ANTONIO WILSON SOUSA MATOS

Professor   Pedagogo e especialista em Psicologia das relações Humanas.

 

 

 

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO

JOGOS

 

O lúdico e a Matemática brincando e aprendendo

 

 

 

 

 

 

 

Os jogos e as atividades lúdicas tornaram-se significativas à medida que a criança se desenvolve, com a livre manipulação de materiais variados, ela passa a reconstituir, reinventar as coisas, o que já exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação só é possível, a partir do momento em que ela própria evolui internamente, transformando essas atividades lúdicas, que é o concreto da vida dela, em linguagem escrita que é o abstrato.

                                                                          Piaget (1973)

Justificativa

Hoje a discussão a cerca da importância dos jogos no ensino da Matemática vem se concretizando e ganhando um significativo espaço na educação. Entretanto, as crianças possuem uma grande capacidade de raciocinar e colocar em prática sua capacidade de resolver situações-problemas, caracterizando objetos e buscando uma linha de resolução baseada em elucidações próprias. A proposta dos jogos em sala de aula consiste em uma importante ação que possibilita o desenvolvimento social e o processo ensino-aprendizado do educando, pois alguns alunos ainda se “fecham”, tem vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos, de expressar dúvidas, a Matemática se torna um problema para eles.

O processo de construção do ensino e aprendizado da Matemática é longo e resulta da interação dos alunos com o meio de ensino e com professor. Percebe-se que os jogos possibilitam uma melhor compreensão do processo de interação deixando-o cada vez mais agradável o ambiente de ensino, e possibilitando outros significados ao estudo da Matemática. A utilização de atividades lúdicas e o material concreto no ensino da Matemática tem uma grande importância para o desenvolvimento cognitivo e sócio cultural, desenvolvendo suas praticas e habilidades aliando a aquisição do conhecimento. Neste sentido verifica-se a existência de aspectos que justificam a incorporação do jogo nas aulas. São estes: o caráter lúdico, o desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação de relações sociais. A psicologia do desenvolvimento destaca que a brincadeira e o jogo desempenham funções psicossociais, afetivas e intelectuais básicas no processo de desenvolvimento. O quesito motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor ao repassar os conteúdos. Para despertar o interesse do aluno para a aprendizagem é necessário o uso de uma linguagem atraente, capaz de aproximá-lo o máximo possível da realidade, transformando os conteúdos em vivência.

Objetivo geral

Despertar na criança o prazer pela aprendizagem da Matemática, criando meios e rotinas deferentes em sala de aula para despertar o interesse do aluno pela a disciplina. A aprendizagem através de jogos, como dominó, palavras cruzadas, memória e outros permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária.

Objetivos específicos

  • Desenvolver a criatividade, a sociabilidade e as inteligências múltiplas;
  • Dar oportunidade para que aprenda a jogar e a participar ativamente;
  • Desenvolver o  processo de interação  entre os alunos
  • Desenvolver o  processo de interação  entre o aluno e professor
  • Adquirir novas habilidades;
  • Aprender a lidar com os resultados independentemente do resultado;
  • Aceitar regras;
  • Respeitar essas regras;
  • Fazer suas próprias descobertas por meio do brincar;
  • Desenvolver e enriquecer sua personalidade tornando-o mais participativo e espontâneo perante os colegas de classe;
  • Aumentar a interação e integração entre os participantes;
  • Lidar com frustrações se portando de forma sensata;
  • Proporcionar a autoconfiança e a concentração.

Conteúdos

Jogos- Quebra-cabeça com figuras, dominó dos números, dominó colorido; Jogo da memória com, Boliche; Peãozinho; Produção de massinha; Brincando com quebra-cabeça de madeira; xadrez, damas, trilhas jogo de possibilidades  e outros.

Brincadeiras dirigidas- Cobra-cega; Andar de trem; Corre cotia; Batata quente; Vamos passear (jogo simbólico); Dança da cadeira; Dança com bexigas;

Etapas do desenvolvimento

  • Socialização e introdução as regras de competição de cada jogo ou brincadeira  a ser desenvolvida.
  • Aulas interativas com vídeos
  • Confecção de jogos
  • Jogos em grupos
  • Jogos em duplas
  • Desafios individuais
  • Competições animadas e divertidas
  • Fazer acompanhamento do desenvolvimento das atividades
  • Organização da sala de aula- sempre manter a sala organizada quando trabalhar em grupo.
  • Jogos online- trabalhar alguns jogos envolvendo as operações, dividindo os alunos em grupos.

Recursos Utilizados: Cartolina, papelão,  pincel, tinta guache, cola, farinha de trigo, palitos de sorvete, revistas, folhetos de supermercados  material dourados e material concreto.

Anexos

Sugestões de Jogos

  • Quebra-cabeça com figuras; dominó dos números e quantidades; Jogo da memória; Boliche; Xadrez ; Dama ; Jogo da tabuada ; Jogos de possibilidades ; Trilhas, Quadrado mágicos, Jogo das operações, pintado o sete, trilha dos saberes, dominó geométrico, travessia do rio, cubra a diferença dentre outros jogos.

Sugestões de brincadeiras

  • Cobra-cega; andar de trem; batata quente; põe a mão na cabeça, boca do palhaço corrida de piões dentre outras brincadeiras que também tem sua importância no processo cognitivo e aquisição de conhecimento.

Avaliação

  • Nas atividades propostas, as crianças devem ser convidadas a sentarem-se em circulo para iniciar uma roda de conversa para a socialização dos  mais variados assuntos (regras e fundamentos dos jogos, meu brinquedo favorito, minha família, os combinados, dialogar sobre as atividades em grupo e dupla entre outros);  após, apresenta-se à proposta, falando sobre o projeto e a atividade a ser desenvolvida naquele dia.
  •  Dialogar sobre o tema do projeto e o que este significa os educando-os deve ter acesso aos diversos tipos de jogos e brincadeiras, tanto livres como de regras simples, promovendo assim o desenvolvimento do raciocínio lógico de todo o grupo, respeitando a etapa desenvolvimento individual de cada criança.

 

Referência Bibliográfica

ANTUNES, Celso. Jogos para estimulação das Múltiplas Inteligências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

PIAGET , J. A psicologia da criança. Ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

Mattos, Elizete de Lourdes - Brincando e aprendendo -Brincadeiras de roda; Atividades lúdicas para alfabetizar.

Pacto Nacional pela alfabetização na idade Certa: jogos na Alfabetização Matemática/ Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio á Gestão Educacional. - Brasília: MEC, SEB, 2014.

http://www.pedagogia.com.br/projetos.php

http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/projeto_jogos.html