PROJETO MODELO FARMÁCIA PONTO AMBIENTAL
Por Rodrigo Dallacosta
17/03/2011
[email protected]



RESUMO

O projeto farmácia ponto ambiental, é um projeto novo e inovador na área do meio ambiente, e está em faze de desenvolvimento por alguns alunos do curso de tecnologia em gestão ambiental da cidade de Joaçaba - SC, em parceria com as farmácias locais e secretaria do meio ambiente, com o objetivo de atender ou minimizar um problema ambiental pouco conhecido pela população, que é o descarte de medicamentos, que os consumidores possuem em suas residências, e não sabem o que fazer ou onde descartar, quando não mais necessários para eles ou quando tais medicamentos já se encontrão com o prazo de validade ultrapassado.


INTRODUCÃO


Os medicamentos em geral são fabricados a partir de sustâncias químicas das mais diversas categorias, e são benéficos a nossa saúde, mas extremamente nocivo ao meio ambiente, justamente por conter tais substancia químicas que em contato direto com a natureza, poluem o solo e logo em seguida os lençóis freáticos, rios e lagos. A população Brasileira assim como a do resto do mundo, são consumidores exagerados de medicamentos e muitas vezes até compulsivos, o que acarreta em uma grande quantidade de medicamentos presentes dentro de nossos lares.

O problema ambiental escondido por de trás do habito aparentemente inofensivo para a saúde humana que é o consumo exagerado ou desnecessário de medicamentos, está relacionado justamente com o descarte destes medicamentos domiciliares, quando não mais necessários para nós ou quando os mesmos se encontrão com o prazo de validade ultrapassado.

Normalmente o que estamos acostumados a fazer quando isso ocorre, é descartá-los junto com o nosso lixo domiciliar, que logo em seguida é coletado e transportado para os lixões ou aterros sanitários, espalhados nas cidades, e é neste momento que ocorre um serio problema de impacto ambiental, impacto esse que visamos através do nosso projeto minimizar as conseqüências, pois se maximizarmos as proporções e fazermos uma estimativa de quanto de medicamento são descartados no meio ambiente em um dia, mês ou ano, em um país do tamanho do Brasil, consequentemente teremos algumas toneladas de produtos extremamente químicos e tóxicos, despejados em nossos solos e bacias hidrográficas, prejudicando a qualidade da água, fauna e flora aquática e a própria população.


EXPECTATIVAS


As perspectivas do projeto FARMÁCIA PONTO AMBIENTAL, é atender as farmácias localizadas no município de Joaçaba- SC. Totalizando um numero de (17) dezessete farmácias, e uma população de aproximadamente (25.000) vinte e cinco mil habitantes, com um fluxo total de aproximado (51.500) cinqüenta e um mil e quinhentos habitantes, contando com a circulação das populações das cidades vizinhas, que hoje não sabe como e onde descartar seus medicamentos.

E criar nas pessoas um habito de descartar seus medicamentos nos pontos corretos de recebimento, assim como existe hoje, por exemplo, os locais corretos para o descarte de baterias de aparelhos eletrônicos, lâmpadas florescente, aparelhos celulares entre outros.

Que o projeto FARMÁCIA PONTO AMBIENTAL, seja utilizado como modelo para outros municípios de todo o Brasil.


DIRETRIZES


I- O projeto deve ser desenvolvido em parceria com as farmácias locais, prefeitura municipal, secretaria do meio ambiente e secretaria de saúde.
II- Para que o projeto seja bem sucedido, é fundamental uma campanha de conscientização da população municipal ou local, através de difusão em rádios, jornais, panfletos, imprensa, escolas.
III- O projeto propõe uma mudança de habito nas pessoas, criando uma consciência ambiental nova sobre a questão, incentivando a educação ambiental no dia a dia das pessoas, e colaborando para a sustentabilidade.
IV- O projeto visa após a sua implantação, e o bom funcionamento, se tornar lei ou resolução municipal.
V- Fornecer dados para as secretarias envolvidas no projeto, de quanto medicamento é descartado em um determinado período de tempo em um determinado município, fazendo estimativas de quanto resíduos químicos foram evitados de serem despejados no meio ambiente sem controle e tratamento adequado.
VI- Promoção da saúde publica e ambiental.
VII- As secretarias envolvidas no projeto devem arcar com as despesas de confecção e manutenção das urnas, e ficam responsáveis também pelo transporte e substituição das urnas quando necessário.


1 IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO


O projeto é iniciado e elaborado através de uma formação de consciência ambiental, e uma mudança de habito na população, que antes era acostumada a descartar seus medicamentos como lixo domiciliar. Agora com a implantação do projeto chamado FARMÁCIA PONTO AMBIENTAL, a intenção é que todas as farmácias de um determinado município possuam em seus estabelecimentos uma urna exclusiva, para que a população possa ali fazer o descarte de medicamentos, não mais utilizados por elas, essa urna deverá ser personalizada com a logo marca "brasão" da prefeitura municipal e telefones de contato das secretarias de saúde e meio ambiente municipal, quando possuir. Assim que o proprietário da farmácia, detectar que a urna está cheia ou necessita ser trocada, ele entrará em contato com os respectivos órgãos responsáveis municipais, para fazer a coleta e troca da urna. É importante salientar que o objetivo da implantação das urnas nas farmácias, é para que o consumidor e população local possam descartar seus medicamentos, e não para que a farmácia as utilize para fazer o descarte de seus próprios medicamentos, ao menos que assim seja autorizado pelas secretarias municipais competentes.


1.1 DESCARTES DOS MEDICAMENTOS


A urna contendo os medicamentos descartados, deve ser encaminhada para a secretaria de saúde municipal, para que os medicamentos possam ter o destino correto. É importante também se fazer, uma contagem da quantidade de medicamentos descartados e a pesagem dos mesmos, a fim de gerar algumas informações, tanto para a secretaria de saúde, como a secretaria do meio ambiente das quantidades descartadas. Logo após, os órgãos municipais, ficam encarregados de dar destino correto para tais medicamentos.


1.2 DIVILGACÃO DO PROJETO


Após a implantação das urnas nas farmácias locais, vem à parte mais importante do projeto, a divulgação para a população. Essa divulgação pode ser feita nas formas em que as secretarias envolvidas no projeto, acharem mais viável. Podendo utilizar-se de meios de comunicação tais como: jornais, rádios, canais de televisão de emissoras locais, panfletos, empresas, e através das próprias farmácias e farmacêuticos, cartazes e divulgação nas unidades escolares municipais. O mais importante é que a informação sobre a implantação do projeto chegue ao maior numero possível da população.


CONCLUSÃO


Contudo o objetivo real da implantação do projeto FARMÁCIA PONTO AMBIENTAL, é a formação de uma consciência ambiental na população e a própria preservação ambiental, apresentando uma solução simples e de baixo custo de implantação, para um problema ambiental da modernidade, que é justamente a contaminação do solo e água, por produtos químicos contidos nos medicamentos, evitando que milhares de toneladas de medicamentos acabem por serem descartados no meio ambiente, sem receber o devido tratamento antes.

Outro objetivo que esperamos conseguir com a implantação do projeto, é despertar o interesse de outros municípios nele, para que ele sirva de modelo para a implantação nos demais. Também alimentamos a esperança de que o bom andamento e funcionamento do projeto, o torne lei ou resolução federal, e se espalhe por todo o Brasil. Desta forma conseguiremos evitar que uma maior quantidade desses substancia químicas, seja depositada irregularmente na natureza de forma á poluir nosso solo e águas.

Fornecer um número maior de informação para as secretarias responsáveis, sobre o consumo e o descarte de medicamentos no Brasil, e gerar estatísticas sobre a questão.