Muito tem se falado sobre a importância da educação, no entanto, a educação paudada no conteudismos e na perspectiva de melhores resultados se estagna na importância que se dá quanto a empatia dos pares, segmento importante para um aprendizado efetivo.

A falta de respeito, as agressividades, as evasões, são subsídios para o fracasso escolar. É preciso mais amor e afetividade, com estes ingredientes pode-se chegar ao  efetivo aprendizado. 

Conhecer de fato os alunos e seu cotidiano escolar, foi uma das mais brilhantes estratégia que criei. Pois ao visitar o aluno, conhecer sua família, seu animal de estimação, suas brincadeiras, seu hobe predileto e conversar com a família, entendendo de fato o contexto que ele está inserido, nos permite nos respeitar ainda mais. garantindo assim, maior auto estima, interação e uma relação de afeto.

Introdução

             Muito tem sido debatido e escrito sobre a importância do bom relacionamento professor-aluno, no entanto no nosso dia a dia em sala de aula, nem sempre conseguimos por completo, ou muitas vezes nem acontece.

            A culpa é de quem, afinal? Professor? Aluno? Família? Talvez não conseguiremos responder a estas perguntas, nem um nem outro é culpado, ou quem sabe, todos são culpados. Todavia cabe ao professor tentar estabelecer condições que propiciem uma boa relação afetiva com seu aluno.

            Todas as ações e falas do professor são percebidas pelo aluno a partir da posição que este professor ocupa no inconsciente do aluno. O que propicia a este professor “um poder” que poderá influenciar o seu aluno em suas ideias e valores.

  É importante que o professor entenda que o lugar que ele ocupa em relação aos seus alunos não é apenas daquele que ensina, mas sim daquele que deixa marcas.

Justificativa

              O projeto “Professora em Minha Casa” foi criado em 2014, quando assumi uma sala de aula do 4º. Ano. Uma sala com baixo rendimento e muitos problemas de disciplina. Senti de imediato que deveria criar alternativas para que eles confiassem mais em mi. Acreditava que somente com a confiança desses alunos e de seus pais eu poderia de fato ter resultados satisfatórios. Foi então que por causa de um aluno em especial surgiu à ideia de conhecê-los na sua íntegra e assim nasceu o "Professora em minha casa".