VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção coletiva. São Paulo: Papirus, 2000, p. 1 - 11.

O texto mostra a importância de se refletir sobre a concepção, a realização e avaliação dos PPPs, levando em conta seu dimensionamento organizador e decisivo nas práticas escolares. Para adequado entendimento dos leitores, ela apresenta suas reflexões norteadas e decompostas por três tópicos, que: conceitua os PPPs; aponta os princípios norteadores; e orienta a construção documental do projeto.

Para a autora, a organização do PPP – Projeto Político Pedagógico, esta diretamente ligada à organização da sociedade. É político no sentido de assumir compromisso com a formação do cidadão, preparando-o para determinado tipo de sociedade. É pedagógico, por atender sua intencionalidade através da educação representada pela instituição escolar que deve cumprir seu papel de formar cidadãos críticos e participantes ativos nas convivências sociais. Define projetar, como: lançamento, preparo e planejamento para um futuro desejado, juntamente com, pela e para toda a comunidade escolar, estendendo-se a todos os que direta ou indiretamente dela se beneficia.  O PPP não pode ser um documento construído apenas para atendimento das demandas burocráticas, tendo seus intentos esquecidos no decorrer do ano letivo. Melhor que isso, ele demanda um constante processo de reflexão para superação dos conflitos e do autoritarismo, proporcionando o novo, pelo qual se pode construir ou reconstruir os processos educativos emolduradores das sempre novas identidades sociais.

 Enumera cinco princípios que deverão ser observados nas construções dos PPPs, afim de que a escola alcance eficiência em seus resultados:

Igualdade de condições - cita Saviani que alerta para o fato de que existem desigualdades nos pontos de partida, mas que, deve ser garantida pela mediação escolar a igualdade no ponto de chegada.

  Qualidade - que deve ser propiciada a todos e compreendida além das metas quantitativas de acesso global.

Gestão democrática -  garantida por lei, devendo ser aplicada nas dimensões pedagógicas, administrativas e financeira, para rompimento com as tradições de domínios históricos, almejando a inclusão e participação de todos os envolvidos e beneficiados.

 Liberdade - que garante o direito da autonomia, tão necessária para o desenvolvimento das aplicações dos PPPs. 

Valorização do magistério – e ligada diretamente na formação inicial e continuada, nas condições de trabalho, na dedicação integral a escola, na redução do número de alunos nas salas e na remuneração que deve ser justa para garantia da sobrevivência dos docentes e seus familiares.

Para a construção dos PPPs aponta a necessidade de pelo menos sete elementos básicos:

 Finalidade - que deverá ser permeada para alcance dos objetivos que devem ser intencionalmente almejados;

Estrutura organizacional - composta pelas esferas administrativa e pedagógica;

 Currículo - sendo o meio pelo qual é feita a construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que essa construção se realize;

Tempo escolar que deve ser estudado e refletido pela equipe de educadores;

Processo de decisão - que deve ser conduzido de acordo com os interesses da comunidade escolar;

 Relações de trabalho - que deverão ser calcadas nas atitudes de solidariedade, de reciprocidade e de participação coletiva;  

Avaliação - enquanto ato dinâmico que qualifica e oferecem subsídios, imprimindo direção às ações dos educadores e dos educandos.

O texto é de fácil compreensão e mostra-se muito útil aos profissionais da educação e a todos quanto possa interessar. Oferece uma visão completa das constituições e significados impressos nos PPPs, assim como, evoca construções  reflexivas que devem estar presentes nas construções dos PPPs, condicionando definitivamente o seu sucesso.