UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ

 

ESCOLA ESTADUAL HELENISE WALMIRA DIAS DOS SANTOS

 

 

 

PROFª  M.S. ÂNGELA BRITO FERREIRA

PROFª DRª. ROSÂNGELA LEMOS DA SILVA

DIRETORA PROFª ALDENOURA RÊGO BRAGA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO EDUCATIVO INTERDISCIPLINAR: A relação da família, do educando e da escola- um direito de todos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Macapá

2012

 

i

 

PROFª  M.S. ÂNGELA BRITO FERREIRA

PROFª DRª. ROSÂNGELA LEMOS DA SILVA

DIRETORA PROFª ALDENOURA RÊGO BRAGA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO EDUCATIVO INTERDISCIPLINAR: A relação da família, do educando e da escola- um direito de todos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Macapá

2012

iii

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

A família é a instituição social que prepara o indivíduo para os tropeços diversos da vida. A escola é a responsável da formação do cidadão e cidadã; para que este possa estar preparado intelectualmente para o desempenho do profissionalismo dinâmico e responsável no mercado de trabalho. O educando é um grande sujeito ou uma grande menina ou mulher, que desempenham a função de estudar sempre, em busca de um aprendizado melhor, para o caminho diverso na sociedade.

 

 

 Dra. Rosângela Lemos da Silva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO EDUCATIVO INTERDISCIPLINAR: A relação da família, do educando e da escola- um direito de todos

 

 

 

PROFª  M.S. ÂNGELA BRITO FERREIRA

PROFª DRª. ROSÂNGELA LEMOS DA SILVA

DIRETORA PROFª ALDENOURA RÊGO BRAGA

iv

SUMÁRIO

 

 

                                                                                           

 

 

1 INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------ 05

2 IDENTIFICAÇÃO -------------------------------------------------------------------------- 06

2.1 TEMA------------------------------------------------------------------------------------------06

2.2  PROBLEMA -------------------------------------------------------------------------------- 06

2.3 HIPÓTESES --------------------------------------------------------------------------------- 06

2.4 OBJETIVOS---------------------------------------------------------------------------------  06

2.4.1 Geral ---------------------------------------------------------------------------------------  06

2.4.2 Específicos -------------------------------------------------------------------------------- 06

2.5 JUSTIFICATIVA --------------------------------------------------------------------------- 07

3 ABORDAGEM HISTÓRICA: Família, educando e escola---------------------  08

3.1  CONCEITO DE FAMÍLIA--------------------------------------------------------------- 09

3.2  A ESCOLA -------------------------------------------------------------------------------- 10

3.3 O EDUCANDO --------------------------------------------------------------------------- 11.

3.4 ARELAÇÃO FAMÍLIA, EDUCANDO E ESCOLA ------------------------------- 11

4 METODOLOGIA --------------------------------------------------------------------------- 13

5 CRONOGRAMA --------------------------------------------------------------------------- 14

REFERÊNCIAS ------------------------------------------------------------------------------- 15

 

 

1  INTRODUÇÃO

 

 

            No decorrer da historicidade da família, do educando e da escola observa-se que esse tripé está muito interligado. São questões bastante discutidas, por professores, gestores e pesquisadores dos sistemas de ensino, no âmbito de globalização. Esse fato é discutido muito em fóruns de reuniões escolares a nível nacional e internacional, verificando a responsabilidade de cada instituição.

A família é a instituição que é base da formação: comportamental, psicológica, moral, ética, religiosa, entre outros princípios básicos do ser humano. Enquanto, a escola é a responsável de encaminhar intelectualmente o educando, qualificando-o e preparando-o para o desempenho científico e profissional no percurso social. O educando tem como função de aprender sempre, para receber todas as orientações cabíveis para o desempenho de atividades de forma eficiente e dinâmica.

Segundos estudos no século XX, até os momentos contemporâneos, verifica-se que o afastamento da família da escola é muito presente, percebendo-se o desinteresse dos pais, principalmente das camadas populares, para com a educação dos filhos, especialmente da fase de educação infantil até o ensino superior, baseada nas práticas aulísticas de cada educando e do professor, e também no momento de recebimento de notas, isto é, no plantão pedagógico e nos momentos de sucessos de alunos em pesquisa, estes nunca se encontram presentes, fazendo com que os seus filhos normalmente mostrem a tristeza e as vezes os comentários feitos com o professor disciplinar.

            Mediante o expositivo sentiu-se a necessidade de montar um projeto  de parceria entre a Universidade Vale do Acaraú- UVA, Amapá e a Escola Estadual Profa. Helenise Walmira Dias dos Santos, juntamente com os acadêmicos, professores e comunidade, por meio de oficinas, como forma de garantir a oportunidade de epistemologia sobre temas transversais para acadêmicos, professores, técnicos, comunidade helenesiana e adjacências e incentivar a família junto ao educando e a escola como verdadeiros parceiros educativos.

 

2 IDENTIFICAÇÃO:

 

Faculdade Vale do Acarau - UVA, Amapá

Escola Estadual Profa. Helenise Walmira Dias dos Santos

 

2.1 TEMA: Projeto Educativo Interdisciplinar: A relação da família, do educando e da escola- um direito de todos.

 

2.2  PROBLEMA

 

Por que a família participa muito pouco da realidade da escola e quase não acompanha o desenvolvimento do educando no processo ensino-aprendizagem?

 

2.3  HIPÓTESE

 

Sabe - se que a família como instituição responsável pelo desempenho vital de seus agregados como alunos na escola; esta deverá encaminhá-los a instituição de formação científica. Tendo o papel de acompanhar o aprendiz em todos os momentos de dificuldades e sucessos.

 

2.4  OBJETIVOS

2.4.1 Geral

 

Desenvolver um projeto interdisciplinar de parceria entre a universidade e a escola, enfatizando a importância da relação entre esta, família e educando.

 

2.4.1 Específicos

 

  • Incentivar a participação dos envolvidos por meio integrativo de programações culturais pelos acadêmicos universitários, que retratem a realidade da família, do educando e da escola;

 

  • Levar para a comunidade, pais, professores e alunos conhecimentos específicos e legais sobre a relação da família, do educando e da escola,  mediante temas transversais;

 

  • Promover interação entre aprendizes, professores, gestora e outros envolvidos da comunidade,  por meio de oficinas educativas, como forma de aproximá-los mais e conscientizá-los sobre a importância de cada um no processo pedagógico.

 

 

2.5 JUSTIFICATIVA

 

 

Ë de grande relevância o desenvolvimento do projeto, como forma de levar oportunidade a família, a escola, aos aprendizes, professores, diretora, técnicos e funcionários de apoio escolar e a comunidade, sobre inúmeros conhecimentos, que serão desenvolvidos por meio de oficinas educativas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3  ABORDAGEM HISTÓRICA: Família, educando e escola

 

 

            O termo “família” é proveniente do latim “famulus”, que tem como significado “escravo doméstico’. Tendo surgido na Roma Antiga, que designava como um grupo social que surgira a partir das tribos latinas, que cultivava o solo na agricultura pelo trabalho exercido somente pelas pessoas, consideradas escravas.

            Por meio do direito romano clássico a “família natural”, baseava-se na concretitude do casamento e na vinculação sanguínea, por meio de relações jurídicas e pela constituição dos cônjuges e de seus filhos. Tendo como chefe da família o pai, muito comum na Idade Média também. No momento que ocorria todo esse processo de ritualidade social surgiam novas famílias e novas relações. Dessa nova situação fazia também parte a descendência gerada materna e paterna.

            Com a Revolução Francesa surgiram os casamentos laicos no Ocidente e com a Revolução Industrial, tornaram-se freqüentes os movimentos migratórios para as cidades maiores, constituindo mudanças demográficas, originando o estreitamento dos laços familiares e tendo como conseqüências, as pequenas famílias.

Hoje as mulheres saem de casa para trabalhar fora, cuidam da educação dos filhos e as vezes, quando podem partilham as responsabilidades educativas com a escola. Em relação aos idosos, estes passam a morar sozinhos ou a viver em uma instituição de assistência a idosos ( MOREIRA, 2001).

A família de acordo com a cultura  não-ocidental pode ser definida por outras ideologias, que não seja o fator sanguíneo. Normatizada por regulação de afiliação e aliança: A exogamia regula o matrimônio entre indivíduos de distinta tribo ou família. É a obrigação de tomar a mulher da clã a que pertence. A endogamia ocorre em que os acasalamentos se dão entre indivíduos aparentados, relacionados pela ascendência. O incesto se dá quando há uma família formada pelo pai com a filha, ou avô com a neta. O monogamia acontece quando um indivíduo só possui um único parceiro durante um determinado período de tempo ou por toda a vida de relações sexuais. A poligamia vinda do grego é quando existe muitos matrimônios. É a união reprodutiva entre mais de dois indivíduos de uma espécie humana e a poliandria, do grego poly (muitos), andros ( homem) é a união em que uma só mulher é ligada a dois ou mais maridos ao mesmo tempo ou o homem que possui duas ou mais esposas. Porém, no Brasil esses tipos de famílias não faz parte da legalidade constitucional .

A família deverá integrar um sistema de relações de membros interdependentes, que possuem atributos relacionados a urbanidade e interação com outros membros, como afirma o pesquisador (STANHOPE, 1999, p. 492).

 

 

3.1  CONCEITO DE FAMÍLIA

 

 

Família é considerada como uma instituição básica da sociedade,  formada por pessoas com ancestrais em comum ou ligados por laços afetivos. Representa um grupo primário: matrimônio ou adoção. Compartilhando sempre um grau de parentesco, normalmente tendo os mesmos sobrenomes, herdados  dos seus ascendentes diretos ou adotados pela legalidade constitucional por livre e espontânea vontade, numa ligação recíproca durante uma vida de gerações.

Segundo o estudioso Minuchin (1990) a família pode ser considerada como “um conjunto invisível de exigências funcionais que organiza a interação dos membros da mesma considerando-a igualmente como um sistema que opera através de padrões transacionais”.

De acordo com essa afirmativa do autor, acredita-se que a família possui um papel muito importante entre as relações de indivíduos, que convivem num mesmo patamar de gerações, interesses, funções de poder, num contexto cultural e social.

Conforme Whaley apud Wong ( 1989, p.21) a família assume uma estrutura de organização ou disposição de um número de componentes que se interrelacionam de maneira específica e recorrente. Dessa forma percebe-se que a família assume uma relação conjugal e nuclear, consistindo em pessoas adultas: homem e mulher e crianças: filhos biológicos ou adotados, habitando em um só ambiente familiar comum.

Mas existem outros tipos de famílias: pais único ou conhecido como monoparental, tratando-se de uma variação da estrutura nuclear tradicional, por motivo se inúmeras situações, como no caso do divórcio, óbito, abandono de lar, ilegitimidade ou adoção de crianças por uma só pessoa.

A família ampliada ou extensa, chamada também de consangüínea é uma estrutura mais ampla que consiste na família nuclear mais os parentes diretos ou colaterais, existindo uma extensão das relações entre pais e filhos para avós, pais e netos.

Existem três tipos de relações pessoais no processo familiar: a de aliança (casal), a de filiação ( pais e filhos) e a de consangüinidade ( irmãos). É nessa relação de parentesco de indivíduos que se vinculam pelo casamento ou por uniões sexuais, que se geram os filhos, como afirma os estudiosos (LEVI-STRASS a pud PINHEIRO, 1990).

A família pode se constituir por outras relações contemporâneas legalizadas e ainda que sofre preconceitos (por algumas pessoas despreparadas da sociedade) como as famílias formadas pelos gays, lésbicas, bissexuais ou transgêneros e os seus filhos.

Existem também um outro tipo de família, aquela considerada muito importante, é a família comunitária, isto é, a escola, que tem a responsabilidade de zelar pela educação das crianças, conforme a sistematização educativa nacional, pautado nos parâmetros curriculares pedagógicos.

 

 

3.2   A ESCOLA

 

 

A escola deriva do grego σχολή (scholē), que significa “lazer”e também aquele em que o lazer é empregado” e depois surgindo como termo escola, aquela que tem o papel de ensinar indivíduos da sociedade.

A conceitualização de unir educandos em um local específico para a práxis da aprendizagem existe desde os primórdios, isto é, na Antiguidade Clássica a escola trabalhava com o ensino fundamental, desde a Grécia, antiga Roma, Índia e China. Benttlev ( 2006) afirma que o sistema educativo primário iniciou-se em 425 d.C quando “... o pessoal militar geralmente tinha pelo menos o ensino primário”.

A escola é uma instituição de formação intelectual, responsável pelo ensino de crianças, adolescentes, adultos, entre outros interessados, sob o direcionamento pedagógico que envolve gestor (a), coordenadores pedagógicos, professores e alunos. tem a obrigatoriedade de formar pessoas mediante séries, anos, níveis infantis, fundamentais, médio e universitário. No âmbito municipal, estadual, federal e entidades filantrópicas, responsáveis de educar e qualificar pessoas. São espaços propostos para o ensino e a aprendizagem.

 

 

3.3  O EDUCANDO

 O termo educação significa discipulo ou discente. Aquele que deve ser educado. É o indivíduo que recebe formação e inastrução de educadores para adquirir e ampliar seus épistwemés intelectuais. Conhecido como aluno, do latim alumnus ou estudante, ainda pode serchamado de aprendiz. É uma pessoa que se ocupa de especialmente em adquirir conhecimentos pautados na ciência.

3.4  A RELAÇÃO FAMÍLIA, EDUCANDO E ESCOLA

 

            Na relação família, educando e escola ocorre  a interação social,, onde cada um possui uma responsabilidade específica. A família tem o poder de escolher onde os seus filhos devem estudar. O que precisam aprender. Quais as instituições que devem freqüentar e quais as instruções que precisam receber. O que é necessário saber, para tomarem as decisões que os beneficiem no futuro de suas vidas.

            A família deve escolher a escola adequada segundo suas possibilidades econômicas ou de acordo com a oferta das políticas públicas educacionais, respeitando a expectativa  do futuro educando.

As escolas são sistemas sociais, locais, haja vista, que os indivíduos agem de maneira independente e previsíveis,  dotadas de histórias e culturas, isto é, valores, crenças, éticas morais e princípios diversos, num processo de expectativas desenvolvidas paulatinamente, mediante tradições e rotinas diárias, mensais, semestrais, anuais, no seguimento epistemológico científico.

            Na pragmática pedagógica dos professores e gestores da escola coloca em evidência as relações entre a família, escola e educando, como forma de beneficiar o aprendizado do aluno. Pois, o aluno, a escola, a família e o professor se situam numa interação e reflexão da realidade social do ensinar e o aprender numa conjuntualidade de conhecimentos significativos ao desenvolvimento do ser humano.

            A aprendizagem do aluno ocorre a partir do professor, como mediador de currículo conteudista. Sendo o aluno o sujeito atuante na construção do conhecimento, haja vista, que a escola aponta as necessidades de transformações das relações sociais, como a família que faz parte dessa contextualidade de poder de mudanças também  na sociedade .

 

4 METODOLOGIA

 

O projeto educativo interdisciplinar ocorrerá mediante a parceria entre a Universidade Vale do Acaraú-UVA, Amapá e a Escola Estadual Profa. Helenise Walmira Dias dos Santos, ambas na cidade de Macapá, Amapá, sendo realizado  as  oficinas educativas na linha B, no Km 9, no dia 12/05/2012, que tem como tema: O estatuto da criança, ministrado pela Sra. Cristiane Souza- Conselheira-Presidente  do Conselho Tutelar, da Zona Sul; sendo que as outras oficinas serão realizadas pelos acadêmicos de letras da UVA, como: A importância da família na escola: Michael Moreira Tolosa;  Doenças sexualmente transmissíveis: Marlucia Neves Miranda; Direitos  fundamentais: José Alberto Padilha Dias; Educação do trânsito: ciclista- Andrey Barbosa amanajás e  Direitos e deveres do aluno na escola: Francisca Joseilta da Silva Galdino, numa carga horária de 20 horas, como forma de contribuir com o épistemé e a ciência, em prol do social.

 

5 CRONOGRAMA

 

ETAPAS

FEV

MAR

ABR

MAIO

Escolha do tema

X

 

 

 

Levantamento bibliográfico

 

X

X

X

Elaboração do projeto

 

 

X

 

Apresentação do projeto

 

 

 

X

Redação do projeto

 

 

 

X

Revisão e redação final

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

ALVES, José Carlos Moreira. Direito Romano. Rio: Forense, 1977.

MINUCHIN, Salvador. Famílias: Funcionamento & Tratamento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990, p. 25-69.

SARACENO, Chiara. Sociologia da família. Lisboa: Estampa, 1997..

Para ender a relação escola e família. Disponível em: http://www.scielo.br. /scielo.php?pid=S0102-8839200000027&script=sciartex.

 Bentley, Jerry H.. Traditions & Encounters a Global Perspective on the Past. New York: McGraw-Hil, 2006. p. 331.

Revista História Viva, 05, pg. 48-49. Editora Duetto (março 2004).