1 Resumo

Rosângela Herculano da Silva

            o Democrática e Participativa

              

            1  Summary

                                                               Rosangela Silva Herculano

            This article aims to seek understanding of what the Political  Pedagogical   Project , which your goal and who should participate in its preparation . We know that the school is not built only with bricks and concrete , it is alive and is made of people , these people think , talk and feel , from there do we seek understanding of Project Political . Was approached this subject - PPP Political Pedagogical Project , as a way to educate all workers in education parents and students have the dimension that this document when produced in a responsible way , in a democratic, participatory and committed elementary education . The pursuit of education and living quality is only really possible if desired and planned for all and not just one . Unfortunately many still see the political pedagogical project as a formality that must be met and then shelved in any drawer in the school office .

              Keyword - Political Pedagogical Project   : Developing Democratic and Participatory

              1.1  INTRODUÇÃO

              Todo o trabalho tende a atender as necessidades do homem que lutam por uma sociedade mais justa e  essa  sociedade justa, só será possível com educação de qualidade para todos, comprometida com a formação do cidadão em sua totalidade, respeitando a sua cultura , raça,  seu  gênero e valorizado a diversidade cultural  que se tem dentro da escola, esse  é um dos motivos que buscamos refletir a respeito desse documento que é tão importante na conquista da cidadania. O Projeto Político Pedagógico,  tem sido discutido nas escolas e tem tido cada vez mais atenção por todos educadores, porem ainda se faz a necessário  uma real compreensão do que é esse documento.  Ainda existe resistência na construção do Projeto Político Pedagógico de maneira participativa e democrática. Buscar a construção do Projeto Político Pedagógico de maneira que seja um documento de todos e para todos, ou seja, de maneira democrática onde todos trabalhadores em educação, pais e alunos realmente participem, sendo ouvidos os seus anseios e angústias, Não é tarefa fácil ouvir a todos porem é possível.  Nesse artigo buscamos entender realmente a função que cumpre o Projeto Político Pedagógico, dentro da instituição.

            Abordarei nesse artigo: O que vem a ser o projeto político pedagógico e como deve ser a sua elaboração;

Como Podemos atrair á Todos Para que Participem do PPP;

O papel do professor na Elaboração do Projeto Político Pedagógico;

O Papel do  Gestor Escolar na Elaboração do Projeto Político Pedagógico:

  

           1.2 O que Vem a Ser o Projeto Político Pedagógico  e Como Deve Ser a Sua Elaboração ?

             Celso Dos S.Vasconcellos, conceitua o Projeto Político Pedagógico com a seguinte explicação:

           O projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição.  Pode ser entendido                      como a sistematização, nunca definida, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoas e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e intervenção e integração da atividade prática da instituição nesse processo de transformação. (Vasconcellos, Celso Dos Santos 1999 p/169).

            Podemos entender que o PPP organiza todo o trabalho da instituição escolar, não sendo um documento definido, pois sempre que necessário deve ser revisto e sempre deve ser avaliado por todos envolvidos na sua elaboração.  O processo de elaboração deve buscar a participação de todos os trabalhadores em educação, pais, alunos e colegiados, sendo assim torna-se um processo participativo e democrático. A avaliação que deve ser feita constantemente é em buscar do caminho que melhor alcance os objetivos almejados, sendo responsabilidades de todos os envolvidos na elaboração fazer a avaliação constantemente. O PPP deve ter clareza em seus objetivos, explicitando claramente o tipo de cidadão que a instituição quer formar e qual é o caminho que ela vai percorrer para formar esse cidadão.  É um instrumento teórico-metodológico, pois vai direcionar as atividades pedagógicas de sala de aula, ajudando o professor a se organizar e assim ele vai se concretizando em algo vivo.

         .O Projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição: o que isso significa? Significa que o Projeto Político Pedagógico abrange todas as áreas da instituição escola, financeiro pedagógico e administrativo.

           É um projeto, porque reúne proposta, com objetivos a serem alcançados em um determinado prazo. Mostrando o caminho a ser percorrido para alcançar os objetivos almejados.

           É político Por que tem um compromisso na formação do cidadão em  sua totalidade.  Sendo capazes de exercer os seus direitos e deveres junto a sociedade. Contribuindo para  uma sociedade mais justa e igualitária.

           É pedagógico, porque define as ações educativas que serão realizadas para alcançar os objetivos almejados. Esse documento direciona o trabalho dos professores, nele esta explicito o tipo de cidadão que se quer formar.

            A construção do Projeto Político Pedagógico de maneira autônoma e participativa é garantida pela Lei e Diretrizes e Bases da Educação Nacional LEI 9394/96.  A LDB destaca que a escola poderá elaborar o PPP- Projeto Político Pedagógico de acordo com a necessidade da comunidade em que está inserida. Em seu artigo 12 a lei determina que seja um processo participativo e democrático, onde todos participem da elaboração, professores, diretor, coordenador, orientador, vigia, zeladora, merendeira, secretaria, alunos e os pais.

              Hoje muito se tem falado de termos uma escola democrática, que atenda os anseios da sociedade e que forme cidadões responsáveis capazes de conhecer exercer os seus direitos e deveres, contribuindo na vida econômica e social do país.

              Para sabermos o que a sociedade necessita e que tipo de cidadão ela espera que a escola contribua nessa formação é necessário que a questionamos e pedimos que ela contribua com a escola, para formar esse cidadão.  Para que isso aconteça é necessário que cada gestor, professor, alunos, pais e/ou responsáveis tome consciência e se responsabilize da importância que tem na formação desse cidadão. É na construção do Projeto Político Pedagógico de maneira participativa e democrática é que vamos questionar e buscar parceria com os pais e com os  alunos, para alcançarmos essa educação de qualidade. Não é um processo fácil até por que conhecemos a realidade do dia a dia dos familiares dos educados, porem não é na primeira tentativa que podemos desanimar, pois não é  algo impossível.

          1.3 Como Podemos Atrair á Todos Para que Participem da Elaboração do  Projeto Político Pedagógico

Os organizadores do Projeto Político Pedagógico devem propiciar um ambiente agradável para todos. A elaboração deve ser visto como uma festa e não como uma obrigação para cumprimento burocrático e que depois vai ser arquivado em alguma gaveta da secretaria escolar.  É comum ainda que em muitas escolas, apenas uma ou duas pessoas participem da elaboração do PPP, para cumprir uma exigência burocrática. Isso ainda acontece por que alguns não compreenderam a dimensão desse documento. Ele retrata a identidade da escola, explicita o tipo de cidadão que a instituição que formar, retrata todos os passos necessários para a formação desse cidadão. Buscar a compreensão do Projeto Político Pedagógico,  não é algo fácil pois ele é  complexo.

             Quando a sua elaboração como já foi mencionado é de maneira participativa  e democrática, onde todos tenham voz,  torna-se assim   um documento rico e que realmente  busca uma educação de qualidade para todos e por todos. Para buscarmos esta participação e necessário que explicitamos aos participantes  o que é este documento e qual a sua importância, não podendo esta participação ser imposta. Os organizadores podem fazer   projeto onde busque esta participação  de todos de  maneira     agradável, podendo envolver  apresentações dos alunos, com  danças, poesias, ou teatro,  etc..

              A  elaboração pode não acontecer com apenas um encontro, exigindo muita criatividade de seus organizadores em buscar da participação de todos. Os organizadores devem se atentar que o tempo de apresentações e/ou recreações  não devem tomar todo o tempo do encontro, pois o foco é a elaboração do  PPP. É necessário que nesse primeiro encontro  já  deva ser  feito os levantamentos, ou seja já deve ser  buscado  e registrado  os anseios dos pais,  alunos e as propostas dos professores. Esse momento é importante para  buscar a identidade da instituição e também  um marco referencial. 

          A pratica  democrática faz com que as decisões sejam precedidas de discussão. Tomada de decisão, a discussão  fica suspensa, num certo  sentido, para que a decisão implemente-se portanto, no debate livre e democrático, palavra e ação reclamam-se reciprocamente, mas não se  substituem. ( IIlma Passos Alencastro Veiga pag 42.19995).

             De acordo com Ilma Passos a pratica democrática se faz com discussões é  na hora de encontros com professores e comunidade escolar é que se faz necessário esta discussão  de maneira democrática, onde todos tenham voz. Para que isso aconteça é necessário a  conscientização do gestor escolar  que  ele não pode fazer tudo só e que só ele não vai chegar a lugar algum. A escola só poderá ser democrática se o seu gestor se conscientiza e buscar a  descentralização de poder. É no dia a dia da instituição escolar e na elaboração do Projeto Político Pedagógico é que se  busca esta descentralização. Isso é possível quando o gestor busca a opinião dos professores do colegiado e alunos, nas tomadas de decisões. Buscar essa gestão democrática e participativa é uma coisa que exige do gestor, porem é algo que já vem dando frutos em algumas escolas. Um projeto onde todos  contribuíram para a sua elaboração com certeza todos estarão empenhados no  sucesso do mesmo. 

           1.4 O Papel do Professor na Elaboração do Projeto Político Pedagógico   

             O professor é uma das ferramentas principais dentro da instituição escolar é ele que concretiza o Projeto Político Pedagógico, ou seja, colocando em pratica o que esta no papel. O professor é um dos parceiros na construção de cidadões responsáveis, críticos, participativos e conscientes de seus direitos e deveres, tendo ele uma nobre missão de formar uma sociedade mais justa e igualitária. Para alcançar esses objetivos ele precisa se conscientizar de seu papel perante a sociedade e buscar ferramentas que o ajude, sendo uma dessas ferramentas a sua participação na elaboração do Projeto Político Pedagógico e o próprio Projeto da instituição.

            Não podendo ele se omitir de suas responsabilidades, ele deve estar ciente de sua missão.  Todos educadores devem conscientiza-se de que uma boa educação se faz com um bom Projeto Político Pedagógico  e um bom projeto político pedagógico só será bom se for elaborado  com a participação de todos trabalhadores em educação.

            Inicialmente para pensar em construir o Projeto Político Pedagógico deve-se  busca  conhecer a real situação da instituição escolar,  conhecer sua historia,  clientela, seu corpo docente, sua estrutura física, seu financeiro e  comunidade em que a instituição  esta inserida.   É comum que alguns professores não conheçam o Projeto Político Pedagógico da escola onde ministram aulas e/ ou nunca tenham participado de sua elaboração. Porem nós professores devemos entender  que o projeto é algo importante para termos sucesso em nosso trabalhão e que é o Projeto  Político Pedagógico que vai  orientar o trabalho dentro e fora de  sala de aula, ou seja vai ser  uma das referências do trabalho de sala de aula. Conhecer o Projeto Político Pedagógico da escola é importante porque é nele que está retratada a historia da instituição escolar, os valores que ela quer transmitir, qual é os seu objetivo, que tipo de cidadão quer formar, quem são a sua clientela e qual é o caminho que ela vai percorrer para alcançar os objetivos propostos.  Com essas informações o professor ponderar organizar-se para buscar a concretização dos objetivos almejados.

             Vou dar aqui um exemplo da importância que tem um projeto: quando  pensamos em  construir uma casa primeiro pensamos no projeto dessa casa, de como que ela vai ser.   Ela vai sendo construída de acordo com as pessoas que nela vão morar, sendo a cara de seus moradores,  também será construída de acordo com as condições financeiras de seus donos. Este projeto de construção será colocado no papel por um engenheiro de acordo com as pessoas que nela vão morar como já mencionado, devendo atender as necessidades de moradia e conforto da família. Na hora da concretização desse projeto serão necessários materiais, e pessoas qualificadas para que esta casa fique de pé. Cabendo a cada um desses construtores ou pedreiros, trabalhar em parceria e harmonia de acordo com o projeto, para que a casa saia da maneira como foi planejada, ou seja, o que esta no papel. Imaginamos este projeto de construção onde cada construtor trabalhe de acordo com o que acha que é melhor, sem consultar ao projeto de construção. Imaginamos cada um colocando um tijolo diferente do outro, pintando diferentemente do outro.  Vendo-se como concorrentes e não como parceiros que bagunça que isso iria virar, esta casa não iria ficaria de pé ou talvez nem mesmo saísse  do papel. Agora vamos trazer esse conceito de trabalho para a instituição escolar, se o professor trabalhasse  sem  nenhum tipo de informação como: a respeito do que a instituição prega? Quem é a sua clientela? Quais são os seus valores? Qual é a sua finalidade? Aonde ela quer chegar? 

              O professor deve tirar tempo para ler o projeto da instituição escolar onde ministra aula, ver aonde o projeto pode ser melhorado ou até mesmo alguma coisa que poderá ser acrescentada a ele, avaliar o projeto, buscar parcerias com os demais professores, para juntos trabalhar em harmonia com a proposta da escola. Esse trabalho de parceria pode ser realizado trabalhando os conteúdos de forma interdisciplinar. É na hora do planejamento de aula que os professore, poderão planejar aulas, onde todas as áreas do conhecimento estejam interligadas umas com as outras. Trabalhando dessa maneira em conjunto de forma que as disciplinas estejam interligadas umas com as outro, será muito prazerosa aos alunos, a aprendizagem será mais significativo e eficiente. O trabalho de maneira conjunta, com objetivos comuns       onde as disciplinas estejam interligadas e os objetivos são claros com certeza vai ter um resultado satisfatório para todos.

               Temos exemplo de parceria dentro da natureza, onde podemos nos espelhar para entendermos os bons resultados da parceria,  um bom exemplo são os gansos que voam em forma de V,  sabe o porque dessa formação em V?

                Eles voam em forma de V, porque  medida que cada ave bate suas asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Na formação V, o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que se cada ave voasse isoladamente. Sempre que um ganso sai da formação, ele repentinamente sente a resistência e o arrasto de tentar voar só e, de imediato, retorna ao conjunto para tirar vantagem do poder de sustentação da ave a sua frente. Quando o ganso líder se cansa, ele reveza, indo para a traseira do V, enquanto outra ave assume a ponta. Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manter o ritmo e a velocidade. Quando um ganso adoece ou se fere e, por isso, deixa o grupo, dois outros saem de formação e o seguem, para ajudá-lo e protegê-lo. Eles os acompanham até a solução do problema e, então, reiniciam a jornada os três ou juntam-se a outra formação até encontrar o seu grupo original.

               Tomemos o exemplo dos gansos, a sua parceria, cumplicidade, espírito de equipe e solidariedade, acolhendo os que chegam e apoiando os que já estão conosco. Buscar compartilhar os nossos conhecimentos, buscando rumos que facilitarão a concretização dos  objetivos propostos no Projeto Político Pedagógico da instituição escolar  é  compartilhar com os colegas, é ter espírito de equipe, é ser solidário,  é ter compromisso com a formação  do educando. Para que ocorra esta parceria e cumplicidade dentro da instituição escolar é necessário que ocorra mudanças pessoais, maneiras diferentes de pensar e ver a si próprio e os colegas de trabalho.

            1.5 O Papel do Gestor Escolar na Elaboração do Projeto Político Pedagógico:

A escola é uma organização e como tal precisa ser administrada. A ação administrativa da escola deve, portanto, estar referida permanentemente: a) à sua missão que, por sua vez, defini-se pelas concepções dos elementos inerentes à sua razão de existir que são o homem, a sociedade, o conhecimento: b) ao seu publico alvo e c) ao ambiente em que opera. Publico e ambiente que apresentam características socioeconômica e culturais diferenciadas que condicionam também às condições de acesso à escola.(Illma Passos Alencastro Veiga pag 40).

              A escola  como outra instituição necessita de um administrador, porem ela não vende   produtos, ela é o lugar onde forma-se pessoas e transmite conhecimentos.      O gestor escolar deve compreender que a gestão escolar deve se de acordo com a legislação, ou seja, democrática e participativa, entender que a sociedade esta passando por transformações. A gestão escolar deve estar articulada com essas transformações. A gestão democrática e o Projeto Político Pedagógico estão entrelaçados. o gesto democrático contribui para que o sujeito desenvolva a sua autonomia, sendo sujeito de sua própria historia, isso só será possível se o gestor buscar conhecer a comunidade escolar, dar oportunidade para que todos se expressem. Devendo   criar situações para a permanência de todos os educando, dentro da instituição, buscar meio para que o aprendizagem acontecia.   A gestão democrática é uma das ferramentas na luta por uma sociedade critica participativa, mais justa, igualitária e democrática.

              O gestor escolar deve viabilizar e implementar a participação de todos na elaboração do Projeto Político Pedagógico, buscando a autonomia da instituição. Não cabe ao gestor democrático dar a ultima palavra nas tomadas de decisões e nem na hora da elaboração do Projeto Político Pedagógico, cabendo a ele buscar a aprovação de todos em qualquer tomada de decisões.    Buscar uma pratica coletiva, facilitar e solucionar os problemas que possam surgir em grupos. O gestor  deve ter em mente a idéia de que a participação de todos na elaboração do Projeto Político Pedagógico da instituição não deve ser para o simples cumprimento de uma lei imposta por uma política educacional, mas sobretudo para buscar a cidadania e o exercício da democracia. A escola está a serviço da população, devendo buscar atender os interesses da população. Para que isso aconteça é necessário o dialogo, a participação de toda a comunidade escolar nas tomadas de decisões, a descentralização de poder. Criar  oportunidades  oferecendo espaço de democracia  é dar oportunidade aos professores, pais, alunos para demonstrar a sua insatisfação, interesses,e os seus projetos.  Abrir os portões da escola á comunidade é envolvê-los na elaboração do Projeto Político Pedagógico, e esta envolvendo os pais na  aprendizagem de seus filhos,  passar o que  acontece dentro da instituição é buscar o compartilhamento das responsabilidade referente ao aprendizagem.

Não devemos chamar o povo à escola para receber instruções, postulados, receitas, ameaças, repreensões e punições, mas, para participar coletivamente da construção de um saber, que vai além do saber de pura experiência feito, que leve em conta as suas necessidades e o torne instrumento de luta, possibilitando-lhe transformar-se em sujeito de sua própria história. (...) A escola deve ser também um centro irradiador da cultura popular, à disposição da comunidade, não para consumi-la, mas para recriá-la. A escola é também um espaço de organização política das classes populares. A escola será então um centro de debate de idéias, soluções, reflexões, onde a organização popular vai sistematizando sua própria experiência. O filho do trabalhador deve encontrar nessa escola os meios de auto-emancipação intelectual independentemente dos valores da classe dominante. A escola não é só um espaço físico. É um clima de trabalho, uma postura, um modo de ser. (PAULO FREIRE, 1991, p. 16)

               É tradição na nossa cultura que os pais sejam chamados nas reuniões escolares, para receber noticias ruis a respeito do filho ou até  mesmo broncas por seu filho esta sendo indisciplinado. Precisamos acabar com essa cultura.  Os pais devem ser  chamados na  escola para   saber  dos projetos que estão sendo realizados, para participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico, para saber dos  avanços do seu filho e até mesmo para participar de uma comemoração.

              Os pais devem se sentir acolhido e respeitado ao entrar na instituição, não devendo ser negado a ele qualquer tipo de informação a respeito da aprendizagem de seus filhos e dos projetos que estão sendo desenvolvidos.   Devendo ser um  lugar de liberdade, paz, justiça, dialogo debate, promoção, valorização, respeito, solidariedade, tolerância, cidadania e democracia. Paulo freire pensava uma escola onde todos possam criar de acordo com seus conhecimentos, que as pessoas dentro dessa escola não tenham medo de dizer o pensam e sentem. Alunos, professores, gestor e  os pais não devem ter medo de ariscar na busca de molhoras na educação. 

             1.6 Estruturas de um Projeto Político Pedagógico

De acordo com Vasconcelos o Projeto Político Pedagógico é composto, basicamente, de três grandes partes, articuladas entre si: Macro Referencial Diagnostica e Programação.

            Macro Referencial: diz respeito de o que está querendo alcançar? O que precisa ser transformado? Que tipo de cidadão quer formar? Qual é a concepção de ensino aprendizagem? Quais as características que devem ter a ação educativa que planeja?

            Diagnostico trabalha com a analise da realidade: as características sociais, culturais e econômicas da comunidade e clientela, quais as características do trabalho pedagógico que é desenvolvido dentro da instituição escola? Quais os instrumentos utilizados na avaliação? É a busca de entender o que falta para ser o que queremos se?

           Programação: é a dimensão do projeto, da mediação do desejo coletivo construído, buscando,  entender o que deve ser feito para suprir tal falta? É a proposta de ação. O que é necessário e possível para diminuir a distancia entre o que vem sendo a instituição e o que deveria ser.

       

               1.7  Considerações finais

               Tudo que vamos fazer necessitamos de um projeto fazemos projetos o tempo todo muitas das vez nossos projetos não sai da maneira que pensamos, porem podemos analisar o que deu errado e tentamos novamente, é o mesmo que acontece com o Projeto Político Pedagógico da escola. Nem sempre o queremos conquistar pode dar certo em uma única tentativa, porem temos que ser persistentes na busca de nossos objetivos. Pode ser que buscar a elaboração  do  PPP-Projeto Político Pedagógico da escola e  colocar o que nele está em pratica no primeiro momento não de certo, sendo assim ele necessita de ser avaliado e repensado todo o tempo, exigindo criatividade, vontade, comprometimento, dedicação. Nada acontece sem trabalho e fazer a escola se tornar a escola que esta no PPP-Projeto Político Pedagógico, cabe esforço diário de todos os envolvidos na elaboração. Muitas das vezes para conquistar um objetivo é necessário mudanças de atitudes, desenvolvimento de um novo olhar, ver o mundo e as pessoas com novos olhos, buscar praticas e metodologias diferenciadas, adotando o dialogo construtivo com as pessoas que estão ao nosso redor.  A educação de qualidade só se concretizara na hora que todo tomarem suas responsabilidades e não se omitirem de mudar o que deve ser mudado e buscar o que precisa para que ela aconteça. Todos trabalhadores em educação principalmente gestores escolares devem-se conscientizar de  que a educação só será de qualidade se for uma educação de todos e para todos. Essa educação só será realmente possível se for almejada e planejada por todos e não apenas por apenas um.

             1.8 Referências bibliográficas

 Vasconcellos, Celso dos Santos, Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico  5ª edição são Paulo editora libertad, 1999;

  Projeto Político Pedagógico da Escola: Uma Construção Possível, Veiga, Ilma Passos Alencastro, Campinas São Paulo, editora Papirus 1995;

 Freire Paulo, Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, editora Paz e Terra, 2005;

Freire Paulo. A Educaçao na Cidade. São Paulo: editora Cortez 1991.

Temas Para um Projeto Político Pedagógico, Gardin Danilo e  Gandin Luis Amado; Pretopolis Rio de Janeiro editora Vozes.Ltda, 1999.   

Projeto Político Pedagógico Construção e Implementação na Escola autora: Medel, Cassia Ravena de Assis. Editora: autores associados.

Brasil lei nª 9.394,de 20 de dezembro de 1996 Lei e Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:http://www.presidencia.org.br-03/lei/l9394.htm.acesso em 02/03/2013

Celso dos Santos Vasconcellos fala sobre planejamento escolar, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/planejar-objetivos-427809.shtml acessado em 10/10/2013.