AUTOR  :GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO SOCYETY  “S O S   CLIMATOLOGIA”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Pessoa

 

 

 

 

 

 

GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO SOCYETY “S O S  CLIMATOLOGIA”

 

PROJETO SOCYETY  S O S CLIMATOLOGIA   elaborado com o intuito de estimular os estudantes a pesquisa e estudar  os fenômenos da atmosfera e o clima da terra que esta desequilibrado ora quente demais e outras frio de mais até fazendo vitimas.

1-IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

 

  1. 1.    TÍTULO: PROJETO SOCYETY   S O S  CLIMATOLOGIA

 

  1. 2.    AUTORES DO PROJETO

Prof. Esp. Gildásio Rodrigues Teixeira

 

 

 

 

  1. 3.    JUSTIFICATIVA

 

     

      A ideia do projeto socyety S O S  CLIMATOLOGIA    surgiu  com o intuito de estudar e pesquisar  o tema climatologia devido ao calor  e frios que acontece na face do planeta terra .

 

 

  1. 4.    OBJETIVOS

 

Propiciar aos alunos ensino de CLIMATOLOGIA ;

Identificar os tipos de climas do planeta terra;

Desenvolver  atividades de estudo do clima;

Propiciar uma aprendizagem significativa;

Desenvolver trabalhos em grupos e no trabalho

 

 

  1. 5.    METODOLOGIA

O projeto ora apresentado parte, inicialmente, dentro de uma perspectiva de uma pesquisa sobre o clima do planeta terra e seus métodos de ensino – aprendizagem com palestras e encontros pedagógicos.


8-AVALIAÇÃO

 

 

A avaliação será desenvolvida de uma forma contínua, por cada disciplina, através da observação da participação dos alunos, no empenho e nos materiais produzidos por eles dentro das atividades propostas. Ao longo do desenvolvimento deste projeto, iremos desenvolver também alguns exercícios de fixação da aprendizagem que terão um princípio diagnósticoconforme já desenvolvido ao longo das práticas avaliativas nas disciplinas específicas. Em alguns momentos, a avaliação diagnóstica será aplicada de maneira a identificar as inteligências que se sobressaem mais em cada educando. Nesse momento, teremos o auxílio das especialistas da equipe técnica presente no contexto escolar.

Assim consideramos que a avaliação adotada deverá ter um aspecto formativo e somativo (compreendendo a formação do conhecimento como algo que se acrescenta e se acumula) além da própria perspectiva diagnóstica. Essa perspectiva avaliativa terá como referência as observações de Cipriano C.Luckesi (2005, p.43) que entende a avaliação diagnóstica como a maneira mais viável para a renovação da educação, pois através da sua instrumentação dialética para verificar o caminho percorrido e apontar os próximos passos rumo a uma educação renovada temos o meio ideal para evitar uma prática autoritária e tradicional na domesticação de nossos educandos.

9- CONCLUSÃO

     Que com as pesquisa e estudo do clima da terra  todos tenham um aprendizado significativo sobre a climatologia, .

Referências

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

climatologia é um ramo das Ciências naturais que é estudado tanto pela geografia, quanto pela meteorologia. Nos ensinos fundamental e médio (Brasil), é estudada nas matérias de Ciências, Física e Geografia. No tempo histórico, os primeiros estudos foram feitos por viajantes europeus - sendo Sant'Anna de Neto o mais lembrado - rumo à América, e consequentemente ao Brasil, com as seguintes preocupações: vinda da coroa portuguesa para o Brasil, preocupações com saúde pública por problemas causados pela umidade excessiva e pela altíssima temperatura, se comparada aos padrões europeus.

Clima é o nome que se dá às condições atmosféricas que costumam ocorrer num determinado lugar.

Os primeiros estudos tiveram como foco a distribuição geográfica dos elementos meteorológicos, levando-se em conta sua variabilidade temporal. Tinham a intenção de explicar regimes climáticos regionais. Nos anos 60, foi dado um enfoque mais dinâmico nas relações com o espaço, protagonizado por Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro e Edmom Nimer, na leitura de Max Sorre (1951).

A análise dos episódios climatológicos é fundamento básico da climatologia geográfica e tenta explicar os processos naturais que causam influência nasocupações humanas.

Tempo e clima são popularmente considerados a mesma coisa, mas na verdade, possuem diferenças importantes para a Climatologia. O tempo pode ser cronológico e meteorológico, podendo o primeiro ser observado a partir do espaço geográfico e o segundo, momentâneo, dependendo da atmosfera de determinado local.

Clima é uma noção criada pelo homem, formada por informações coletadas a partir das noções de clima. Pode ser compreendido a partir de noçõesmatemáticas e numéricas, ou a partir de informações qualitativas, de natureza mais descritiva. Os dois focos de estudo pressupõem uma sucessão de tipos de tempo.

É importante o estudo dos diferentes fluxos de energia: horizontal e vertical. O vertical reflete diretamente os resultados da radiação solar, tendo essa, influência direta sobre os fluxos de energia horizontal: massas de ar, frentes quentes e frias, centros de ação.

A radiação solar determina todo o sistema, podendo ser analisado pelos seus elementos: temperatura, pressão e umidade, tendo grande influência sobre as características biogeográficas, fenômenos geomorfológicos, hidrológicos etc.

Os estudos climáticos estão atraindo muito mais a atenção da população em geral, sendo divulgados largamente pelos meios de comunicação de massa. Também têm tido atenção em estudos dirigidos e gestões de políticas ambientais. Devem estar atentos ao problema da água, contaminação, desmatamento, sem esquecer dos elementos tradicionais.

  • O problema da água está relacionado com fatores ambientais e climáticos;
  • A contaminação atmosférica tem relação íntima com a ação destrutiva do homem, sendo de suma importância estudos como, por exemplo, o da chuva ácida;
  • O desmatamento não é causado por fatores climáticos, mas acaba tendo influência direta sobre a população, no que se refere a inundações causadas por ele, e a diminuição da evapotranspiração, que é feita pelas plantas, o que conseqüentemente diminui a quantidade de água na atmosfera.

O clima é um resultado complexo de diversas variáveis definidas a partir de fatores climatológicos.

A Climatologia é um ramo da Geografia, sendo matéria e assunto pertinente à grade dos cursos de geografia de todo o mundo. A Meteorologia estuda mais diretamente o tempo, e a Climatologia o clima.

Ao geógrafo interessa os três quilômetros inferiores da atmosfera, que sofre influência mais direta da litosfera, dos oceanos, da radiação solar, e é de grande interesse para as populações humanas. Cabe a ele também isolar os elementos a fim de entender melhor o conjunto deles.

Existe um confronto ideológico entre a Geografia e a Meteorologia, mas a Climatologia faz parte de ambas as áreas.

É importante compreender a noção de ritmo para entender a mudança de enfoque da climatologia - introduzida por Monteiro, em 1971 -, que busca análises, ao menos diárias, do tempo, para assim considerar a análise geográfica de um lugar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Mudança do clima
  • Albedo
  • Ciclone
  • Clima
  • El Niño
  • Ciclone tropical
  • La Niña
  • Nuvem

[Esconder]

v • e

Tópicos de Geografia

História da geografia

Ramos

Humana

Ambiental · Cultural · Demografia · Desenvolvimento · Ecologia humana · Econômica · Geoarqueologia · Geolinguística · Geopolítica ·Geosofia · Histórica  · Militar · Política · Populacional · Religião · Rural · Saúde · Social · Tempo · Transportes · Turismo · Urbana

Física

Ambiental · Astronômica · Biogeografia (Biogeografia insular · Filogeografia · Fitogeografia · Zoogeografia) · Ciência quaternária ·Climatologia (Climatologia geográfica · Paleoclimatologia) · Geografia costeira ou litorânea · Ecologia de paisagem · Geoecologia · Geomorfologia ·Glaciologia · Hidrografia · Hidrologia · Limnologia · Nesografia · Oceanografia · Orografia · Paleogeografia · Pedologia

Matemática

Cartografia · Geodésia · Geoestatística · Geomática · Fotogrametria · Topografia

Tecnologia

Geocodificação · Geomarketing · Geonímia · Geoprocessamento · Geossistema · Georreferenciamento · Sistema de informação geográfica (GIS) ·Sistema de navegação por satélite (GNSS) · Sensoriamento remoto ou deteção remota  · Análise espacial · Pesquisa qualitativa

História do
pensamento

Geografia tradicional (Escola determinista/alemã · Escola possibilista/francesa) · Geografia quantitativa · Geografia regional · Geografia humanista ·Geografia comportamental ·  · Geografia crítica (Geografia marxista) · Geografia feminista

Listas

Índice · Geógrafos · Resumo