INTRODUÇÃO

 

No dia a dia, muitas vezes os alunos possuem pouco espaço para fazer uma leitura prazerosa, onde podem mergulhar no mundo da imaginação e da criatividade. Os livros de histórias infantis são parte da vida de muitas crianças desde pequenos, contados por suas mães, avós, amigos. O prazer de ler deve ser incentivado nas crianças como uma rica fonte de informações e conhecimento, além do prazer. Através da representação simbólica feita pelo aluno, é possível o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, quando o aluno é levado a refletir e construir sobre o que está lendo sua aprendizagem se torna significativa e desafiadora, o aluno precisa transpor barreiras e criar seus próprios mecanismos de conhecimento. Proporcionar este desafio na hora da leitura é o papel do professor que quer formar alunos capazes de refletir e agir sobre o conhecimento. “Quem sabe ouvir não é apenas popular em toda a parte, depois de um tempo também aprende muitas coisas.”Wilson miziner.

A Educação Infantil vem ganhando um destaque muito importante em questão de cuidar e educar. Como educadoras estamos aprendendo a lidar com certas situações, que antes pensava não ser tão relevantes, como no caso das histórias infantis.

Ao escolhermos este tema “Histórias Infantis”, seria desafiante o conto e o reconto nas histórias infantis, isto fará com que possibilite as crianças novas oportunidades de conhecer várias histórias de todos os gêneros que tem um brilho de magia e aventura.

Estas histórias estão bem condizentes a realidade tanto da creche como das crianças, pois são histórias infantis que já se baseiam no repertório delas.

Pier Paolo Pasolini (1990, p.131), disse o seguinte. “Eu, quando falo com você, posso até esquecer, ou querer esquecer o que me foi ensinado com as coisas”.

Ao contarmos histórias em forma de dramatização, fantoches, fantoches de vareta, dedoches, avental de histórias, etc., conseguimos perceber os olhos brilhantes, a fascinação pelo imaginário que as crianças demonstram. Por isso é tão importante que ofereçamos as crianças oportunidades para expressarem livremente.

Como diz Piaget (1976, p. 31), “Todas as crianças tem condições de se expressar através das linguagens visuais, cada um do seu jeito, com o seu próprio ritmo, deixando suas próprias marcas e, por isso, devem ter suas produções respeitadas e valorizadas”.

 

 

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

As histórias infantis são as mais ricas fontes de conhecimento para as crianças, através delas os alunos podem viajar por todo o mundo, por todos os lugares, num ambiente que a imaginação é ilimitada tudo pode acontecer. A partir desta viagem à imaginação e ao conhecimento, é possível levá-los também a interagir e estabelecer relações com o seu cotidiano, valorizando suas experiências de vida, aproveitando seus conhecimentos do mundo e sua curiosidade natural para levá-los à aprendizagem. “A literatura infantil assegura o status de produção artística quando se vincula ao interesse e a realidade do pequeno leitor.” Aguiar Et Al

As Histórias Infantis é um caminho que leva as crianças a desenvolveram a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir e ouvir muitas histórias, pois é através dos livros e dos contos que a criança enfoca a importância do ouvir, do contar e recontar histórias. Segundo Fanny Abramovich, “Escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser um leitor e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.

Incentivar a formação do hábito da leitura na idade em que todos os hábitos se formam. Isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido as histórias infantis é uma peça fundamental para este desenvolvimento.

Pensar no conto e no reconto de histórias, é pensar em arte, porque as histórias infantis são artes, e  ela não pode e nem deve ser utilizada “para ensinar a ler”, com objetos pedagógicos ou moralizantes. As histórias infantis devem ser vividas como momento de alegria, fruição, fermento da imaginação, da criatividade. Ela envolve os sentimentos, emoções, a expressão e o movimento através de uma aprendizagem prazerosa.  Cunha (1998), diz que “ Um livro é capaz de nos transportar á outros mundos, alimentar nossos sonhos, tocar nossas mais caras emoções “.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBJETIVO GERAL

 

Levar a criança, (educando), ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo das histórias infantis, além de expressar sentimentos e emoções, através de atividades prazerosas (livros infantis, fantoches, avental de história...), criando momento de interação entre as crianças e professores, de forma viva e envolvente, para que as crianças possam se habituar acerca da literatura infantil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Envolver a criança num ambiente de participação e alegria, aspectos imprescindíveis para seu desenvolvimento integral como pessoa humana;
  • Satisfazer a curiosidade da criança e ampliar seu conhecimento de mundo;
  • Estimular o processo de socialização de informações pelas crianças;
  • Estimular a imaginação e inteligência através de leitura divertimento e entretenimento;
  • Incentivar a leitura e valorizá-la como fonte de prazer, informação, cultura e conhecimento;
  • Utilizar modo eficaz às estratégias de leitura, desenvolvendo nos alunos a percepção e o conhecimento social da linguagem.
  • Compreender as histórias oralmente interpretando-as.
  • Ampliar e enriquecer o vocabulário através da leitura  compartilhada das histórias.
  • Estimular a interpretação de músicas, textos poesias e situações vivenciadas nas histórias.
  • ·         Conhecer várias histórias infantis;
  • ·         Conhecer várias histórias infantis;
  • ·         Desenvolver o gosto pela leitura e a capacidade de imaginação criadora, fazendo um paralelo entre a fantasia e o real;
  • ·         Ouvir o que as crianças tem a contar e estimular que os outros ouçam com atenção;
  • ·         Desenvolver a oralidade, a criatividade e a imaginação;
  • ·         Valorizar o pensamento da criança;
  • ·         Criar uma atmosfera onde a criança sinta-se segura para expressar suas ideias e pensamentos;
  • ·          Permitir livre expressão.
  •  Prazer em manusear livros;
  • ·         Respeito ao colega que fala, sabendo aguardar sua vez;
  • ·          Confiança para expressar-se verbalmente, contando uma história;
  •  Reconhecimento das características boas ou más das personagens;
  • Desenvolver nos alunos a capacidade de expressão através da linguagem oral, da linguagem corporal, para estimular a comunicação e que o aluno utilizando as informações que recebe do mundo a sua volta.
  • Desenvolver conceitos e valores: através do questionamento, da reflexão, e da troca com o grupo, relacionando as histórias e atividades realizadas com seu conhecimento prévio e de sua vivencia diária.
  • Enriquecer e ampliar o vocabulário;
  • Cuidado e zelo pelos livros;
  •  Interesse por ouvir histórias;

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTEÚDOS

 

Datas comemorativas, pintura, modelagem, recorte, colagem, com material diverso, desenhos livres, histórias em livros, avental de história, fantoches, fantoches de vareta, dedoches, de acordo com os gêneros literários. 

As mesmas histórias em vídeos, rimas que fazem parte da história, músicas pertinentes a história, o que são Personagens, sua identificação e caracterização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

METODOLOGIA

 

O projeto Histórias Infantis, será trabalhado de forma a envolver os alunos, professores, coordenadores e diretora. Os quais serão utilizados recursos para que os alunos desenvolvam-se intelectualmente e socialmente de forma lúdica e criativa, através de: teatros, fantoches, fantoches de vareta, avental de histórias, dedoches, cartazes, livros, tapete de histórias, CDs, DVDs, vídeo, de forma que a criança crie hábitos e gosto pela leitura, além de aprenderem a ouvir, conversar na hora em forem solicitados a contar e recontar  esta ou aquela história, criar e recriar de acordo com o seu entendimento naquilo que lhe for proposto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO

 

A avaliação ocorrerá diariamente por observações e anotações.

 

 

 

 

 

 

BIIBLIOGRAFIA

 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998. FERRAZ, Beatriz. Construindo competências para o planejamento de Projetos Didáticos e Seqüências de Atividades na Educação Infantil. São Paulo, 2002 (mimeo).

Módulo IV, unidades 5 e 6 de fundamentos de Educação e Organização do trabalho Pedagógico. Proinfantil – 2007.