CMEI PROFESSORA DJANIRA FREIRE DA MOTA
PARNAMIRIM - RN ? SETEMBRO DE 2010
NÍVEL II ? TURMA DE 03 ANOS
PROFESSORA: NINODJA BARBALHO

PROJETO:
NOSSO BAIRRO: CONHECENDO-O MELHOR PARA PRESERVÁ-LO.

JUSTIFICATIVA

Este projeto intitulado de "Nosso Bairro: conhecendo-o melhor para preservá-lo", será desenvolvido de forma interdisciplinar com os alunos do Nível II, da Educação Infantil, CMEI Prof Djanira Freire da Mota, tendo em vista a necessidade de os alunos entenderem e internalizarem a importância da preservação do meio ambiente partindo da realidade local. Neste sentido, buscaremos estabelecer com os alunos e a comunidade escolar uma reflexão mais abrangente sobre a degradação ambiental existente no Loteamento Sonho Verde, localidade pertencente ao bairro, onde muitos alunos residem, especificamente em relação às queimadas praticadas na faixa de mata atlântica que se estende pelo loteamento, ao acúmulo de lixo depositado na mata e nos terrenos baldios, a queima do lixo domiciliar (já que a coleta de lixo é assistemática e irregular naquela localidade) e a criação irregular do gado (pastagem extensiva).

Como procedimentos metodológicos, serão realizados: rodas de conversa para levantamento de conhecimentos prévios, aula de campo pelo bairro, questionários respondidos pelos pais sobre aspectos positivos e negativos do bairro, desenhos produzidos pelos alunos, passeata ecológica pela escola, confecção coletiva de cartazes e mural com as fotos das atividades realizadas, exposição no pátio da escola. Como produto final, haverá a confecção de uma Cartilha de Educação Ambiental a ser entregue às famílias dos alunos e a comunidade local, com vistas à aquisição de atitudes positivas diante do meio ambiente local, a mudança de atitudes e a formação do sujeito ecológico.

Como Referencial Teórico, utilizaremos as seguintes obras: BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2002. Vol 3: Conhecimento de Mundo; e CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2008. 4ª Edição. Docência em Formação. Problemáticas Transversais. 256p, por acreditarmos que a formação do sujeito ecológico e o respeito ao meio ambiente devem ser cultivados desde a infância. Este projeto terá duração de dois meses ? de setembro a novembro, sendo retomado com os alunos sempre que necessário.

OBJETIVOS

GERAIS:

Possibilitar uma reflexão crítica e abrangente sobre as causas e conseqüências da degradação ambiental do bairro partindo-se da leitura da paisagem local.
Evidenciar as principais implicações ambientais no Loteamento Sonho Verde, pertencente ao Bairro de Cajupiranga (Parnamirim ? RN) ocasionadas principalmente pelo crescimento urbano desordenado no referido local, com vistas a suscitar uma reflexão em torno dessa problemática e propor medidas efetivas que contribuam para a conservação e preservação da referida localidade.

ESPECÍFICOS:

?Realizar o levantamento bibliográfico sobre o tema a ser pesquisado;
?Realizar uma aula de campo no Loteamento Sonho Verde com os alunos da Educação Infantil de 03 e 04 anos com o objetivo de identificar e evidenciar os principais problemas e implicações ambientais;
?Pesquisar a respeito da legislação ambiental municipal, estadual e nacional identificando as medidas punitivas para determinados crimes ambientais;

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Rodas de conversa para levantamento de conhecimentos prévios, aula de campo pelo bairro, questionários aos pais sobre aspectos do bairro, desenhos produzidos pelos alunos, passeata ecológica pela escola, confecção coletiva de cartazes e mural com as fotos das atividades realizadas, exposição no pátio da escola, confecção de uma Cartilha de Educação Ambiental.

RECURSOS DIDÁTICOS

Máquina fotográfica digital, computador, impressora, papel ofício, cartolinas, giz de cera, lápis de cor, atividades impressas, quadro mural, fotografias e desenhos escaneados, cola, tesoura, fita adesiva, dentre outros.

RESULTADOS

Distribuição da Cartilha de Educação Ambiental às famílias dos alunos e a comunidade local, com vistas à aquisição de atitudes positivas diante do meio ambiente local, a mudança de atitudes e a formação do sujeito ecológico.

REFERÊNCIAS

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2002. Vol 3: Conhecimento de Mundo.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2008. 4ª Edição. Docência em Formação. Problemáticas Transversais. 256p.