UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

CURSO DE EXTENSÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

 

 

 

 

 

 

RIVAILDA TAVARES DA ANUNCIAÇÃO DAMASCENA

 

 

 

 

 

 

 

 

OS LUGARES E SEUS ACONTECIMENTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iguaí-Bahia

2012

 

 

 

RIVAILDA TAVARES DA ANUNCIAÇÃO DAMASCENA

 

 

 

 

 

 

OS LUGARES E SEUS ACONTECIMENTOS

 

 

 

 

 

Projeto de aprendizagem apresentado ao Curso de Extensão Mídias na Educação, como requisito parcial para conclusão do Curso.

 

Tutor: Kelly Oliveira Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iguaí-Bahia

2012

 

 

 

1 APRESENTAÇÃO /JUSTIFICATIVA

 

Quando observamos um lugar, podemos descrever os elementos que formam a paisagem desse lugar: florestas, campos, indústrias, vilas, etc. No entanto, para que essa paisagem possa ser vista como dados geográficos têm que estabelecer as relações econômicas e sociais, responsáveis pelo retrato de um lugar no espaço geográfico a paisagem.  Como consequência, as paisagens modificam-se, conforme as relações econômicas e sociais que ocorrem nesse espaço.

O ensino de Geografia pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva. Para tanto, porém, é preciso que eles adquiram conhecimentos, dominem categorias, conceitos e procedimentos básicos com os quais este campo do conhecimento opera e constitui suas teorias e explicações, de modo a poder não apenas compreender as relações socioculturais e o funcionamento da natureza às quais historicamente pertence, mas também conhecer e saber utilizar uma forma singular de pensar sobrea realidade: o conhecimento geográfico.

Outra característica importante no mundo atual é o desenvolvimento das camadas tecnológicas da comunicação e da informação. O mundo de hoje é um mundo de grandes avanços tecnológicos, sobretudo nas áreas de comunicação e da informação. Por outro lado, esses avanços permitem simultaneamente, ou seja, tornam possível presenciar dos os fenômenos e acontecimentos, já que a comunicação ocorre em tempo real; permitem colocar a disposição, para todo mundo, todo o conhecimento acumulado.

Mas por outro lado, a comunicação de massa tem levado a um processo de homogeneização cultural como a universalização dos gostos, da alimentação, dos hábitos de consumo, do lazer, dos modelos de vida social e de democratização de ideia de consumo, do ideal de consumo.

O advento das tecnologias nas áreas apontadas leva a que as pessoas vivenciem o mundo de modo mais próximo, provocando familiaridades antes impossíveis entre determinado lugares e suas representações pelos meios de comunicação; com essas tecnologias é também possível impor estilos de vida internacionais, globais, por meio da adesão, por cidadãos do mundo inteiro.

         A Geografia e a História têm a especialidade de favorecer uma maior integração entre o ambiente das pessoas e da sociedade da qual ele faz parte, possibilitando aos mesmos uma visão mais abrangente e critica desta sociedade da qual ele é parte integrante e agente construtor.

Cavalcante (2008) cita; [...] que a proposta de ensino de geografia pautado no processo de formação de conceitos geográficos pelos alunos já estão presentes no conjunto de contribuições recentes do campo da didática da geografia.

Segundo os PCNs, quando se estuda a paisagem local deve-se procurar estabelecer relações com outras paisagens e lugares distantes no tempo e no espaço para que elementos de comparação passem a serem utilizados na busca de semelhanças e diferenças, permanências e transformações, explicações para os fenômenos que ai se encontra presentes.

Para atender as demandadas e mesmos as adversidades atuais, centralizando a geografia com necessidade de mundo, iremos trabalhar os lugares e seus acontecimentos descrevendo a modernização do modo de vida e sua relação com a problemática ambiental, a cartografia como instrumento na aproximação dos lugares que fazem parte do município de Iguaí, a paisagem cultural local.

Quantos de nós passamos avida sem conhecer um edifício histórico que marca a paisagem local, uma área de preservação natural do município ou os acontecimentos que fizeram o lugar onde vivemos ser aquilo que é hoje? Aqui, a escola tem um papel essencial: com atividades desenvolvidas, os alunos poderão conhecer o patrimônio histórico e natural da sua cidade, região e país por meio de visitações, literaturas, entrevistas e imagens, além disso, o projeto permitirá que os alunos aprendam a valorizar o patrimônio histórico-cultural e natural  tornando-se critico e participativo.

Com o avanço tecnológico, o homem criou uma série de mecanismos para facilitar a manipulação dos elementos da natureza, máquinas e equipamentos facilitaram a vida do homem e dinamizaram o processo de exploração de recursos, como os minerais, além do desenvolvimento de toda produção agropecuária com a inserção de tecnologias, como tratores, plantadeiras, colheitadeiras e muitos outros. Quando se propõe uma relação com a paisagem e os lugares, queremos orientar um aprendizado escolar que se organize não mais em função de conteúdos informais para serem transmitidos, mas sim que a função das habilidades e competências onde os alunos possam desenvolver e da continuidade como o recurso cultural construindo ao longo dos anos.

 Uma abordagem que pretende ler a paisagem local, estabelecer comparações, interpretar   as múltiplas relações entre a sociedade e a natureza de um determinado lugar, pressupõe uma inter-relação entre as disciplinas de Geografia e História. Acreditamos que a geografia deverá assumir seu papel de leitura de mundo discutindo os conceitos e conteúdos que irão contribuir para desvendar o contexto social impresso nas paisagens, lugares e nas pessoas.

Ao abordar criticamente as linguagens visuais no processo de ensino-aprendizagem, essa prática cria uma mediação entre o fazer e o refletir que o aluno, mesmo fora da universidade, conseguirá desenvolver. Para Vygotsky (1987), os processos de funcionamento mental do homem são fornecidos pela cultura, através da mediação simbólica.

Portanto, para se efetuar qualquer estudo geográfico a respeito da percepção da paisagem, visando à implementação de medidas de reorganização do espaço urbano e de ocupação territorial, teremos que entender como é que as pessoas sentem e entendem o lugar em que vivem se esperam alguma mudança e quais as mudanças que querem que sejam implementadas para melhorar a sua qualidade de vida.

Enfim, a tarefa da escola é justamente proporcionar elementos, por meio do ensino de diferentes conteúdos, especialmente os de geografia, para que os alunos possam fazer o elo entre o que acontece nos lugar em que vivem, na sua vida, no seu cotidiano, e o que acontece nos em outros lugares do mundo, trabalhando assim com superposições de escalas e análises, local e global.

  2 OBJETIVOS

Objetivo Geral

 Desenvolver a capacidade de observar e representar o espaço observado e saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

 Objetivo específico

  • utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros;
  • valorizar as ações coletivas que repercutem na melhoria das condições de vida das localidades;
  • conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições;
  • fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens;

3 INTERVENÇÕES DIDÁTICAS

Escola Creche Casulo Miralva Evangelista

Público alvo: Alunos do 3º Ano

Turno: vespertino

1º momento – Apresentação e discussão do tema

Reuniremos os alunos em grupo e faremos a apresentação do tema ser realizado pela turma em seguida os alunos serão divididos em grupos para melhor desenvolvimento do trabalho. Farei a apresentação dos subtemas e pedirei sugestões dos alunos do que eles gostariam de pesquisas. Depois da definição dos temas pelos grupos. Em seguida entregarei a cada grupo os subtemas onde eles poderão avançar nas suas pesquisas. O tempo estimado esse momento será de a utilização de 10 aulas que corresponderá três semanas. A avaliação será feita através do envolvimento dos alunos.

2º momento – Estudos necessários sobre o tema

Iremos utilizar o computador, máquinas fotografias, filmadora, celular e fotografias antigas da cidade onde retratava a paisagem do lugar. A pesquisa será realizada no município de Iguaí e nos entornos da cidade, pois a maioria dos alunos são moradores da meio rural. Após as pesquisas realizadas faremos a apresentação dentro da sala de aula para que sejam analisados por todos os grupos os materiais produzidos por eles. A participação da professora será a de planejar, acompanhar e executar junto com os alunos todas as etapas da pesquisa para a realização do projeto. Junto com os grupos iremos fazer um levantamento de todo o material adquirido com a pesquisa de campo para a montagem da apresentação do projeto. O tempo estimado necessário para o levantamento do material apresentado será no mínimo de 05 aulas que corresponde uma semana. O professor e o aluno devem avaliar tudo o que foi feito durante a pesquisa, ressaltando o que foi estruturado como desejo do grupo e a integração das áreas do conhecimento.

3º momento – Construção do material de apresentação

As mídias que serão utilizadas pelos alunos será o computador, data show. Os alunos utilizarão slides, filmes de curta metragem e material impresso sobre a realização da aprendizagem no desenvolvimento do projeto. Iremos distribuir os grupos da seguinte forma: o grupo I fará a apresentação do projeto e a sua importância, o grupo II fará um relato sobre a história da cidade, o grupo III apresentará como era a cidade no passado e como é no presente e o quarto grupo apresentará as modificações ao longo dos anos o que foi positivo e o que está sendo negativo para a cidade e natureza. Iremos utilizar 04 aulas para a realização da culminância do projeto. Observar os registros dos alunos, a participação e a aprendizagem dos conteúdos.

5 AVALIAÇÃO

 

  • Envolvimento dos alunos;
  • Observar se os alunos perceberam as várias possibilidades de periodizar a história da cidade.
  • Através da apresentação do material realizado na pesquisa de  campo;
  • Observação dos registros dos alunos, a participação e a aprendizagem dos conteúdos.
  • Fichas
  • Relatórios

 REFERÊNCIAS

 CAVALCANTE, L.S. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, São Paulo. Papirus,2008.

 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf. Acesso em 20/06/2012.

 VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento  e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.