RESUMO
Trabalho de Conclusão de Curso
Curso de graduação em Engenharia mecânica
Universidade Federal de Santa Maria

PROJETO DA ESTRUTRA MECÂNICA DE UM ELEVADOR VERTICAL, PARA O TRANSPORTE DE PESSOAS COM IMPOSSIBILIDADES FÍSICAS, NO PRÉDIO PRINCIPAL DO CENTRO DE TECNOLOGIA.

Autor: Fabrício Martins Piekala
Professor: Leonardo N. Romano, Dr. Eng.
Data e local: Santa Maria, 21 de Janeiro de 2010.


É corrente que as cidades brasileiras, quase que em sua totalidade, não possuem estruturas físicas adequada para a locomoção de pessoas com alguma deficiência ou redução de mobilidade. Isso vem em contraponto a questões que, na atualidade, são muito discutidas como a busca por viabilizar o acesso a educação para todos. Seguindo este pensamento e, refletindo sobre a atual configuração do prédio principal do Centro de Tecnologia, onde o principal meio de acesso são escadas, este projeto propõe a construção de um elevador vertical para o mesmo. Esse teria o objetivo de possibilitar o acesso, aos pavimentos superiores deste prédio, para pessoas com deficiências físicas permanentes, com lesões temporárias e restrições de mobilidades. Enfim, pretende-se facilitar a locomoção no CT, onde as grandes escadarias são um obstáculo a mais, para muitas pessoas, no exercício acadêmico.


Palavras-chave: Elevadores; redução de mobilidade, deficiência física, educação.


1 INTRODUÇÃO


O sistema de ensino vem passando por muitas modificações nos últimos tempos, cada vez mais se fala em inclusão social, "educação para todos". Porém, será que as instituições de ensino estão preparadas para receber pessoas com necessidade especiais? Cardoso (2008 apud ALVES, 2008) salienta que muitas escolas possuem lindos projetos mas são poucas as que adaptam seus ambientes para os portadores de deficiência. Assim sendo, é muita hipocrisia falar em inclusão de deficientes nas escolas pois, não se pode tratar a inclusão de deficientes sem espaço físico para eles.
Tendo em vista essa situação e, particularmente, observando a configuração atual do prédio principal, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria, onde os acessos aos andares superiores são por escadas. Este trabalho tem o objetivo de projetar a estrutura mecânica de um elevador vertical para o transporte de pessoas. 
O projeto seguirá as normas vigentes e, abrangerá as seguintes fases de um projeto de engenharia: Projeto Informacional (onde se buscam informações sobre as características do produto, tendo o objetivo de definir as especificações de projeto); Projeto Conceitual (no qual devem ser identificados os problemas essenciais, que conduzirão a busca da concepção); e, Projeto Preliminar (fase onde se determina a modelagem geométrica/dimensional/material). 
Enfim, realizando este projeto pretende-se criar um dispositivo que possibilite o acesso, de qualquer acadêmico ou profissional do corpo docente, a todas as dependências do Centro de Tecnologia.