1MARCO ANTONIO BIZONi

RESUMO

O Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) tem como objetivo principal resgatar a função social da escola, a partir de uma reflexão sobre os aspectos pedagógicos que permeiam o cotidiano escolar. É de suma importância que os gestores, professores e comunidade escolar participam da elaboração do PPP. A função da escola em proporcionar um conjunto de práticas pré-estabelecidas tem o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem de conteúdos sociais e culturais de maneira crítica e construtiva. A escola ao tomar para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência dignidade na sociedade buscará eleger com objeto de ensino conteúdos em consonância com as questões sociais que marca cada momento histórico, cuja aprendizagem e assimilação são consideradas essenciais para que os alunos possam exercer seus direitos e deveres.  O PPP está voltado para construir e segurar a gestão democrática e se caracteriza por sua elaboração coletiva e não se constitui em agrupamento de projeto individual ou em um plano apenas construído dentro de normas e técnicas para serem apresentadas as autoridades. Conforme Libâneo (2004 p. 56) “O PPP é o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.”. O PPP traz para a escola a oportunidade de inovar, tendo mais autonomia e iniciativa para novas demandas que vão fazer sentido para o momento de vida presente do aluno, este projeto visa criar condições para que se discutam forma de garantir a toda escola brasileira o acesso ao conjunto de conhecimento socialmente elaborado e reconhecido como necessários para os exercícios da cidadania para que todos possam usufruir. É de suma importância parceria da gestão com o PPP. Remete a reflexão de processo de prática de gestão pedagógica orientada para segurar a aprendizagem dos alunos em consonância com PPP da escola, e tem como indicadores de qualidade: atualização periódica da proposta curricular, monitoramento da aprendizagem do aluno, inovação pedagógica, política de inclusão, planejamento da prática pedagógica, organização de espaço e tempo escolares, avaliação de programas e projetos desenvolvidos, planos de ação da escola de forma participativa e democrática. Portanto é imprescindível que a gestão democrática paute suas ações no âmbito pedagógico, proporcionando momentos de estudos coletivos e planejando suas atividades com ênfase na efetivação dos processos de ensino aprendizagem e para isso é necessário que toda a comunidade escolar esteja ciente de seu papel nos âmbitos individuais e coletivos.  

1.Formado Técnico em Mineração pelo Instituo Federal de Goiás, Cursando Licenciatura em Informática pela Universidade Estadual de Goiás, Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás e Pós graduado em Gestão Escolar pelo IDEA (Faculdade Suldamérica de Goiás)

 

Abstract

 

The Pedagogical political project (P.P.P.) has as main objective to rescue the social function of the school, from a reflection on pedagogical aspects that permeate everyday life at school. It is of the utmost importance that managers, teachers and school community participate in the drafting of the PPP. The function of the school to provide a set of pre-established practices is intended to help students take ownership of cultural and social content of critical and constructive way.  School to take for you to train citizens capable of competently dignity in society, will elect with teaching object content in line with social issues that marks each historical moment, whose learning and assimilation are regarded as essential for students to be able to exercise their rights and duties. The PPP faces to build and hold the democratic management and is characterised by its drafting is not collective and individual project group or on a plane just built within standards and techniques to be conveyed to the authorities. As Libâneo (2004 p. 56) "the PPP is the document that details goals, guidelines and actions of the educational process being developed at school, expressing the synthesis of social requirements and the legal education system and the goals and expectations of the school community." PPP brings to the school the opportunity to innovate, having greater autonomy and initiative for new demands that will make sense for the time of the student's present life, this project aims to create conditions to discuss how to ensure the entire Brazilian school access to socially produced and knowledge required for the exercises is recognised as citizenship so that everyone can enjoy. It is of the utmost importance management partnership with the PPP. Posts the reflection process of pedagogical practice management geared to handle students ' learning in line with the school's PPP, and has as quality indicators: periodic update of curriculum proposal, student learning, monitoring of pedagogical innovation, inclusion policy, planning of pedagogical practice, organization of school space and time, evaluation of programmes and projects developed, action plans of action School of participatory and democratic way school. Therefore it is imperative that the democratic management aligns your actions under educational, providing moments of collective studies and planning its activities with emphasis on implementation of procedures for teaching learning and teachings it is necessary that the whole school community is aware of its role in the individual and collective spheres.

 Este artigo tem por objetivo mostrar que a escola brasileira revela a necessidade de construção básica voltada para a cidadania, isso não se resolve apenas garantido ofertas de vagas nas escolas, mas sim oferecendo um ensino de qualidade, ministrado por professores capazes de incorporar ao seu trabalho os avanços das pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento e estarem atentas às mudanças sociais que ocorrem fora e dentro da escola.

O PPP nasce da necessidade de se construir informações que democratizem os espaços escolares e articulação da escola como um todo, e que todos os envolvidos na execução do PPP busquem transformações da realidade escolar e que o PPP não seja um documento visto como norma da escola e sim como o exercício da democracia através da participação dos gestores, professores e comunidade escolar. Para Veiga;

A gestão democrática implica primeiramente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização. A socialização do poder propicia a prática da participação coletiva, que atenua o individualismo da reciprocidade, que supera a expressão da autonomia, que anula a dependência, de órgão intermediário que elaboram políticas educacionais tais qual a escola é mera executadora. (VEIGA, 2002, p.18)

 

Como princípio do projeto pedagógico a gestão democrática entende que todos os envolvidos no trabalho escolar devem não apenas saber como a escola funciona, mas também participar na definição dos seus rumos. Nesse sentido projeto pedagógico diz respeito à democratização do acesso e permanência do aluno na escola. O projeto político pedagógico apresenta-se como um ato de coragem em enfrentar todas as dificuldades para construir a educação que se deseja. Ato de coragem por que parte do que está instituído, para rever o que precisa ser mudado e avançar na direção do que se deseja. Para GADOTTI

Um projeto político pedagógicos da escola, que é a sua historia o conjunto dos seus currículos e dos seus métodos, o conjunto de seus atores internos e externos e seu modo de vida. Um projeto sempre confronta esse instituído como o instituíste. Não se constrói um projeto sem uma direção política, um norte um rumo. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é também político. O projeto pedagógico da escola é assim sempre um processo inconcluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola. (Gadotti 1993 p.68)

O PPP configura uma proposta aberta e flexível a ser concretizada nas tomadas de decisões dentro do ambiente escolar. Na sociedade democrática ao contrario que ocorre nos regimes autoritários o processo educacional não pode ser instrumento para a imposição por partes de governos ditadores de projeto políticos onde a sociedade é obrigada a engolir sem discussão, bom exemplo disso é o programa de governo do Marconi Perillo “Pacto todos pela Educação”, que vem com um conjunto de receitas de como melhorar o rendimento escolar do aluno e de como os professores melhorarem suas aulas. Para isso o governo utilizou a meritocracia e um programa de pontuação para ver a competência do professor em sala de aula, através de provas diagnósticas de Português e Matemática, desrespeitando a realidade de cada escola e do aluno na relação de ensino aprendizagem. Porque os próprios livros que o governo federal os conteúdos são praticamente fora da realidade de nosso Estado, fazendo com que o professor trabalhe de forma escrava os conteúdos proposta pela Secretaria da Educação, utilizando vários livros. Tudo bem se o professor trabalhasse somente no Estado, mas como o salário é miserável, é necessário que o professor trabalhe também em outra escola, principalmente do município de Goiânia ou Aparecida. Para Cury:

A gestão democrática é um principio do Estado nas políticas educacionais que espelha o próprio Estado Democrático de Direito e nele se espelha, postulado a presença dos cidadãos no processo e no produto de políticas dos governos. Os cidadãos querem mais do que ser executores de políticas, querem ser ouvidos e ter presença em arenas públicas de elaboração e nos momentos de tomada de decisão. Trata-se de democratizar a própria democracia. Tal é caso dos múltiplos Conselhos hoje existentes no âmbito de controle e fiscalização de recursos obrigatórios para educação escolar, da merenda e de outros assuntos. Tal é o caso também dos orçamentos participativos em diversos municípios do país. É neste sentido que a gestão democrática é um principio constituinte dos Conselhos intra-escolares como os Colegiados, o Conselho da Escola, os Conselhos dos Professores e outras formas colegiadas de atuação.  (CURY, 2005 p.04)

 

O PPP deve resultar do próprio processo democrático, nas suas dimensões mais amplas, envolvendo a contraposição de diferentes interesses e negociação política necessária para encontrar soluções para conflitos sociais e educacionais. Cabe aos gestores garantirem um atendimento de forma planejada e assistida e com qualidade. Por isso é necessário estabelecer um acompanhamento da qualidade do trabalho desenvolvido pelo grupo gestor, professores e pais envolvidos nesse processo de ensino aprendizagem.

O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se em ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para necessidade de construir uma escola voltada para formação de cidadãos. Nesse mundo globalizado marcado pela competição e excelências em que progressos e avanços tecnológicos definem exigências novas para os alunos. Tal demanda impõe uma reflexão de mudanças e da elaboração de um projeto que orientam o trabalho cotidiano realizado pelos professores e gestores da escola pública. Segundo Piaget, em suas frases e pensamentos, esclarece que:

A principal meta da Educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores e descobridores. A segunda meta da educação e de formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar não aceitar tudo a que ela se propõe. (Fonte: frases e pensamentos de Jean Piaget)

 

O PPP é a construção de uma nova escola, uma escola voltada para o desenvolvimento, dos alunos, professores e comunidade escolar. Devem-se construir projetos articulado e integrado ações pedagógicas que envolvem toda a escola, valorizando o dialogo, a união, o trabalho coletivo de forma cooperativa, democrática e participativa. É importante que os gestores sejam abertos ao diálogo, à comunicação que aceitem ideias novas, troca de experiências com os professores, alunos, pais e todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Através do PPP a escola alcança seus objetivos, sonhos e constrói referencias buscando informações, realizando projetos futuros onde cada um tem o papel importante tendo o compromisso com a qualidade do ensino público. Segundo Vitor Paro, são fundamentais as seguintes situações:

Tomando a escola como o local onde se busca de forma sistemática e organizada, a apropriação do saber historicamente produzido e entendido a administração em seu sentido mais geral e abstrato de utilização racional de recursos para realização de fins determinados (PARO 1998, p. 18)

Consideram-se objeto da ação administrativa as praticas escolares realizadas com os propósitos de buscar racionalmente o objetivo pedagógico da escola. Trata-se, portanto, de examinar em que medidas os fatos e relações que tem no dia a dia da escola não apenas concorrem para os fins da educação escolar, mas o fazem de forma racional, ou seja, com os esforços e recursos adequados aos fins e orientados por estes e com emprego desses e esforços dando de maneira econômica, isto é, no menor tempo e com o mínimo possível de dispêndio (PARO 1998 p. 19-20). 

 

A escola precisa desenvolver políticas de valorização dos trabalhos exercidos no campo educacional, para isso é importante uma parceria entre gestores, professores e comunidade escolar, onde é garantido jornada de estudos, discussão entre professore e gestores dando condições para que possam ter acesso as informações mais atualizadas nas áreas de educação de forma que os projetos educativos possam ser elaborados pela equipe escolar. É preciso criar mecanismo e estabelecer metas a curta e longo prazo, com objetivos claros que norteiam todas as ações pedagógicas da escola.

Finalmente, os processos de construção do Projeto Político Pedagógico nas escolas precisam criar mecanismo para garantir a participação da comunidade escolar no processo de organização. Em uma gestão participativa e democrática todos devem atuar cooperando ativamente para atingir os objetivos comuns e não atuar de forma paralela cada um por si. A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos no processo de ensino aprendizagem, nas tomadas de decisão e no funcionamento da escola.

 

CONDENAÇÕES FINAIS

 

O presente trabalho demonstra a importância da relação entre uma gestão democrática na elaboração do Projeto Político Pedagógico, visando uma parceria de sucesso na busca de interesses coletivo em comum, em função da necessidade de construir uma escola voltada para a cidadania, buscando a transformação da realidade escolar e exercendo a democracia e a participação de todos.  Portanto, os desafios a ser conquistados pela equipe gestora enfrentam no dia a dia no âmbito escolar é trabalhar no coletivo, tendo como parceria professores, alunos e pais e com isso possível a adotar meios democráticos para construção e autonomia da escola e do PPP, tendo por vista uma construção de ensino aprendizagem de acordo com a realidade escola e do meio social onde a escola esta inserida, fortalecendo então ações sociais da educação em todas suas dimensões.

 

 

REFERÊNCIAS

 

CURY, Carlos Roberto. O principio da gestão democrática na educação. Disponível em <www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/gde/index.htm> acessado em 20/04/12 às 15 horas e 30 min.

 

 

GADOTTI, Moacir. Projeto Político Pedagógico da Escola – fundamentos para sua realização. In: GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José E. (org.). Autonomia da Escola – principio e proposta. 3ª ed. São Paulo: Cortez, p. 33-41.

 

 

LIBÂNEO, J.  C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Editora alternativa, 2004.

 

 

LUCK H. A. Escola participativa: O trabalho do Gestor escolar. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2005

 

PARO V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1998.

 

 

PIAGET, Jean. Biografia. Disponível em < www.psicoloucos.com/Jean-Piaget/biografia-de-jean-piaget.html> em 20/04/12 às 20 horas e 40 min.

 

VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola. Campinas: Papirus, 1995

 

______. Perspectiva para reflexão em torno do Projeto Político Pedagógico – Campinas. São Paulo: Papirus, 2002.