PROJETO INTERDISCIPLINAR: LEVANTAMENTO ARBORÍSTICO

1- Título do Projeto: 

Caracterização e Localização da Flora.

2- Coordenador do Projeto:

Ânderson Tavares Alves.

3- Professor Participante do Projeto:

- Thaís (Biologia)

- Fernando (Português)

- Waldizia (Ciências)

4- Diretora:

- Adriana Márcia Ribeiro Ferrari

Supervisora:

- Gláura Lúcia de Almeida

5- Escola de Origem do Projeto:

Escola Estadual “Professor Rousset”

6- Resumo:

O Projeto, ora apresentado, é uma iniciativa interdisciplinar com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade ambiental, ao mesmo tempo, sensibilizar seus usuários com relação à importância de conhecer e preservar a flora existente no perímetro escolar. Tem como objetivo final minimizar os impactos sobre a flora existente entorno e nas áreas limite do referido empreendimento. Apresenta, ainda, um conjunto de procedimentos que, quando efetuados, constituirão uma compensação por impactos já estabelecidos dentro da área a ser preservada, como resultado direto ou indireto de destruições conscientes ou não.

Palavras - chave: Interdisciplinaridade, sustentabilidade, mudança de comportamento, participação, sensibilização, planejamento, gestão.

7- Justificativa: O tema da gestão ambiental sustentável se insere numa das linhas priorizadas, voltada para a realização de estudos ambientais com destaque para a disposição e manejo adequado, monitoramento e manejo sustentável de recursos naturais e avaliação de impactos sócio-econômicos e ambientais. O projeto tem a característica de programa voltado para ações permanentes, tendo em vista o monitoramento dos resultados alcançados. Esses resultados permitirão avaliar os métodos adotados de planejamento e gestão e a melhoria da qualidade da escola. A escola tem, dentre suas metas, despertar em seus alunos o comprometimento ambiental com o seu papel na construção do desenvolvimento sustentável, na abordagem de conteúdos técnicos e, ao mesmo tempo, serem preparados para adotar uma atitude proativa de melhoria da qualidade de vida. Desta forma, o Projeto propõe promover ações integradas interdisciplinarnente, com responsabilidades compartilhadas para tornar a E. E. “Professor Rousset” uma referência na área de gestão ambiental sustentável. Sua divulgação servirá para a implantação de projetos semelhantes, em unidades públicas e privadas, além de capacitar os alunos a atuarem como multiplicadores dessa experiência.
Esse é o fator motivador desse Projeto, sob Coordenação do Professor Anderson Tavares Alves, que se dispõe a implementar o processo de conscientização ambiental, que deverá envolver todos os protagonistas da escola, em todos os níveis de atuação. Um projeto que busca localizar, identificar, monitorar e divulgar todas as espécies vegetais existentes no perímetro escolar. A participação dos alunos é de extrema importância na elaboração, implantação e conclusão do referido Projeto. A formação de cidadãos comprometidos com seu papel na sociedade é fundamental para a mudança de comportamentos relacionados à construção de práticas sustentáveis eficientes, que propiciem melhor qualidade de vida interplanetária.

8- Objetivos:

Objetivo geral:

Difundir valores socioambientais, consequentemente despertar a atenção para a flora existente na Escola Estadual “Professor Rousset”, por meio de ações teóricas e praticas interdisciplinares que possibilitem a mudança de comportamentos e a aquisição de atitudes ambientalmente corretas no seu cotidiano.

Objetivos específicos:

- Caracterizar a flora existente no ambiente escolar;

- Sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da flora existente na Instituição em quer atuam;

- Criar um núcleo gestor responsável pela coordenação das ações, monitoramento e avaliação de resultados, de alternância periódica, integrado por representantes dos usuários;

- Divulgar, apoiar e fiscalizar os projetos de gestão sustentável oriundos do setor público, iniciativa privada e sociedade civil organizada;

- Compreender, monitorar e reduzir a destinação final adequada dos resíduos gerados, para reutilização e /ou reciclagem.

9- Resultados Esperados: - Mudança de comportamentos dos envolvidos no Projeto, com a busca da qualidade ambiental.

- Fortalecimento da imagem da Instituição com parceira da sociedade na disseminação de conhecimentos e práticas sustentáveis.

- A valorização e reconhecimento interdisciplinar.

- Conscientização e atuação da comunidade regional, em prol do ambiente, através das etapas desenvolvidas pelo Projeto em foco.

10- Proposta de ações:

Considerando minucioso estudo feito e busca de embasamento das premissas desse trabalho, depois de todo documentário e observações feitas, faz-se necessário e pertinente que sejam apresentadas ações que permitam uma possível mudança desse quadro real da flora ambiente. Para isso, propõe-se:

- Levantamento do perfil ambiental da E. E. ”Professor Rousset” (se possui área verde, horta, separação de lixo, etc.);

- Levantamento dos Projetos que já foram desenvolvidos nas escolas;

- Mobilização de toda a comunidade escolar para a implantação de atividades que conscientizem sobre as questões ambientais;

- Realização de campanhas educativas utilizando os meios de comunicação disponíveis (imprensa falada e escrita, TV regional, distribuição de panfletos, folders, cartazes), a fim de informar e incentivar a população em relação à problemática flora/escolar;

- Trabalhar as demais Disciplinas da Escola, envolvendo-as no processo de conscientização e ação ambiental, propostas nesse Projeto;

- Promover a integração entre Escola, comunidade e as organizações que trabalham nas diversas dimensões da questão ambiental (Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, IAP, ONGs etc.), com o objetivo de ampliar o conhecimento e efetivar a implementação do referido Projeto.

11- Metodologia:

O Projeto adota como referência o método utilizado pelo Governo de Minas Gerais para a gestão ambiental sustentável em suas unidades, que tem como premissa a educação e a mobilização dos seus servidores. Também propõe ações interdisciplinares que visem saídas para problemas da disciplinaridade. Fundamentado nesse método e no diagnóstico da qualidade ambiental da Escola, será utilizada a pesquisa qualitativa, com documentação fotográfica, entrevistas com os envolvidos, observação da área estudada e levantamento de dados diagnósticos, em todas as etapas de implantação e implementação do Projeto.

12- Referências bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Brasília, 1997. GUIMARÃES, Mauro. Dimensão Ambiental na Educação. 3ª Ed. São Paulo: Papirus, (1995, p.30): MARCATTO, Celso. Educação ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002. MORENO, M. Temas transversais em educação. 5 ed. São Paulo: Ática, 1999. SILVA, José Dujardins. Construção da proposta pedagógica. Brasília, 2002, p. 53. SISEMA/FEAM/IEF/IGAN - AMBIENTAÇÃO: Educação Ambiental em Prédios Públicos do Governo de MG. Belo Horizonte, 2002 VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em administração.5 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2004, p.96.