Projeto Feciarte 2010 - Espanha ? 1M3
 
Projeto Feciarte 2010 - Espanha ? 1M3
 


Projeto Feciarte 2010
Espanha ? 1M3

Líderes: Serena Ferreira, Maria Júlia e Ana Beatriz

Índice

Parte I ? Organização do trabalho; em todos os aspectos.

Parte II ? Justificativa;

Parte III ? Desenvolvimento; de todos os subgrupos envolvidos

Parte IV ? Conclusão e Bibliografia;

Parte I ? Organização do trabalho:

Apresentaremos nosso trabalho da feciart como um tur, haverá recobrindo todo o chão da sala um mapa da Espanha no qual iremos basear e ordenar nossa apresentação indo de cidade em cidade retratando o que se passa/passou por lá, explicando a matéria proposta. Dividimos nossa sala em quarto grupos, no qual se dividiu em subgrupos para facilitar as pesquisas em vista.
Nossos integrantes de grupo estarão vestidos a caráter (os alunos que irão representar uma determinada parte do trabalho, como artes) e os outros integrantes poderão vir a vestir uma camiseta personalizada pela turma (desenho que será entregue a coordenação posteriormente se for concretizada a idéia).
A apresentação experimental externa será feita pelo grupo de exatas, provando a física nas touradas.

Parte II ? Justificativa;

Escolhemos a Espanha por ser um pais em que podemos abordar vários aspectos, como tecnológicos, (por ser um pais de primeiro mundo, um dos mais antigos e maiores do continente europeu, com um grande apoio financeiro do governo para pesquisas científicas e projetos) aspectos sociais, humanos e geográficos (por sua localização no globo terrestre, e sua formação desde os tempos antigos, pais formado por gregos e cartagineses que foram os primeiros a chegar, logo substituídos pelos romanos, que, bem depois, cederam o lugar aos visigodos. Os bizantinos mantiveram controle sobre a costa mediterrânea, mas os mouros levaram a melhor no século 8 e ficaram por lá até o século 11, quando a cristandade reconquistou o território. Eles são anárquicos e ao mesmo tempo conservadores. Modernos e tradicionalistas, festivos e familiares). O que facilita o desenvolvimento do trabalho e o interesse do espectador é que podemos abordar vários temas e acontecimentos atuais na Espanha, tais os grandes atletas de vários esportes, como o time campeão da Copa do Mundo de 2010 na África, Fernando Alonso ótimo piloto de Fórmula 1, tenistas como Rafael Nadal e outros. Temos também grandes nomes da arte que fizeram historia no mundo inteiro, como Pablo Picasso e outros.

Parte III ? Desenvolvimento:

Línguas: Ao falar na Espanha pensamos que o idioma predominante é o espanhol, mas na verdade ele é apenas um dos seis oficiais existentes. A distribuição das línguas mais faladas pela população consiste em: Castelhano - 74% ; Catalão - 17%; Galego - 7%; Basco - 2%.
Na apresentação do trabalho de línguas, iremos expor as realidades do conflito lingüístico existente na Espanha, devido ao grande número de influências lingüísticas, e a formação das mesmas. Para uma parte mais dinâmica iremos retratar a literatura em si, utilizando grandes nomes como Dom Quixote, um clássico barroco. (matéria vista em várias matérias estudadas pelo primeiro ano, como a própria literatura, música, história, artes, filosofia e sociologia, podendo haver uma conexão de conteúdos propostos.)


Ciências Exatas: Dividimos nossas ciências da natureza em grupos de apresentações diferentes.
Na Espanha temos uma grande diversidade de cultura, e uma das mais famosas deste país são as touradas. As touradas englobam um aspecto tanto social quanto político. As touradas são realizadas em praças que recebem o nome de "Praça de Touro", a qual parece com um ginásio esportivo, porem, com características bem diferenciadas. O chão das arenas é, normalmente, coberto com areia, o que faz com que haja um certo atrito entre as patas do touro e o chão. O atrito está presente em quase todo tipo de movimento e é muito útil em alguns casos e inútil em outros. O atrito pode ser muito útil no movimento como, por exemplo, ao correr, se não houvesse atrito entre a pata do touro e o chão, não sairia do lugar; seria como se este andasse sobre uma pista de gelo.
Para a área de física, demonstraremos as diferentes formas de superfície utilizadas em touradas e como é a dificuldade para nos movermos sobre elas. Faremos algo parecido com uma pista de corrida, onde haverá três pistas diferentes: uma com areia, a outra o chão normal (concreto ou asfalto) e a última, feita de madeira e lubrificada com óleo e/ou vaselina. O público poderá correr nestas pistas para poder observar a variação do atrito em cada uma e, após isso, explicaremos o porquê isso ocorre e encaixaremos no contexto da corrida do touro. Pois sem atrito o touro não sairia do lugar.
Na área de biologia retrataremos a célula de um dos touros utilizados nessas corridas. Explicaremos a função de cada organela presente na célula citada e mostraremos com nitidez cada uma delas por meio de uma miniatura.
Sabemos que a Espanha tem vários mecanismos e técnicas de engenharia e arquitetura no qual vem desde Europa Medieval na construção de igrejas e monumentos históricos. Pretendemos provar algumas técnicas de construção por meio de geometria, álgebra e física construindo projetos de diferentes materiais e tamanhos.
*Vale lembrar que, como toda a sala estará ocupada com o mapa ao chão, iremos realizar o experimento de física nas pistas de touradas na aera externa.

Artes: Em artes destacaremos as culturas e movimentos artísticos de cada cidade da Espanha. Como exemplo as pinturas rupestres em grutas da região da Calábria. A Espanha é provavelmente mais conhecida pelas touradas e pelo flamenco, mas também é muito popular por pintores de fama mundial como Pablo Picasso, esportistas como Rafael Nadal e Fernando Alonso, atores como Penélope Cruz e Antonio Bandeiras. O museu de Prado, em Madri também é muito visitado.
A música também entra com muito compositores conhecidos. Na Espanha a musica e a dança flamenco surgiram no sul do país, mais precisamente na Andaluzia. As touradas ou as corridas de touros têm uma enorme importância na cultura espanhola. Na Feciarte, queremos mostrar ao público todos os aspectos culturais da Espanha, falando sobre as musicas, danças, artes populares (touradas) * No dia da exposição nos mostraremos imagens, falaremos curiosidades, e faremos de tudo para atrair e agradar o publico. Mostraremos também objetos que representam a Espanha, com decorações que vão estar dentro da sala.

*procuramos pratos típicos da culinária espanhola para tentarmos realizá-los e oferecê-los ao público, porém não achamos um prato que fosse de fácil produção e manejar do espectador, então retiramos essa parte, se houver algum problema e for obrigatória a realização desta parte do trabalho pedimos que informem nosso grupo para podermos nos organizar.


Ciências sociais: Por ser uma cidade européia, a Espanha vivenciou fatos importantes na história, que se estenderam ao longo de vários estados e cidades da Espanha, deixando marcas ideológicas e culturais na população. Será feita uma cronologia dos fatos importantes na historia da Espanha, apresentada oralmente sendo feita uma ilustração por meio de recursos materiais como fotos e objetos, abordando os temas de filosofia, sociologia, geografia e historia.
A Espanha vivenciou um grande acontecimento que indiretamente e diretamente afetou toda a população mundial. Podemos citar que a Reforma Protestante e a Contrarreforma aconteceram em peso afetando o modo de pensar de todos gerando o que chamamos de Barroco e que de certa forma vivenciamos até hoje. Retrataremos em nossa apresentação a religiosidade do povo espanhol, e toda a influência gerada pelas gerações antigas desse povo.
A Economia da Espanha é a quinta maior economia da União Européia e, ainda, a oitava maior do mundo. A economia espanhola está vivendo um intenso crescimento financeiro desde os anos noventa. Este crescimento, no entanto, está desacelerado devido à Crise Econômica Internacional de 2008, onde o país foi um dos mais afetados. Mostraremos o que foi feito pelo governo da Espanha para que houvesse essa ascenção econômica no país.

Parte IV ? Conclusão e Bibliografia;

Faremos um trabalho bem dinâmico e tentaremos ao máximo não deixar o público entediado com textos grandes e imagens de exposição. Como os aspectos falados têm uma ligação com a matéria vista em sala de aula, poderá ser interessante à outros alunos a apresentação de nosso grupo e à todos os que forem presenciar. Iremos incorporar a Espanha em nosso colégio com o propósito de interação, aprendizado e socialização de alunos, mostrando de forma fácil e prática a vida pelo mundo à fora.

Como dividimos nosso grupo em subgrupos de pesquisa, não foi retratada toda a bibliografia a cada pesquisa realizada por um erro de nós líderes ? Serena, Ana Beatriz e Maria Julia ? que esquecemos de avisar às pessoas que informassem as fontes de trabalho, porém acreditamos que todas as pesquisas foram feitas na internet com principal fonte a Wikipédia.
 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Talvez você goste destes artigos também