas os modelos atuais predizem que há um oceano até 100 quilômetros dentro - a profundidade debaixo do gelo.

Sugeriu-se que a lua Ganímedes pode também possuir um oceano subsuperficial. Entretanto, acredita-se que a camada exterior desta atmosfera seja mais "grossa" do que a existente em Europa. A Hidrosfera é a camada de água dos oceanos, uma das mais importantes para a nossa sobrevivência.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Ciclo da água
  • Biosfera
  • Atmosfera
  • Litosfera
  • Ciclo do carbono

Referências

  1. ↑ Ir para:a b c de Freitas, Eduardo. Hidrosfera (em português). Brasil Escola. Página visitada em 02 de fevereiro de 2014.
  2. Ir para cima↑ Miranda, Evaristo Eduardo de. Ecologia (em português). [S.l.]: Edicoes Loyola, 1995. p. 58. ISBN 8515012561
  3. Ir para cima↑ Ministério da Marinha do Brasil. Revista marítima brasileira, Volume 120. Ministério da Marinha, 2000. pp. 179.
  4. Ir para cima↑ Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Ciência e cultura, Volume 35, Páginas 557-1216. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1983. pp. 684.
  5. Ir para cima↑ Dantas, Tiago. Hidrosfera (em português). UOL. Mundo Educação. Página visitada em 02 de fevereiro de 2014.

[Esconder]

v • e

Esferas da Terra

Estrutura da Terra  · Natureza  · Meio ambiente  · Ciências da Terra

[Expandir]

 

Geosfera

[Expandir]

 

Atmosfera

[Expandir]

 

Hidrosfera

[Expandir]

 

Biosfera

Categorias: 

  • Ecologia aquática
  • Hidrologia
  • Água
  • Geografia física
  • Estrutura da Terra
 

Menu de navegação

  • Criar uma conta
  • Autenticação
    • Artigo
    • Discussão
    • Ler
    • Editar
    • Editar código-fonte
    • Ver histórico

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

  • Página principal
  • Conteúdo destacado
  • Eventos atuais
  • Esplanada
  • Página aleatória
  • Portais
  • Informar um erro

Colaboração

  • Boas-vindas
  • Ajuda
  • Página de testes
  • Portal comunitário
  • Mudanças recentes
  • Manutenção
  • Criar página
  • Páginas novas
  • Contato
  • Donativos

Imprimir/exportar

Ferramentas

Noutras línguas

  • Afrikaans
  • العربية
  • Azərbaycanca
  • Беларуская
  • Беларуская (тарашкевіца)‎
  • Български
  • বাংলা
  • Brezhoneg
  • Català
  • Čeština
  • Dansk
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • English
  • Esperanto
  • Español
  • Eesti
  • Euskara
  • فارسی
  • Suomi
  • Français
  • Gaeilge
  • Galego
  • עברית
  • हिन्दी
  • Hrvatski
  • Kreyòl ayisyen
  • Magyar
  • Հայերեն
  • Bahasa Indonesia
  • Italiano
  • 日本語
  • ქართული
  • Қазақша
  • 한국어
  • Latina
  • Lëtzebuergesch
  • Lietuvių
  • Latviešu
  • Македонски
  • Bahasa Melayu
  • Nederlands
  • Norsk nynorsk
  • Norsk bokmål
  • ਪੰਜਾਬੀ
  • Polski
  • Runa Simi
  • Română
  • Русский
  • Scots
  • Simple English
  • Slovenčina
  • Slovenščina
  • Shqip
  • Српски / srpski
  • Svenska
  • Тоҷикӣ
  • Türkçe
  • Татарча/tatarça
  • Українська
  • Oʻzbekcha
  • Tiếng Việt
  • West-Vlams
  • 中文

Editar ligações

  • Esta página foi modificada pela última vez à(s) 23h06min de 15 de abril de 2014.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-