Apresentação do Projeto Social de Educação Financeira.

  1. 1.      TÍTULO do projeto: Educação Financeira e apoio Psicológico.

 

  1. 2.      DADOS da INSTITUIÇÃO SOLICITANTE:

OBRA PRONTA Projetos e Execuções de Engenharia LTDA

CNPJ : 03.095.977/0001-28

Endereço: Avenida Cristovão Colombo. 1789/204      Telefones: (51) 3028-8840

Site: www.obrapronta.com.br

E-mail: [email protected]

Nome completo do(s) dirigentes: Orlando Portella, Sarandi Bertiz, Mário Portella e André Braga.

 

  1. 3.      APRESENTAÇÃO DA EMPRESA:

 

MISSÃO

 

"Edificar com responsabilidade e seriedade, através de um planejamento de recursos humanos e tecnológicos, buscando o aperfeiçoamento constante e a plena satisfação dos clientes." 

VALORES


                      "Ética, compromisso, seriedade e transparência."

 

VISÃO


                      "Buscar ser a melhor empresa da construção no mercado em que atua, através de resultados consistentes."

 

           

      3.1 HITÓRIA

 

A Obra Pronta Gerenciamento e Construção foi fundada em 12 de março de 1999 pelos engenheiros civis Orlando Portella e Sarandi Bertiz. Desde o princípio teve a preocupação com a qualidade, buscando aliar ao cumprimento de prazos e custos pré-estabelecidos. Desde 2010, conta com a associação dos arquitetos André Braga e Mário Portella. Especializada em obras comerciais e corporativas possui amplo currículo, com diversos trabalhos entregues.

 

       3.2 ESTRUTURA

 

04 Diretores

03 Auxiliares Administrativos

01 Auxiliar de Escritório

03 Técnicos em Edificações

02 Auxiliar de Engenheiro

02 Mestres de Obra

02 Apontadores

01 Carpinteiro

12 Pedreiros

10 Serventes

03 Estagiários

 

A Obra Pronta tem sede própria hoje na Av. Cristóvão Colombo, porém em 2013 estará mudando para a Trav. Da Saúde em novo escritório no qual terá área 50% maior, que o espaço atual para comportar o crescimento da empresa.

 

 

          3.3  NÚMERO DE ATENDIMENTOS

 

A expectativa é o atendimento de 150 colaboradores por ano. Meta inicial é fornecer o curso para todos os colaboradores de nível técnico operacional: Técnicos, Mestres de Obra e demais colaboradores que desenvolvem suas atividades na execução das obras da empresa.  Posteriormente atender ao público administrativo.

          

 

         3.4 REALIZAÇÃO DO CURSO

 

O local para os eventos seria alugado pela OBRA PRONTA, pois a empresa não possui auditória ou espeço disponível. Alguns locais foram sugeridos: o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (SINDUSCON-RS), Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (ABRHRS),o Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Rio Grande do Sul (SINTEC-RS) ou a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

 

            3.5  MANTENEDORES E APOIADORES

 

O mantenedor principal do projeto será a Obra Pronta, que por sua vez buscará experiência no tema educação financeira e planejamento financeiro junto a Federação Brasileira de Bancos (FENABRAN), SENAC e outras instituições, que já oferecem cursos voltados para esta temática, que a Obra Pronta deseja proporcionar aos seus colaboradores.

É possível que a Obra Pronta encontre parceiros neste projeto. Hoje é possível afirmar que a empresa Millforross Divisórias Ltda. e a Ferragem Três Figueiras seriam prováveis apoiadoras no projeto, pois estas empresas têm as mesmas ocorrências que a Obra Pronta com relação ao comportamento financeiro de seus funcionários.

 

  1. 4.      OBJETIVOS DO PROJETO

 

Proporcionar a todos os colaboradores diretos e temporários, que prestam serviços na área da construção civil para a OBRA PRONTA, educação na área financeira e apoio psicológico como atividade complementar.

Este curso surgiu da necessidade de auxiliar aos profissionais desta área a organizar suas finanças pessoais, baseado em dados dos Recursos Humanos da empresa, que apontam que após o recebimento de seus rendimentos semanais, os colaboradores pediam vale para a empresa.

As possíveis dificuldades a serem enfrentadas são:

  • O Tempo (horário de realização) que de preferencialmente deverá ser no contra turno das atividades profissionais;
  • Aceitação dos colaboradores pelo curso;
  • Resistência na liberação de colaboradores por alguns gestores.

 

  1. 5.      JUSTIFICATIVA

 

O perfil destes profissionais é de baixa escolaridade no máximo 2º Grau completo e alguns poucos formação técnica de nível médio. Outros problemas sociais que afetam esta classe de trabalhadores além, da falta de planejamento financeiro domestico, são vícios como álcool, cigarro e outros vícios.

A Obra Pronta se propõe a dar o Curso de Educação Financeira e ao mesmo tempo de acompanhamento psicológico, de forma complementar, visando melhorar o equilíbrio financeiro e emocional de seus colaboradores, em contra partida a empresa busca incentivar o aumento da produtividade e tornar seus colaboradores mais organizados em suas finanças sociais, assim afetando sua qualidade de vida.

O principal motivo da criação deste projeto é fazer que os colaboradores, de pouca escolaridade em sua maioria, passem a ter maior consciência e conhecimento sobre suas finanças e passem a controlar melhor seus rendimentos.

 

  1. 6.      PLANO DE TRABALHO

 

  A OBRA PRONTA irá contratar uma empresa especializada em capital humano que tenha cursos voltados para esta temática escolhida, essas empresas poderiam ser a ABRHRS, FGTAS/SINE, a FENABRAN para ministrar o curso de educação financeira e proporcionar profissionais capacitados na área financeira e da psicologia.  

Além de buscar o apoio dos parceiros as empresas Millforross e Três Figueiras para dividir os custos e proporcionar também aos colaboradores desta participarem do projeto, organizado pela OBRA PRONTA.

 

  1. 7.      CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS BENEFICIADOS

 

 

Os beneficiados são todos os colaboradores que estiverem executando atividades administrativas ou operacionais ligadas a construção civil diretamente a OBRA PRONTA, ou seja, contratados temporários, efetivos, trainees, estagiários e aprendizes.

 

  1. 8.      CRONOGRAMA DO CURSO

 

O curso de Educação Financeira será ministrado em três módulos de um total de 180h, sendo dividido em:

  • I Modulo: Matemática Básica, 60 horas (As 4 operações básicas, Cálculos da Área, Volume e transformação de unidades métricas);
  • II Modulo Planejamento Financeiro Doméstico, 60 horas;
  • III Modulo Matemática Financeira, 60 horas (Juros Simples, Juros Compostos, formas de pagamento do mercado financeiro e suas características).

No inicio, durante e fim do curso será fornecido de graça empresa aos colaboradores apoio psicológico de forma a complementar o curso de Educação Financeira.

O curso será ofertado aos colaboradores em períodos de baixa temporada de demanda de obras e projetos.

 

 

 

  1. 9.      ORÇAMENTO

 

  1. Contratação de empresa responsável pela realização do curso;
  2. Pagamento das horas dos colaboradores participantes e encargos sociais;
  3. Material: Canetas, lápis e Blocos para anotações.

 

  1. 10.  RESULTADOS PREVISTOS E FORMAS DE AVALIAÇÃO

 

Os resultados poderão ser medidos pelos seguintes indicadores:

  • Laudo Psicológico informando possíveis mudanças no comportamento dos colaboradores durante o curso;
  • Índice de colaboradores participantes nas aulas e anotações do educador financeiro;
  • Notas dos colaboradores no final de cada módulo e sua performance de forma comparativa geral em relação a cada modulo;
  • Número de colaboradores que após receberem o salario, voltaram e pediram vale antes de encerrar a quinzena ou mês do próximo pagamento, comparando dados anteriores e posteriores à implantação do projeto social a serem levantados e comparados pela área de Recursos Humanos.
  • Índice de Produtividade dos colaboradores percebida pelos gestores;
  • Avaliação semestral e anual da situação financeira dos colaboradores com acompanhamento psicológico e apoio da área financeira da empresa, para verificar a efetividade do curso;
  • Avaliação de Desempenho dos colaboradores anual, para verificar mudanças relacionadas a implantação do Projeto Social de Educação Financeira;
  • Avaliação dos resultados da empresa em geral.

 

  1. 11.  PARCEIROS

 

MIllforross Divisórias Ltda.

A Millforross é uma empresa de divisórias, forros e pisos da região metropolitana de Porto Alegre. Hoje a Millforross atua como parceira da Obra Pronta na execução de obras, oferecendo materiais e mão de obra especializada. Seu principal sócio é o Sr. Mário Antonio Cunha.

Ferragem Três Figueiras Ltda.

            A Três Figueiras é uma empresa familiar, há 20 anos no mercado, que comercializa materiais de construção civil em geral, para infraestrutura, elétrica, hidráulica e acabamento em geral. Tem como sócios pai e filho, Sr. Hélio e Douglas.

.

  1. CONCLUSÃO

O Projeto Social de Educação Financeira busca auxiliar os colaboradores a organizar e planejar sua vida financeira de forma adequada, assim contribuir para a melhora situação psicológica, econômica e social dos colaboradores que fazem parte direta ou indiretamente da Obra Pronta.

O curso de Educação Financeira também visa incentivar a participação das empresas parceiras a Obra Pronta, como por exemplo, a Três Figueiras Ltda e MillForros Divisórias Ltda. Assim, criando um cadeia de parceiros e incentivadores futuramente de novos projetos, que auxiliem na melhora social e produtiva dos colaboradores participantes.

A Obra Pronta como citado durante o Projeto tem como exemplo a FENABRAN, que já tem um projeto e site na internet com esta temática.

Ao terceirizar este curso ou projeto para uma empresa especialista em capital humano a Obra Pronta visa oferecer aprendizado de qualidade com profissionais de mercado e complementar ao curso de Educação Financeira, o apoio e acompanhamento de um psicólogo especialista.

REFERÊNCIAS

Obra Pronta, disponível em http://www.obrapronta.com.br/. Acessado em 22 de novembro de 2012, as 19:30h.