ESCOLA MUNICIPAL RIO BRILHANTE 

PROJETO IDENTIDADE: “ EU, NO MUNDO MÁGICO DA ALFABETIZAÇÃO! ”

RIO BRILHANTE – MS

MARÇO/MAIO  2012

ESCOLA MUNICIPAL RIO BRILHANTE

Direção: Cleoni Eliani Kunz Scherer

Coordenação: Fátima Valdez Pavão Bortolin

Professoras: Aline M. G. Gasparotto

                     Lilian Carini Dias Pupile

Série: Educação Infantil Pré II “A” e  Pré II “B”

Turno: Matutino

Período: Março/Maio de 2012

Disciplina: Linguagem Oral e Escrita; Natureza e Sociedade; Artes Matemática; Música; Expressão corporal e Movimento.

Temas Transversais: Ética, Cidadania, Natureza e Sociedade. 

PROJETO IDENTIDADE: “ EU, NO MUNDO MÁGICO DA ALFABETIZAÇÃO! ”

Projeto Educacional desenvolvido na Educ. Infantil com as turma do Pré II “A” e “B” no Período Matutino na Escola Municipal Rio Brilhante no ano de 2012.  

RIO BRILHANTE – MS

MARÇO/MAIO  2012

  1. 1.     JUSTIFICATIVA 

O Projeto Identidade:“Eu no mundo mágico da alfabetização”, desenvolvido na Escola Municipal Rio Brilhante com as turmas da Educação Infantil  Pré – II “A” e Pré -  II “B”no período Matutino e Pré - II “C” na faixa etária de4 a 5 anos sob a orientação da Professora Lilian Pupile e da Coordenadora Fátima Valdez Pavão Bortolin, terá uma duração de quatro semanas consecutivas. A elaboração deste projeto bem como a sua aplicação será feita pelas professoras e o seu desenvolvimento obedecerá à rotina da Escola que será de forma interdisciplinar, ou seja, abrangendo as várias áreas do conhecimento de uma maneira lúdica e prazerosa.

 A Escola localiza-se na Av. Lourival Barbosa no bairro: Olímpico e atende crianças da Zona Urbana e Zona Rural, onde abrange docentes de várias classes sociais e com diferentes estruturações familiares.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da historia pessoal”.

Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com pessoas de sua idade, descobrindo à sua maneira, novos valores, novas  experiências, que vêm enriquecer a si própria e com as quais passa a compactuar. Essa socialização dá-lhe confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual. Para muitas o convívio social proporcionado pela escola oferece possibilidades que a família raras vezes tem condições de propiciar.

 Assim a Proposta Pedagógica da Educação Infantil afirma que um dos objetivos é que:

“A Educação Infantil deve ser um ambiente que proporcione experiências variadas, que estimulem, provoque e promova o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos, psicológico, intelectual e social, até 6 anos de idade, completando a ação da família e da comunidade.

“Concebe a criança como cidadã, como pessoa em processo de desenvolvimento, como sujeito ativo da ação do conhecimento”.

As atividades programadas não devem, pois, perder de vista as necessidades e os interesses das crianças, sempre devem despertar para explorar, experimentar, colecionar, perguntar e não só a aprender como acrescentar novos conhecimentos. Enfim, a educação pré-escolar deve dar a criança condições de desenvolver harmonicamente suas potencialidades.

                    “O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Ser professor polivalente significa que ao professor cabe trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde os cuidados básicos essenciais até os conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.” ( Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil,1998, vol. I – pg. 41).

É interessante ainda estar lembrando que um dos objetivos da escola é propor condições Pedagógicas para que o educando utilize sua bagagem de conhecimentos prévios, vivenciados; ampliando-os e transformando-os para a vida social com consciência e prática de valores universais sistematizados pela escola.

 Portanto, este Projeto trata-se de um assunto amplo onde a criança estará sempre motivada a entender e a refletir sobre a sua origem, conhecer sua história, entender que é gente como a gente e assim dar inicio a sua alfabetização.