Patrícia Freire Santa Rosa dos Santos*

Lucivânia da Silva**

 RESUMO

 

O Código de Trânsito brasileiro (CTB), lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Para tanto, o referido artigo pretende oferecer as crianças da pré-escola à oportunidade de desenvolver habilidades e competências que tragam posturas e atitudes voltadas ao bem comum, enfatizando, sobretudo, valores de identidade, autonomia, ética e cidadania, especialmente no que tange o transito brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE: Trânsito. Educação infantil. Interdisciplinaridade. 

  *Pedagoga, especialista em psicopedagogia.

** Pedagoga, especialista em Gestão educacional.

2 JUSTIFICATIVA

 O projeto interdisciplinar de educação para o trânsito: uma proposta pedagógica para a educação infantil foi elaborado a partir da preocupação que tínhamos enquanto Instituição de ensino, especificamente em educação infantil, em desenvolver atividades de ensino-aprendizagem voltadas para a conscientização da educação para o trânsito, que possibilitassem a criança adquirir o respeito às regras e leis percebendo o valor das normas sociais quanto à segurança individual e  coletiva.   

 O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

“A Educação para o trânsito, em consonância com o art. 76, inciso II, da lei Federal nº 9.503, de 23/09/1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro – CTB tem como finalidade a conscientização da população escolar, do seu papel como protagonista de mudanças de comportamentos e atitudes frente ao trânsito, em busca de segurança e bem-estar”. (Código de Trânsito Brasileiro – CTB, art. 1º).

O projeto interdisciplinar de educação para o trânsito: uma proposta pedagógica para a educação infantil  busca contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços da cidade. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas.

    Uma das questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionada ao fato de as cidades crescerem em ritmo acelerado enquanto que a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescem em ritmo muito mais lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez maior. Há uma tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades refletindo no crescimento quantitativo de veículos e pessoas em circulação pelas vias públicas.

 Portanto, sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola/CREI e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis capazes de refletir a cerca da resolução desses problemas.

“A Educação para o trânsito inserir-se-á como conteúdo transversal e interdisciplinar aos Componentes Curriculares de todos os anos da Educação Infantil e Ensino Fundamental e suas modalidades.” (Código de Trânsito Brasileiro – CTB, art. 2).

A ausência dessa conscientização a partir da educação infantil reflete em um futuro menos promissor, com um aumento no número de acidentes e mortes em estradas do nosso Estado.

A responsabilidade nossa enquanto educador se torna uma abrangência maior a partir do momento em que assumimos que a educação é acima de tudo uma função social da maior importância, sendo considerada essencial a vida de qualquer cidadão, enfatizando a educação para o trânsito como aprendizado da preservação à vida. No sentido estrito, a educação consiste na ação da geração adulta sobre a geração jovem tendo em  sociedade.

O professor Samuel Correia de Aragão afirma em “CARTILHA DA VIDA” (2000) que “No trânsito, a educação é, sobretudo, um preparo preventivo através de ensinamentos de normas que devem ser obedecidas, e comportamentos que devem ser postos em prática por todos para a preservação da vida”.

A importância do trânsito deve ser ensinada às crianças, aos adolescentes, aos adultos, aos motoristas, pedestres e passageiros no sentido de educá-los para evitar os acidentes e tornar o trânsito mais fluente e agradável. Essa educação deve ter como base, o ensinamento de normas comportamentais nas escolas, nas universidades, nas entidades representativas como as associações, sindicatos, clubes de serviços, além das empresas privadas, e uma boa divulgação pelos meios de comunicação, tais como: o rádio, a televisão, os jornais, revistas, artigos, entre outros.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê em seus Art. 74 a 79 ações de educações no trânsito, com atenção especial para o Art. 76, que afirma que a educação no trânsito deve estar presente em todas as fases do desenvolvimento escolar do homem, da pré-escola a universidade, muito embora se observa que não é obedecido, comprometendo com isso, a conscientização de um condutor mais preparado para lidar com desafios e perigos do dia-a-dia no trânsito.

Atualmente a atenção para a educação no trânsito volta-se para os cursos nas autoescolas que preparam para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com aulas teóricas e práticas envolvendo conteúdos como legislação de trânsito, primeiros socorros e direção defensiva.  

A educação para o trânsito, já proposta por tantas instituições, educadores e estudiosos no assunto, só terá sentido e efeitos desejados, se a semente fosse plantada e regada também pelos pais/responsáveis, objetivando acima de tudo, ensinamentos de normas comportamentais de valores dentro do trânsito e exemplos vivos de respeito dentro das regras e normas estabelecidas em nossa legislação, para que a partir desse contexto criar-se a conscientização do cidadão à legislação de trânsito que vigora em nosso território brasileiro.

“Pai que avança um sinal de trânsito com o filho ao lado, é criador de um homem desrespeitador imprudente e mal educado” (Aragão, 2007).

Os ensinamentos da educação para o trânsito, não deverão se limitar somente às regras, mas também a vida em sociedade, ensinando boas maneiras de convivência respeitosa entre motoristas e pedestres, alcançando a mudança de comportamento de ambos, e, consequentemente a diminuição dos alarmantes índices de confrontos entre motoristas versos motoristas e motoristas versos pedestres.

 3 OBJETIVO GERAL

 Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas às situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.

 3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 *  Criar situações de aprendizagem que favoreçam e estimulem o pensamento e ação das práticas de boas maneiras no trânsito;

  • Construir brinquedos e instrumentos sonoros relacionados ao trânsito;
  • Estimular as percepções visual/ tátil e auditiva através de brinquedos e atividades relacionadas ao tema trânsito;
  • Conhecer sinais e regras de trânsito;
  • Reconhecer profissionais que trabalham no trânsito;
  • Elencar atitudes de segurança no trânsito;
  • Valorizar e respeitar a linguagem do trânsito como meio de preservação à vida.

 4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

  

A prática pedagógica na educação infantil deve favorecer o desenvolvimento integral da criança, sua cognição, linguagem,  possibilidades motoras, características sociais e afetivas, contemplando o princípio do educar e cuidar em todas as suas atividades.

As atividades pedagógicas se realizam através da Pedagogia de Projetos com o intuito de favorecer um melhor aprendizado e uma melhor integração entre crianças e a dinâmica dos conteúdos.

A pedagogia de projetos apresenta-se como uma concepção de posturas pedagógicas e não meramente como uma técnica de ensino mais atrativa.

Essa discussão não é nova, surgiu com John Dewey e os representantes da pedagogia Ativa. Na atualidade, a pedagogia ganha força com César Coll entre outros autores que questionam o papel e a função social da escola. Assim, os projetos surgem a partir de interesses das crianças e da equipe de educadores.

Moita e Luna apud Bontempo (2003, p. 5) cita:

“O que caracteriza um trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dado a esse tema, no sentido de torná-lo uma questão do grupo com um todo e não apenas de alguns alunos ou do professor. Dessa forma, a partir de questões contextualizadas, tudo é decidido no coletivo e a aprendizagem acontecendo ao longo do processo tanto enquanto a elaboração do projeto como na sua efetiva execução prática.”

Para contemplar esta metodologia deverá ser realizado o trabalho da seguinte forma:

1-             É escolhido o tema;

2-             Preparação e planejamento com os envolvidos;

3-             Realização e execução;

4-             Culminância

 Trabalhar desta forma é tomar a aprendizagem ativa, interessante, significativa, real e atrativa para o aluno, englobando sua realidade de forma prazerosa sem impor conteúdos de forma autoritária. Com isso, interagindo os conhecimentos entre alunos e professores na troca de informações, fazendo  investigações de forma a reunindo as soluções para os conflitos cognitivos, que sejam ponto de partida para a construção e ampliação de novas estruturas de pensamento.

     Seguindo a proposta da rede Municipal de Ensino de João Pessoa, que proporciona as professoras uma formação continuada eo  Conselho Municipal de Educação de João Pessoa, que fundamenta na resolução de nº 2/2008 dispõe sobre a Educação para o trânsito na Rede Municipal como meio de incluir no currículo da educação de forma transversal e interdisciplinar, o CREI Maria de Lourdes elaborou o presente Projeto do Trânsito que se apresenta como permanente e semestral. 

 5 A INTERDISCIPLINARIDADE ENVOLVENDO OS EIXOS TEMÁTICOS: UM DESAFIO PARA OS EDUCADORES

 O grande desafio é realmente fazer com que se crie uma inserção da educação do trãnsito aos conteúdos da educação infantil (eixos temáticos) fazendo com que seja uma rotina anual e não apenas na semana do trânsito como acontece em algumas unidades escolares. Com isso, os educadores promoverão:

 - Favorecimento da iniciativa dos alunos para a tomada de decisão e resolução de problemas estimulados a partir de discussões em rodas de conversas;

- Brincadeiras espontâneas ou dirigidas em espaços planejados e com materiais pedagógicos;

- Construção dos “combinados” na sala de aula.

 5.1 Linguagem oral e escrita

 5.1.1 Objetivos na linguagem oral:

- Usar a linguagem oral em diferentes situações;

- Compreender fatos, acontecimentos e histórias;

- Criar histórias envolvendo personagens, cenários e objetos;

- Comunicar e expressar desejos e necessidades.

 5.5.2  Objetivos na linguagem escrita:

- Identificar os diversos tipos de textos e a sua função social;

- Utilizar a escrita como representação da fala diferenciando letras e números em suas diversas formas;

- Produzir textos orais e representá-los graficamente, embora não convencional, usando as letras de forma e cursivas;

- Vivenciar atividades de leitura e de escrita com diferentes tipos de textos como: Placas de trânsito, aviso, histórias, lista e outros.

 5.5.3 Objetivos da matemática:

 - Compreender e valorizar a contagem, os números, as operações (adição e subtração);

- Participar de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras que favoreçam a compreensão de conceitos matemáticos;

- Utilizar conhecimentos prévios dos alunos favorecendo momentos de confiança para lidar com as situações matemáticas;

- Ordenar diferentes materiais em sequencia ascendente e descendente (do menor para o maior, do pequeno para o grande, do baixo para o alto, do mais fino ao mais grosso).

 5.5.4 Objetivos da Natureza e Sociedade

 - Perceber a relação entre o pedestre (humano) e o trânsito (máquina);

- Reconhecer a utilidade dos meios de transporte na vida dos seres humanos;

- Diferenciar os meios de transporte utilizados em zonas urbanas e rurais;

- Destacar o cuidado com os recursos naturais e noções de ecologia;

- Reconhecer a importância da família e suas respectivas atribuições na sociedade;

- Desenvolver o respeito às diferenças individuais;

- Conscientizar quanto à poluição ambiental dos veículos automotivos.

 5.5.5 Objetivos de Música e Movimento

 - Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a temática trânsito;

- Comparar e diferenciar sons (apito do guarda de trânsito, buzinas, barulho do motor de um carro ou moto e etc);

- Identificar a música como produto cultural do ser humano e como uma importante forma de conhecer e representar o mundo;

- Vivenciar posturas corporais de forma diversificada através de músicas voltadas para o trânsito (em pé, deitado, sentado, ajoelhado, inclinado etc.)

 5.5.6 Objetivos das Artes Visuais

 - Despertar o interesse e o gosto pelas diversas formas de expressões artísticas (pintura, desenho, modelagem, colagem e desenho, escultura- modelagem) envolvendo a temática do trânsito;

- Criar e recriar formas expressivas, integrando percepção, imaginação e sensibilidade;

- Conhecer e compreender a diversidade de produção artística.

   6 PROPOSTA DE CRONOGRAMA PARA ATIVIDADES ANUAIS

  Período: de fevereiro à Dezembro

EIXOS

OBJETIVOS

ATIVIDADES

EXECUÇÃO

RECURSOS

Linguagem oral e escrita

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Matemática

-Identificar e relatar o que foi visto no texto ilustrado.

- Discutir sobre o tema e reproduzir com produção de textos.

-Despertar o gosto pela leitura.

-Identificar quais os países que tem meio de transporte.

-Confeccionar placas de trânsito.

-Identificar as cores.

- Utilização dos corredores do CREI/escolas como vias públicas de veículos.

-Textos informativos ilustrativos sobre o tema trânsito.

-Discussão

sobre as regras de trânsito. Trabalhar as letras da palavra trânsito.

-Contação de histórias - “Era uma vez uma bicicleta”

- Fazer gráficos ( Quantos paises possuem moto, bicicleta, carro etc.)

-Figuras geométricas existentes nas placas de sinalização.

-Cores do semáforo.

- Noções de espaço (perto, longe, grande, pequeno, aqui ali, etc.);

 Medidas de tempo(ontem, hoje, amanhã, antes, depois).

fevereiro a dezembro

-Textos impressos e Data Show.

-Material concreto.

-Livros de histórias mencionadas.

-Quadro, folhas e lápis.

-Placas de sinalização.

- Semáforo.

- Pátio do CREI/escola.

- Artes visuais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Natureza e Sociedade

 

 

 

 

 

 

 

- Música e Movimento

 

 

 

- Atividades extra-classe

-Estimular a criatividade das crianças.

-Despertar o interesse pela criação.

-Observar as fotos de trânsitos da zona rural e urbana.

-Passear em torno do CREI/escolas.

-Explorar o universo musical.

- Solicitar que as crianças tragam uma bicicleta ou velocípede.

- Mostrar de forma lúdica a importância da educação para o trânsito.

- Confecção dos meios de transportes usando materiais recicláveis.

- Desenho dos meios de transportes.

- O trânsito rural e urbano e de grandes cidades.

-Passeio no entorno do CREI /escolas observando o trânsito local.

-Cantar “a música: O trem maluco” e “Motorista olhe o poste”.

-Utilizar as bicicletas para dramatizar um trânsito.

- “Palestra com a equipe com agentes de trânsito da  SEMOB e PRF com o tema: A importância da Educação para o trânsito na linguagem infantil”

- Julho e Setembro

-Material reciclável, cola e tesoura.

- Papel e lápis de cor.

- Fotos, DVD

 

 

 

 

- passeio aos redores do CREI/escolas

- Som e CDs.

-Bicicleta, velocípede etc.

- Data-show ( apresentação de vídeos infantis).

Teatro de fantoches

Culminância

Ao final do projeto, a culminância seria com os profissionais envolvidos e também os pais/responsáveis, onde as crianças farão uma apresentação de uma musica envolvendo a proposta de educação para o trânsito.

 

7 COMO AVALIAR A PROPOSTA

     A avaliação é um instrumento essencial para que o docente possa obter dados sobre o processo de aprendizagem de cada criança, reorientar sua prática e elaborar seu planejamento, propondo situações capazes de gerar novos avanços na aprendizagem dos pequenos.

      A avaliação dar-se-á de forma sistemática e contínua ao longo de todo o processo de aprendizagem, através das observações diárias da criança e análise dos registros contidas nos diários de classe.

  8 REFERÊNCIAS

 ARAGÃO, Samuel Correia, Cartilha da Vida. 1ª ed. João Pessoa – Paraíba, Editora A UNIÃO, 2000.

BRASIL, Código de Trânsito Brasileiro. Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Vademercum. São Paulo: Saraiva 2007.

BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Departamento Nacional de Trânsito. Educação de trânsito/ Ministério das cidades: Denatran,2006.

JOÃO PESSOA, Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. Educação Infantil – Pré-Escola

JOÃO PESSOA, Lei Orgânica do Município, promulgada em 1990.

MOITA, Filomena. Educar pela pesquisa, João Pessoa, 2003.

RODRIGUES, J.N.. “Placar da Vida: uma análise do Programa Paz no Trânsito” no Distrito Federal. (Dissertação de Mestrado em Sociologia). Brasília. Universidade de Brasília. 116p. Disponível em: http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=32144564, 2007.

SANTA ROSA JÚNIOR, Antonio Felix. A violência nos acidentes automobilísticos praticados por condutores sob influência de álcool na cidade de João pessoa-PB. (Monografia do Curso de Especialização em Segurança Pública, Universidade Federal da Paraíba - UFPB). João Pessoa, 2009.

__________. Trânsito e Cidadania na Educação Infantil. Disponível em: WWW. Canal pedagógico. blogspot.com, acesso em 05/07/2013.