Não se trata de uma simples fala entre pais e filhos mas um mecanismo de interatividade que comprove e estimule à participação dos pais quanto as atividades escolares que os seus filhos estão praticando.
 
Chegado o momento de sair do teórico pedagógico, onde reproduzem informações de pensadores distante da nossa realidade da Educação Brasileira. E, enquanto em vida, nos muitos conflitos travados na convivência familiar, onde muitos pais e Educadores não sabem o que fazer, compartilho essa proposta prática a fim de amenizar os conflitos familiares quanto a educação, bem como, contribuir para a melhoria da Educação Baiana e Brasileira.

 

Sabemos que muitos pais que enviam seus filhos à Escola Pública cometem erros da negligência de acompanharem seus filhos: quem educa são os pais, os professores são facilitadores do conhecimento. Mas, educação é vem de berço, ou seja, de casa. E, não somente os pais, mas, também os Gestores Educacionais ficam à deriva, sem saber para onde prosseguir em certos casos já perdidos por esgotarem suas estratégias pedagógicas.

 

Então pessoal na minha formação de Psicanalista Clínico, bem como, Professor de Ensino Fundamental, Palestrante Cristão, Escritor de alguns livros, estou divulgando uma minuta do PROJETO ESCOLA DE PAIS, minha intenção é compartilhar a ideia a fim de sair do teórico e apresentar uma ideia prática, onde das muitas ideias se possa contribuir com o estímulo ao pensamento em família:

 


Minuta e Proposta do PROJETO ESCOLA DE PAIS:


1º. – Os pais precisam de estímulo e orientação para acompanhar as atividades escolares em casa junto aos seus filhos, bem como, criar um clima benéfico ao diálogo perdido por muitos conflitos de gerações;


2º. – Funcionar na própria escola do aluno com reuniões quinzenais aos sábados de uma manhã, mínimo de duas reuniões por mês;


3º. – Não seria tratados assuntos dos erros e comportamentos agressivos ou dos alunos, mas orientar os pais sobre os assuntos:


- relacionamento interpessoal com seu filho;


- limites dos filhos diante da TV e comunicação internet e whatsapp podem ser prejudiciais;


- saber com quem seus filhos andam


Esse mecanismo de interatividade  estimula acompanhar o caderno de atividades escolar do item 4º.


4º. Cada aluno deverá ter um caderno onde o aluno deverá responder questões do tipo:


4.1 - assunto que foram debatido ou dialogado com seus pais ?


4.2 - quais os conflitos que estão acontecendo em casa ?


 

4.3 - como é o relacionamento em casa com seu pai ? 


4.4 - seu pai ajudou nas atividades e quais ? Se "não", por quê ?


4.5- o que faltou em seu pai para te ajudar nessa atividades ?
5º. Esse caderno deverá ser compensado com uma nota mínima de 1,0 (um) ponto por Unidade. Sendo que semanalmente os alunos deverão trazer ao professor da disciplina que aplicou a atividade para ser registrado em caderneta;


Não se trata de uma simples fala entre pais e filhos mas um mecanismo de interatividade que comprove e estimule à participação dos pais quanto as atividades escolares que os seus filhos estão praticando.

 

Quem poderá mobilizar a implantação desse Projeto ESCOLA DE PAIS? Secretários de Escolas Públicas Municipais e/ou Estaduais em sintonia com Diretores de Escola e Professores. Onde poderá ser implementados novos itens, lembrando que o item 4º são elaboradas pergunta a fim de detectar os motivos que desmotivam os alunos no seu habitat, bem como, qual a realidade de convivência e sobrevivência das familias. Portanto, não se deverá modificá-las.


 

Ângelo Almeida

Professor, Escritor, Teólogo e Psicanalista Clínico
http://www.facebook.com/terapeutaonline

E-mail: [email protected]