FORMULÁRIO DE PROJETO

 

Identificação do projeto (Título): EDUCAÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL E A SUSTENTABILIDADE

Período de execução:    Início: Mês 01             Término: Mês 12

Valor total (R$) 43.185,00 (quarenta e três mil e cento e oitenta e cinco reais)

 

DADOS DA INSTITUIÇÃO

 

Nome da instituição: SINDICATO RURAL DE IGUAÍ

Dirigente: José Domingos dos Santos

Endereço: Praça Dr. Fernando Costa, 41                   Bairro: CENTRO

Cidade: IGUAÍ                            Estado: BAHIA         CEP: 45280-000

Telefones: (73) 32712112 Fax:         Página na internet (home page):---------

Endereço eletrônico: [email protected]

 

RESPONSÁVEL TÉCNICO

 

Nome completo: Rivailda Tavares da Anunciação Damascena

Telefone (fixo, celular e fax): (73) 8837-9729

Endereço eletrônico (e-mail): [email protected]

Atividades sob a sua responsabilidade na execução do projeto: Coordenadora pedagógica

Coordena ou coordenou outro(s) projeto(s)?

( ) Sim. Indicar quais:

(X) Não

 

Experiência profissional:

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2008) e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Internacional de Curitiba (2011). Atualmente é concursado da Prefeitura Municipal de Iguaí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

 

 

EQUIPE ENVOLVIDA NA EXECUÇÃO DO PROJETO

 

Nome: Alberto Barbosa de Andrade                       Entidade: Empresa pública

Categoria profissional: Engº Agrônomo – CREA-BA: 13441-BA

Área de formação: Nível Superior, Engº Agrônomo

Experiência: Atua na área de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER.

Função no projeto: Coordenação Técnica/Agropecuária

E-mail: [email protected]

Telefone: (73) 9974 8283

 

Nome: Alba Vivian Amaral Figueiredo                       Entidade: Universidade Pública

 Categoria profissional: Bióloga      

Área de formação: Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFSE

Experiência: Área de Projetos de Educação Ambiental em Bacias Hidrográficas.

Função no projeto: Coordenação Técnica/Ambiental

E-mail: [email protected]

Telefone: (77) 3425 9340

 Nome: Lenira Eloína Coelho de Souza                       Entidade: Universidade Pública

Categoria profissional: Bióloga      

Área de formação: Doutorado em Entomologia

Experiência: Atua como professora universitária – UESB, com experiência em gestão universitária.

Função no projeto: Coordenação administrativa

E-mail: [email protected]

Telefone: (77) 9198-2987

 

Nome: Jason Rodrigues dos Santos                       Entidade: Sociedade Civil

Categoria profissional: Contador        

Área de formação: Nível Superior, Bacharel em Teologia

Experiência: Atua na área do comercio a 20 anos.

Função no projeto: Técnico em Contabilidade

E-mail: [email protected]

Telefone: (73) 8883-9003

Nome: Mateus Santos Andrade                       Entidade: Profissional autônomo

Categoria profissional: Administração        CRA-BA: 19969      

Área de formação: Nível Superior, Bacharel em Administração e especialista em Agronegócio.

Experiência: Atua na área do agronegócio.

Função no projeto: Técnico Administrativo

E-mail: [email protected]

Telefone: (73) 8166-8411

Nome: Alan Oliveira dos Santos                        Entidade:  Servidor Público

Categoria profissional: Agrônomo        

Área de formação:  Mestrado em Agronomia Citotécnia .

Experiência: Chefe de Divisão do  Meio Ambiente

Função no projeto: Técnico Administrativo

E-mail:

Telefone: (77) 34315819

 

DADOS DO PROJETO

 

Título do projeto: Educação para a conservação ambiental e a sustentabilidade

Subtítulo do Projeto: Educação para a conservação ambiental e a sustentabilidade no município de Iguaí-BA.                    Categoria: III – Mata Atlântica

I.APRESENTAÇÃO

A Educação Ambiental (EA), no discurso dos processos sociais instituintes, nasce da sensibilidade de aliar conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural com uma nova consciência de valores de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais, com perspectivas de formar uma consciência ambiental através da difusão de novos valores resultando talvez numa dimensão culturalmente consciente de atitudes ecológicas (MACHADO, 2003).

 Em uma dimensão maior, a EA vem despertar para a conscientização da capacidade que temos de assumir estratégias de desenvolvimento diferente das que se tem hoje, uma estratégia ética que integre crescimento econômico com justiça social que desencadeie num desenvolvimento sustentável.

Todo projeto que tem como pressuposto básico a mudança de atitude, requer um processo educacional. A educação ambiental apresenta-se como o método mais condizente e eficaz para atingir os objetivos propostos.

Trata-se de aprender a ter outro olhar sobre o ambiente e sobre as maneiras de com ele se relacionar. Compreende a criação de um novo modelo de gestão da vida das pessoas. Os prin­cípios que subsidiam um processo de educação ambiental, tais como - o respeito à diversidade, o exercício da cidadania ativa, a horizontalidade nas tomadas de decisão, o trabalho em rede, a formação de parcerias, a co-responsabilidade e a cooperação, entre outros - precisam ser inter­nalizados para que possam permear as atitudes cotidianas dos envolvidos (BRANDÃO, 1997).

O município de Iguaí está situado na região sudoeste da Bahia, possui cerca de 26.000 habitantes, sendo metade destes situado na zona rural. Toda a sua área pertence ao Bioma Mata Atlântica, sendo a sua vegetação constituída na sua maior parte de floresta estacional semidecidual, formando uma  área de transição com a floresta ombrófila densa mais ao sul.

A sua estrutura fundiária se caracteriza pela predominância da pequena propriedade rural familiar, com áreas inferiores a 150 ha. A sua economia está baseada na agropecuária, com destaque para a criação do gado bovino, a cultura do cacau, cana de açúcar e a mandioca. Mas, o seu maior patrimônio são os recursos naturais e a sua biodiversidade. O município possui cerca de 2.000 nascentes, 150 cachoeiras e dezenas de riachos, além de uma grande beleza cênica dos vales e serras.

Este enorme potencial a ser conservado e preservado levou o Governo da Bahia a ciar uma  Unidade de Conservação Ambiental: a APASO (Área de Proteção Ambiental  Serra do Ouro) através do Decreto Estadual n° 10.194 de 27 de dezembro de 2006.

A proposta deste projeto é dinamizar e ampliar as atividades de educação para a conservação da biodiversidade na APASO, trilhando o caminho da sustentabilidade para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população. Tendo como fundamento a integração da Educação Ambiental formal e não formal com a gestão ambiental municipal e a gestão da APASO (Conselho Gestor), pretende-se criar um ambiente participativo com as escolas e com a sociedade civil organizada..

Por meio da capacitação dos atores sociais envolvidos, visitas monitoradas com os alunos, criação de núcleos de informação ambiental nas unidades escolares etc.,  será possível contribuir  para a construção de uma nova consciência ambiental e um cenário propício à sustentabilidade.

Espera-se, portanto, a sensibilização e a conscientização da população quanto à importância da proteção da APASO e a criação de oportunidades para a produção e difusão de novas idéias e práticas que venham fomentar ações cada vez mais participativas para a conservação da biodiversidade, visando ao desenvolvimento sustentável.

II. OBJETIVO GERAL

Realizar um trabalho educacional junto à educação não formal e formal nas associações de produtores rurais e escolas da zona rural e urbana, respectivamente, inseridas na Área de Proteção Ambiental Serra do Ouro (APASO), usando como temática a conservação ambiental e a sustentabilidade.

 III.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 1.Sensibilizar e capacitar os produtores rurais, professores e estudantes acerca da importância da conservação ambiental, aliado à adoção de práticas de produção sustentáveis.

 2.Ampliar e difundir a comunicação ambiental para toda a comunidade, visando à proteção da biodiversidade e a produção sustentável na APASO.

 3.Realizar a produção de  mudas de essências florestais nativas para  plantios demonstrativos em áreas de preservação permanente (APP), com a participação da comunidade.

 IV.JUSTIFICATIVAS

Apesar da criação da APASO e outras medidas adotadas visando à conservação ambiental no município de Iguaí, ainda são muitos os problemas ambientais existentes. Esses problemas, na sua maioria, são decorrentes do mal uso dos recursos naturais pelos agricultores e pela falta de uma melhor consciência ambiental da sua população.

A  APASO configura-se como área de grande importância ambiental, cultural e sócio-econômica. No seu interior reside uma população carente, na sua maioria pequenos agricultores que muitas vezes exploram os recursos naturais existentes de maneira inadequada, desencadeando impactos negativos na vegetação, no solo e nos rios. Para minimizar tais efeitos, algunstrabalhos educacionais  vêm sendo desenvolvidos  pela Secretaria municipal de agricultura e meio ambiente, em parceria com órgãos do Estado ligados ao setor, como a Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, através das atividades de gestão da APASO, a EBDA, através das atividades de extensão rural, a CEPLAC, com o incentivo ao cultivo sustentáveldalavouracacaueira.  Todavia, as ações são ainda bastante tímidas diante da  enorme demanda da população local e da baixa capacidade potencial das instituições envolvidas. 

Por estar encravado no Bioma Mata Atlântica, que vem sofrendo contínua pressão antrópica, o município de Iguaí se constitui numa área estratégica para o desenvolvimento deprojetossócioambientais. Tal situação fornece um cenário privilegiado para ações de sesensibilizão,compreensão, responsabilidade e cidadania ambiental, ou seja, palco parapromover uma nova ética capaz de conciliar a natureza e a sociedade. 

Portanto, essa proposta de trabalho de Educação Ambiental em Iguaí será um veículo multiplicador da conscientização e do valor do patrimônio natural para a manutenção da qualidade de vida da população. 

           V. ABRANGÊNCIA DO PROJETO E PARCERIAS

            O projeto será implementado no município de Iguai (área urbana e rural), onde está inserida a APASO, cuja área é de 50.667,22 ha.  

            Estarão envolvidos no desenvolvimento deste projeto , como parceiros, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, A Empresa Baiana de Desenvolvimento agropecuário – EBDA, a Prefeitura de Iguaí, o Conselho Gestor da APASO e a ONG João de Barro.

  VI.METODOLOGIA E ABORDAGEM

No Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, documento elaborado pelo Fórum das Organizações Não-Governamentais durante a Rio-92, foram concebidos os pressupostos básicos de um novo paradigma para o Planeta. Ali se indicou o caminho para a construção de um modelo de sociedade sustentável, e pela primeira vez foram desenhadas as dimensões dessa sustentabilidade, a saber: ecológica, econômica, social, cultural e pedagógica. O Tratado serviu de fundamento para a discussão sobre a sobrevivência do Planeta e a questão da responsabilidade dos diversos atores.

O referencial teórico adotado nesse trabalho será a Pedagogia de Projetos, que teve início no século passado, com as teorias desenvolvidas pelo filósofo John Dewey (1859-1952), fundamentada na idéia de que o conhecimento é construído pelo sujeito quando este tem a oportunidade de interagir com o mundo de forma prazerosa e autônoma. São pressupostos da Pedagogia de Projetos a valoriza­ção da participação do educando e do educador no processo ensino-aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de cada projeto de trabalho.

Essa aprendizagem por meio da participação ativa é um dos elementos chaves da Pedagogia de Projetos, pois permite a vivência de desafios, a reflexão e a tomada de decisões, na maioria das vezes, coletiva, frente aos fatos e questionamentos reais de cada ambiente e comunidade de aprendizagem.

Para que isso aconteça, o professor necessita constantemente formular questões, sugerir desafios, e resgatar experiências já vivenciadas pelos educandos, estimulando-os a questionar e a encontrar respostas para tais questionamentos. Esse processo facilita sua formação como pessoa consciente de seu papel como construtor da sua história, da história da sua comunidade e do seu país.

A metodologia participativa, a se desenvolver, pressupõe que os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento são o ponto de partida para a re-elaboração dos conceitos, de forma que o conhecimento re-laborado seja aplicado à realidade com o intuito de transformá-la. Essa transformação se dá na medida em que o equilíbrio local seja atingido a partir da modificação na relação homem-natureza, permitindo uma relação mais integrada e uma abertura de consciência por parte dos sujeitos. De acordo com Lopes (1990, in Guimarães, 1998), os objetivos gerais para o planejamento participativo em EA são: participação ativa dos sujeitos, unidade teoria-prática, realidade concreta como ponto de partida e a busca por atingir o fim mais amplo da educação. . 

O Projeto, na sua primeira fase, com vistas a atender às demandas do município, constará de 02 (dois) Cursos de Capacitação, cada um com carga horária de 40h, sendo um para produtores rurais participantes de associações e outro para Docentes do  Ensino Fundamental. Os cursos serão  planejados e desenvolvidos por equipe técnica qualificada, sendo os profissionais contratados para ministrarem tais cursos, durante o desenvolvimento do projeto. Nesta primeira fase, além desses cursos, será realizada uma oficina (trabalho prático) de capacitação para todos os produtores pertencentes às  associações rurais, com carga horária de 08h. Nessa oficina, além da demonstração de técnicas sustentáveis de produção, serão incorporadas experiências locais, provenientes do conhecimento empírico (saber local) dos produtores rurais envolvidos.

A capacitação dos professores da rede pública municipal e também os pequenos produtores objetivará a superação de conceitos pautados na técnica e na ordem material, buscando a ética, a incorporação de um que fazer conscientizador e, sobretudo, problematizador da questão ambiental, bem como a redefinição de pressupostos para o planejamento escolar e  da gestão da produção agropecuária, referenciado pelo aporte teórico-prático participativo e percebendo a complexidade de relações e de contextos nos quais a prática educativa se estabelece.

Na segunda fase, os trabalhos serão com os estudantes. Consistirá na realização das seguintes atividades: vídeo palestras, abordando temas ambientais e uma oficina, para aprimorar o aprendizado desenvolvido sobre a temática ambiental. Na terceira fase serão criados pela equipe técnica executora do projeto, núcleos de informações ambientais nas escolas da rede municipal, disponbilizando materiais didáticos diversos para os estudantes. Serão produzidos cartilhas educativas, placas para colocação em locais estratégicos e de fácil visualização; e um programa ambiental na rádio comunitária de Iguaí. A quarta fase será destinada a trabalhos de produção de mudas e plantio demonstrativos para recuperação de APP  previamente selecionadas e cadastradas. As mudas serão produzidas no viveiro da APASO e o plantio será feito nas propriedades rurais cadastradas (pertencentes a proprietários rurais das associações envolvidas) a critério técnico-ambiental. Nesta etapa, estarão envolvidos, além da equipe técnica, os produtores rurais associados. Também nesta fase será feita a arborização de todas as escolas do município, com a participação dos estudantes e professores. Na quinta e última fase será feita a apresentação dos resultados do projeto, em um seminário, através da edição de um vídeo documentário sobre o projeto desenvolvido. Esse documentáio se refere ao registro pedagógico do projeto e será feito por profissional contratado para esse fim. 

Finalmente, vale ressaltar que em cada fase do projeto haverá o devido  acompanhamento das atividades por parte da equipe técnica e o correspondente registro pedagógico.

VII. RESULTADOS ESPERADOS

Realização de 01 (um) curso de capacitação, sobre regularização de imóveis rurais (adequação ambiental) e uso de práticas de produção sustentáveis, com carga horária de 40h, para as 05 (cinco) associações de produtores rurais existentes na APASO;

Realização de 01 (uma) oficina de capacitação (com carga horária de 08h) abordando conhecimentos de ecologia e desenvolvimento sustentável para as 05 (cinco) associações de produtores rurais existentes na APASO;

Realização de 01 (um) curso de capacitação para todos os professores da rede municipal, sobre metodologias de trabalho em educação ambiental na escola, com carga horária de 40h;

Realização de 05 (cinco) oficinas para os estudantes, sendo uma em cada escola da rede municipal (05 escolas), abordando questões teóricas e práticas acerca de temas ambientais, com carga horária de 08h;

Realização de 05 (cinco) vídeo-palestras, sendo uma em cada escola da rede municipal (05 escolas), abordando a problemática ambiental e ações que estão sendo desenvolvidas para a busca de soluções;

Produção e distribuição de 5.000 (cinco mil) cartilhas da APASO, com enfoque na conservação ambiental e no uso de práticas sustentáveis na  agropecuária;

Implantação de 05 (cinco) núcleos de informação ambiental nas escolas da rede municipal, do tipo mini-bibliotecas, disponibilizando livros e materiais educativos diversos;

Criação de um programa ambiental informativo e educativo junto à rádio comunitária do  município de Iguaí;

Colocação  de 07 placas educativas em locais estratégicos dentro da APASO;

Produção de 2.000 mudas de espécies nativas e frutíferas da mata atlântica, no viveiro da APASO;

Elaboração e execução de cinco projetos demonstrativos de plantio de mudas em 05 (cinco) propriedades rurais pré-selecionadas e cadastradas (sendo uma para cada associação) inseridas na APASO, visando à recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP);

Elaboração e execução de projetos de arborização nas escolas rurais e urbanas do município de Iguaí, com o envolvimento dos professores, estudantes, funcionários e a comunidade em geral;

Realização de 03 seminários sendo 01 para capacitação da equipe técnica, outro para avaliação do andamento do projeto (meio termo) e o último para apresentação e dos resultados finais do projeto, todos com a  participação da SEMA;

Produção e edição de um vídeo sobre todas as ações do projeto, para efeito de registro pedagógico.

VIII. PÚBLICO BENEFICIADO PELO PROJETO

O público diretamente atendido por esse projeto será: pequenos produtores  pertencentes a associações de produtores rurais, professores  do ensino fundamental da rede municipal de educação, estudantes do ensino fundamental e indiretamente a comunidade em geral.

IX. ACOMPANHAMENTO E INDICADORES

Será realizado pela (ENTIDADE/INSTITUIÇÃO PROPONENTE) o monitoramento e avaliação do projeto. Deverão ser apresentados relatórios de acompanhamento ao final da execução de cada etapa e relatório final do projeto.

Será feita a avaliações dos resultados, de acordo com os objetivos propostos. Para isso serão utilizados indicadores quantitativos e qualitativos, conforme a tabela a seguir.

Avaliação

Atividades

Indicadores

Meios de verificação

                                                                             

  RESULTADO

Curso de capacitação para produtores rurais e professores do ensino fundamental

Número de produtores

e professores  beneficiados;

Lista de frequencia

Registro fotográfico

Número e frequência nas aulas

Lista de presença

Nível de desempenho dos participantes

Questionários e dinâmicas de avaliação aplicados durante e no final do curso

Percepção da equipe técnica

Número de instituições participantes

Relatório de atividades do projeto, contendo a descrição das articulações feitas e parcerias concretizadas

Mapa final de parceiros

Qualidade do material utilizado no curso e desempenho do ministrador

Questionário de avaliação feito no final do curso pelos participantes

Percepção da equipe técnica

Realização de atividades de Educação ambiental: oficinas e, vídeo palestras

Tipo de atividade realizada

Relatório de atividades do projeto, com a descrição e o registro fotográfico

Temas discutidos

Relatório de atividades do projeto, com a descrição dos conteúdos abordados

Número de atividades realizadas

Diário de aulas realizadas

Número de participantes

Lista de presença dos participantes

Nível de desempenho dos participantes

Questionários e dinâmicas de avaliação aplicados no final das atividades

Ampliação e difusão da comunicação ambiental para toda a comunidade, visando à proteção da biodiversidade e a produção sustentável

Conteúdo do material informativo

Percepção da equipe técnica

Meios de comunicação utilizados

Relatório de mídias e outras formas de comunicação

Número de matérias veiculadas nos meios de comunicação

“clipping” do projeto

Numeros de contatos, visitas e encontros institucionais de divulgação

Relatório de atividades realizadas com a descrição dos encontros de apresentação do projeto

Registro fotográfico e documental das ações realizadas

Quantidade de consultas e visitas recebidas

Relatório de atividades realizadas com a descrição dos encontros de apresentação do projeto

Registro fotográfico e documental das ações realizadas

                                                                                                    

Produção de mudas, elaboração e execução de projetos  de plantio, com a participação do público alvo do projeto e a comunidade

Quantidade de mudas produzidas

Relatório de atividades

Número de propriedades beneficiadas

Relatório de atividades

Número de participantes na atividade de plantio

Lista de presença

Qualidade dos projetos elaborados e executados

Número de projetos elaborados

Número de projetos executados

Percepção da equipe técnica

Relatório fotográfico dos projetos implementados

Número de instituições participantes

Relatório de atividades realizadas contendo as articulações feitas e parcerias concretizadas

X. RECURSOS NECESSÁRIOS

1. SERVIÇOS DE TERCEIROS

Item

Descrição

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Profissional habilitado

Ministrar 1 curso na área de agropecuária e meio ambiente(40 h)

02prof.

2.000,00

4.000,00

Profissional habilitado

Ministrar 02 oficinas na área de meio ambiente (08h)

01prof.

800,00

1.600,00

Profissional habilitado

Ministrar 1 curso na área  de Educação ambiental(40h)

01prof.

2.000,00

2.000,00

Profissional habilitado

Ministrar 05 vídeo palestras na área ambiental(1h30min)

01prof.

150,00

750,00

Mão- de –obra

Serviço de produção de mudas e plantio

03 meses

1.000,00

3.000,00

Produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

10

300,00

3.000,00

Serviço de impressão e diagramação

Serviço de impressão e diagramação de cartilhas

5.000 cartilhas

1,20

6.000,00

Contratação de serviço da rádio comunitária

Criação de um programa ambiental informativo e educativo junto à rádio comunitária do  município de Iguaí;

12 meses

100,00

1.200,00

Serviço de transporte (dia)

  Fretamento de veículo

21 dias

100,00

2.100,00

Serviço de alimentação(dia)

Lanche para 50 pessoas

21 dias

125,00

2.625,00

Almoço para 50 pessoas

11 dias

500,00

5.500,00

Serviço de confecção de placa

Confecção de placas educativas

07 placas

120,00

840,00

Realizar seminário

Realização de seminários de capacitação, avaliação e apresentação dos resultados finais do projeto

03

8.000,00

8.000,00

TOTAL 1

15.196,20

40.615,00

2. MATERIAL PERMANENTE

Material

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Projetor multimídia(Data show)

01

1.200,00

1.200,00

Microcomputador

01

1.250,00

1.250,00

Notebook

01

1.600,00

1.600,00

Impressora

01

650,00

650,00

Câmara digital

01

450,00

450,00

Câmara filmadora

01

1.100,00

1.100,00

Aparelho GPS

01

900,00

900,00

Tela de projeção (multimídia)

01

300,00

300,00

TOTAL 2

7.450,00

7.450,00

3. MATERIAL DE CONSUMO

Item

Descrição

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Material de escritório

Papel A4,Caneta, lápis, borracha, Pilot , régua,fitacrep,grampeador, cartucho tonner para impressora cola,cartolina,grampo,clip,agenda, pasta de arquivo, pilhas

12 meses

56,00

670,00

Material escolar

Kit:1classificador, 1bloco de anotações,1 caneta, 1 lápis, 1 borracha

100 pessoas

12,00

1.200,00

Material para produção de mudas

Sementes, substrato(terra e adubo), sacolas plásticas

2.500,00 mudas

0,50

1.250,00

TOTAL 3

 

68,50

3.120,00

TOTAL GERAL DO ORÇAMENTO: (R$) 51.185,00

XI. REFERÊNCIAS

BRANDÃO, C. R. O ambiente, o sentimento e o pensamento: dez resgates de idéias para pensar as relações entre eles e o trabalho do educador ambiental. In: Cadernos do IV Fórum de Educação Ambiental/ I Encontro da Rede Brasileira de Educação Ambiental. Rio de Janeiro: INESC, 1997.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Manual para Elaboração, Administração e Avaliação de Projetos Socioambientais / Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental. -- São Paulo: SMA / CPLEA, 2005

LOPES, A. O. Repensando a didática, in: GUIMARÃES, Mauro. A Dimensão ambiental na educação. Campinas, SP: Papirus, 1995.

SANTOS, B. de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1996.

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES

AÇÃO 1 – Sensibilização e capacitação de produtores rurais, professores e estudantes acerca da importância da conservação ambiental, aliado à adoção de práticas de produção sustentáveis.

METAS - RESULTADOS ESPERADOS:

  1. Realização de 01 (um) curso de capacitação, sobre regularização de imóveis rurais (adequação ambiental) e uso de práticas de produção sustentáveis, com carga horária de 40h, para as 05 (cinco) assossiações de produtores rurais existentes na APASO.            Início: mês 01                                     Término: mês 02

Valor do orçamento (R$): 15.075,00       Detalhamento do orçamento:

1. Serviços de terceiros

Item

Descrição

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Profissional habilitado

Ministrar 1 curso na área de agropecuária e meio ambiente(40 h)

02 prof.

2.000,00

4.000,00

Produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

01

300,00

300,00

Serviço de transporte (dia)

  Fretamento de veículo

05 dias

100,00

500,00

Serviço de alimentação(dia)

Lanche para 50 pessoas

05 dias

125,00

625,00

Almoço para 50 pessoas

05 dias

500,00

2.500,00

TOTAL 1

 

3.025,00

7.925,00

2. Material permanente

Material

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Projetor multimídia(Data show)

01

1.200,00

1.200,00

Microcomputador

01

1.250,00

1.250,00

Notebook

01

1.600,00

1.600,00

Câmara digital

01

450,00

450,00

Câmara filmadora

01

1.100,00

1.100,00

Impressora

01

650,00

650,00

Tela de projeção (multimídia)

01

300,00

300,00

TOTAL 2

5.350,00

6.550,00

3.Material de consumo

Item

Descrição

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Material escolar

Kit:1classificador, 1bloco de anotações,1 caneta, 1 lápis, 1 borracha

50 pessoas

12,00

600,00

TOTAL 3

 

12,00

600,00

2.Realização de 01 (uma) oficina de capacitação( com carga horária de 08h) abordando conhecimentos de ecologia e desenvolvimento sustentável para as 05 (cinco) assossiações de produtores rurais existentes na APASO.

Início: mês 02                                     Término: mês 02

Valor do orçamento (R$): 1.825,00     Detalhamento do orçamento:

Item

Descrição

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Profissional habilitado

Ministrar 1 oficina na área ambiental(08 h)

01

800,00

800,00

Produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

01

300,00

300,00

Serviço de transporte (dia)

  Fretamento de veículo

01 dia

100,00

100,00

Serviço de alimentação(dia)

Lanche para 50 pessoas

01 dia

125,00

125,00

Almoço para 50 pessoas

01 dia

500,00

500,00

TOTAL

 

1.825,00

1.825,00

3.Realização de 01 (um) curso de capacitação para todos os professores da rede municipal, sobre metodologias de trabalho em educação ambiental na escola, com carga horária de 40h.        Início: mês 03                                     Término: mês 03

Valor do orçamento (R$): 7.195,00        Detalhamento do orçamento:

Item

Descrição

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Profissional habilitado

Ministrar 1 curso na área de educação ambiental(40 h)

01

2.000,00

2.000,00

Produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

01

300,00

300,00

Serviço de transporte (dia)

  Fretamento de veículo

05 dias

100,00

500,00

Serviço de alimentação(dia)

Lanche para 50 pessoas

05 dias

125,00

625,00

Almoço para 50 pessoas

05 dias

500,00

2.500,00

Material escolar

Kit:1classificador, 1bloco de anotações,1 caneta, 1 lápis, 1 borracha

50 pessoas

12,00

600,00

Material de escritório

Papel A4,Caneta, lápis, borracha, Pilot régua,fitacrep,grampeador, cartucho tonner para impressora cola,cartolina,grampo,clip,agenda, pasta de arquivo, pilhas

12 meses

56,00

670,00

TOTAL 1

 

3.093,00

7.195,00

4.Realização de 05 oficinas para os estudantes, sendo uma em cada escola da rede municipal (05 escolas), abordando questões teóricas e práticas acerca de temas ambientais, com carga horária de 08h;

Início: mês 04                                     Término: mês 05

Valor do orçamento (R$): 2.225,00    Detalhamento do orçamento:

Item

Descrição

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Profissional habilitado

Ministrar 05 oficinas na área de meio ambiente(08 h cada)

01prof.

800,00

800,00

Produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

01

300,00

300,00

Serviço de transporte (dia)

  Fretamento de veículo

05 dias

100,00

500,00

Serviço de alimentação(dia)

Lanche para 50 pessoas

05 dias

125,00

625,00

TOTAL 1

 

1.325,00

2.225,00

5.Realização de 05 (cinco) vídeo-palestras, sendo uma em cada escola da rede municipal (05 escolas), abordando a problemática ambiental e ações que estão sendo desenvolvidas para a busca de soluções.  Início: mês 06               Término: mês 06

Valor do orçamento (R$): 2.175,00    Detalhamento do orçamento:

Item

Descrição

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Profissional habilitado

Ministrar 05 video-palestras na área de meio ambiente (01h 30min cada)

01prof.

150,00

750,00

Produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

01

300,00

300,00

Serviço de transporte (dia)

  Fretamento de veículo

05 dias

100,00

500,00

Serviço de alimentação(dia)

Lanche para 50 pessoas

05 dias

125,00

625,00

TOTAL

 

675,00

2.175,00

AÇÃO 2 – Ampliar e difundir a comunicação ambiental para toda a comunidade, visando à proteção da biodiversidade e a produção sustentável na APASO, .

METAS – RESULTADOS ESPERADOS

6.Produção e distribuição de 5.000 (cinco mil) cartilhas da APASO, com enfoque na conservação ambiental e no uso de práticas sustentáveis na  agropecuária;

Início: mês 07                                     Término: mês 08

Valor do orçamento (R$): 6.000,00      Detalhamento do orçamento:

Item

Descrição

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Serviço de impressão e diagramação

Serviço de impressão e diagramação de cartilhas

5.000 cartilhas

1,20

6.000,00

Total

1,20

6.000,00

7.Implantação de 05 (cinco) núcleos de informação ambiental nas escolas da rede municipal, do tipo mini-bibliotecas, disponibilizando livros e materiais educativos diversos.       Início: mês 08                                     Término: mês 09

 Valor do orçamento(R$):  300,00            Detalhamento do orçamento :

Item

Descrição

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

01

300,00

300,00

Total

300,00

300,00

OBS.: demais materiais didáticos (livros, revistas, panfletos, cartilhas, etc) serão objeto de doação por instituições parceiras.

8.Criação de um programa ambiental informativo e educativo junto à rádio comunitária do  município de Iguaí.

Início: mês 08                                     Término: mês 09

       Valor do orçamento (R$): 1.200,00  Detalhamento do orçamento:

Item

Descrição

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Contratação de serviço de rádio comunitária

pagamento de um programa ambiental informativo e educativo junto à rádio comunitária do  município de Iguaí;

                                   

12 meses

100

1.200,00

Total

100

1.200,00

9.Colocação  de 07 placas educativas em locais estratégicos dentro da APASO.

Início: mês 07                                     Término: mês 08

       Valor do orçamento (R$): 840,00         Detalhamento do orçamento:

Item

Descrição

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Contratação de serviço de placa

serviço de confecção e colocação de placas educativas

07

120,00

840,00

Total

120,00

840,00

    AÇÃO 3- Produção de mudas, elaboração e execução de projetos  de plantio, com a participação do público alvo do projeto e a comunidade.

METAS – RESULTADOS ESPERADOS

10.Produção de 2.000 mudas de espécies nativas e frutíferas da mata atlântica, no viveiro da APASO.

               Início: mês 07                                     Término: mês 10

               Valor do orçamento (R$): 4.025,00        Detalhamento do orçamento:

Item

Descrição

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Material para produção de mudas

Sementes, substratos(terra e adubo), sacolas pláticas

2.500,00 mudas

0,50

1.250,00

Mão- de –obra

Serviço de produção de mudas

03 meses

825,00

2.475,00

Produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

01

300,00

300,00

Total

1.125,50

4.025,00

11. elaboração e execução de projetos de plantio de mudas em 05 (cinco) propriedades rurais pré-selecionadas e cadastradas(sendo uma para cada associação) inseridas na APASO, visando à recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP).         Início: mês 10                                     Término: mês 11

Valor do orçamento (R$): 1.725,00      Detalhamento do orçamento:

Item

Descrição

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Aquisição de GPS

Geoprocessamento das áreas de plantio

01

900,00

900,00

Mão- de –obra

Serviço de plantio de mudas

05 dias

105,00

525,00

Produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

01

300,00

300,00

Total

1.305,00

1.725,00

12. elaboração e execução de projetos de arborização nas escolas rurais e urbanas do município de Iguaí, com o envolvimento dos professores, estudantes, funcionários e a comunidade em geral.

 Início: mês 09                                     Término: mês 10

Valor do orçamento (R$): 300,00    Detalhamento do orçamento:

Item

Descrição

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Mão- de –obra

Trabalho de plantio realizado pelos estudantes e comunidade

05 dias

00

00

Produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

01

300,00

300,00

Total

300,00

300,00

AÇÃO 4 – Realizar 03 seminários sendo um de capacitação inicial da equipe técnica do projeto, outro para avaliação do andamento (meio termo) e o último para apresentação dos resultados finais do projeto, com a participação da SEMA e fazer o registro pedagógico do projeto.

METAS – RESULTADO ESPERADOS:

13. Realização de 03 seminários, sendo um de capacitação inicial para execução do projeto, outro de meio termo para avaliação do andamento do projeto e o último para apresentação e avaliação dos resultados finais, todos com a participação da SEMA.                       Início: mês 1               Término: mês12

Valor do orçamento (R$): 8.000,00          Detalhamento do orçamento:

Item

Descrição

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

Realização deseminários como contrapartida da entidade proponente

Realização de 01 seminário de capacitação inicial da equipe técnica para execução do projeto

01

2.000,00

2.000,00

Realização de 01 seminário de meio termo para avaliação do andamento do projeto.

01

3.000,00

3.000,00

Realização de 01 para apresentação dos resultados finais do         projeto.

01

3.000,00

3.000,00

Total

8.000,00

8.000,00

 

14.Produção e edição de um vídeo sobre todas as ações do projeto, para efeito de registro pedagógico.  Início: Mês 11        Término: Mês 12

Valor do orçamento (R$): 300,00      Detalhamento do orçamento:

Item

Descrição

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor total(R$)

 Produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

01

300,00

300,00

Total

 

 

300,00

300,00

 

 

ESTIMATIVA DE ATENDIMENTO E ALCANCE:

 

Espera-se que as metas sejam atendidas e alcançadas no prazo previsto para a execução do projeto, ou seja, 12 meses.

 

PROCEDIMENTOS DE ACOMPANHAMENTO:

 

Relatórios de atividades; registro fotográfico, filmagens, listas de frequência, visitas monitoradas, questionários de avaliação e percepção da equipe técnica.

                                            PROJETO

EDUCAÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL E A SUSTENTABILIDADE

 

PLANO DE TRABALHO

 

DADOS CADASTRAIS:

Proponente:   SINDICATO RURAL DE IGUAÍ                  CGC:     13.858.030/0001-85

Endereço:    Praça Dr. Fernando Costa, n° 45, Centro

Cidade: Iguaí             UF:BA          CEP:    45280-000     DDD/telefone  (73) 32712112

Endereço eletrônico (e-mail): [email protected]

Nome do responsável: José Domingos dos Santos                          CPF:390.260.358-53

Cl/Orgão expedidor/UF:  12570702-90 SSP/BA     Cargo:Presidente

Função: Presidente

Endereço: Rua Monteiro Lobato, S/N, Centro, Iguaí –Bahia                 CEP:45.280-000

 

DESCRIÇÃO DO PROJETO

 

Título do projeto :Educação para a conservação ambiental e a sustentabilidade

Período de execução:    Início: Mês 01        Término: Mês 12

Identificação do objeto do convénio: Seleção pública de projetos de Educação Ambiental, para terem suas execuções e o correspondente registro pedagógico, apoiados financeiramente pelo FERFA, conforme especificações constantes na Seção B- Disposição especifica.

Responsável técnico do projeto: Rivailda Tavares da Anunciação Damascena

Endereço do responsável técnico:Rua Fulgêncio Teixeira, 259, Iguaí-Bahia,CEP 45.280-000.

DDD/Telefone: (73)88379729    Endereço eletrônico(email): rivaildatavares2hotmail.com

 

JUSTIFICATIVA DA PROPOSIÇÃO

 

Por estar encravado no Bioma Mata Atlântica, que vem sofrendo contínua pressão antrópica, o município de Iguaí se constitui numa área estratégica para o desenvolvimento deprojetossócioambientais. Tal situação fornece um cenário privilegiado para ações de sensibilização, compreensão, responsabilidade e cidadania ambiental, ou seja, palco para promover uma nova ética capaz de conciliar a natureza e a sociedade. 

Com o objetivo de proteger toda a riqueza de recursos naturais no município de Iguaí, foi criada A  Área de Proteção Ambiental Serra do Ouro(APASO). Essa área configura-se como área de grande importância ambiental, cultural e sócio-econômica. No seu interior reside uma população carente, na sua maioria pequenos agricultores que muitas vezes exploram os recursos naturais existentes de maneira inadequada, desencadeando impactos negativos na vegetação, no solo e nos rios. 

Apesar dos esforços que têm sido realizados para a sua proteção e conservação, as ações na APASO são ainda bastante tímidas diante da  enorme demanda da população local e da baixa capacidade potencial das instituições envolvidas. 

 

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (META, ETAPA OU FASE)

 

 

META

ETAPA

ESPECIFICAÇÃO

INDICADOR FÍSICO E FINANCEIRO

VALOR UNIT.

TOTAL

     DURAÇÃO

UNID

QUAN

INÍCIO

TÉRMINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.Realização de 01 (um) curso de capacitação, sobre regularização de imóveis rurais (adequação ambiental) e uso de práticas de produção sustentáveis, com carga horária de 40h, para as 05 (cinco) assossiações de produtores rurais existentes na APASO.           

Contratação de profissional para ministrar curso

Ministrar 1 curso na área de agropecuária e meio ambiente(40 h)

un

02

2.000,00

4.000,00

Mês 1

Mês 2

Conratação de produtor de mídia

Produção e edição de vídeo para o registro pedagógico das atividades

un

01

300,00

300,00

Mês 1

Mês 2

 

 

Compra de material permanente

Datashow

un

01

1.200,00

1.200,00

Mês 1

Mês 2

Tela de projeção

un

01

300,00

300,00

Microcomputador

un

01

1.250,00

1.250,00

Notebook

un

01

1.600,00

1.600,00

Câmara digital

un

01

450,00

450,00

Cãmara filmadora

un

01

1.100,00

1.100,00

Impressora

un

01

650,00

650,00

 

Compra de material de consumo

Material escolar Kit:1classificador, 1bloco de anotações,1 caneta, 1 lápis, 1 borracha

pessoas

50

12,00

600,00

Contratação de serviço de transporte

Fretamento de veículo

dia

05

100,00

500,00

Mês 1

Mês 2

 

Contratação de serviço de alimentação

Lanche para 50 pessoas

dia

05

125,00

625,00

Mês 1

Mês 2

Almoço para 50 pessoas

dia

05

500,00

2.500,00

2.Realização de 01 (uma) oficina de capacitação( com carga horária de 08h) abordando conhecimentos de ecologia e desenvolvimento sustentável para as 05 (cinco) associações de produtores rurais existentes na APASO.

 

Contratação de profissional para ministrar oficina

Ministrar 1 oficina na área ambiental(08 h)

un

01

800,00

800,00

Mês 2

Mês 3

Contratação de produtor de mídia

Produção e edição de vídeo para o registro pedagógico das atividades

un

01

300,00

300,00

Contratação de serviço de transporte

Fretamento de veículo

dia

01

100,00

100,00

Contratação de serviço de alimentação

Lanche para 50 pessoas

dia

01

125,00

125,00

Almoço para 50 pessoas

dia

01

500,00

500,00

3.Realização de 01 (um) curso de capacitação para  professores da rede municipal, sobre metodologias de trabalho em educação ambiental na escola, com carga horária de 40h.    

Contratação de profissional habilitado para ministrar curso

Ministrar 1 curso na área de educação ambiental(40 h)

 

 

 

un

 

 

 

01

2.000,00

2.000,00

Mês 3

Mês 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Continuação da meta 3

Contratação de produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

un

01

300,00

300,00

 

 

Contratação de serviço de transporte

  Fretamento de veículo

dia

05

100,00

500,00

Contratação de serviço de alimentação

Lanche para 50 pessoas

dia

05

125,00

625,00

Almoço para 50 pessoas

dia

05

500,00

2.500,00

Material escolar

Kit:1classificador, 1bloco de anotações,1 caneta, 1 lápis, 1 borracha

 

pessoas

 

50

12,00

600,00

Material de escritório

Papel A4,Caneta, lápis, borracha, Pilot régua,fitacrep ,grampeador, cartucho tonner para impressora cola,cartolina,grampo,clip,agenda, pasta de arquivo, pilhas

 

 

meses

 

 

12

56,00

670,00

 

4.Realização de 05 oficinas para os estudantes, sendo uma em cada escola da rede municipal (05 escolas), abordando questões teóricas e práticas acerca de temas ambientais, com carga horária de 08h

 

Contratação de profissional habilitado para ministrar as oficinas

Ministrar 05 oficinas na área de meio ambiente

Un

01

800,00

800,00

Mês 4

Mês 4

Produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

un

01

300,00

300,00

Serviço de transporte

  Fretamento de veículo

dia

05

100,00

500,00

Serviço de alimentação

Lanche para 50 pessoas

dia

05

125,00

625,00

 

5.Realização de 05 (cinco) vídeo-palestras, sendo uma em cada escola da rede municipal (05 escolas), abordando a problemática ambiental e ações que estão sendo desenvolvidas para a busca de soluções.

Contratação de profissional habilitado

Ministrar 05 video-palestras na área de meio ambiente (01h 30min cada)

un

01

750,00

750,00

Mês 5

Mês 5

 

 

Contratação de produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

un

01

300,00

300,00

Contratação de serviço de transporte

  Fretamento de veículo

dia

05

100,00

500,00

Contratação de serviço de alimentação

Lanche para 50 pessoas

dia

05

125,00

625,00

6.Produção e distribuição de 5.000 (cinco mil) cartilhas da APASO, com enfoque na conservação ambiental e no uso de práticas sustentáveis na  agropecuária.

Contratação de serviço de impressão e diagramação

Serviço de impressão e diagramação de cartilhas

un

5.000

1,20

6.000,00

Mês 6

Mês 6

7.Implantação de 05 núcleos deinformação ambiental nas escolas da rede municipal, do tipo minibibliotecas,disponibilizando livros e materiais educativos diversos.   

Contratação de produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

un

01

300,00

300,00

Mês 6

Mês 6

8.Criação de um programa ambiental informativo e educativo junto à rádio comunitária do  município de Iguaí.

Contratação de serviço de rádio comunitária

pagamento de um programa ambiental informativo e educativo junto à rádio comunitária do  município de Iguaí.                             

meses

12

10,00

1.200,00

Mês 01

Mês 12

9.Colocação  de 07 placas educativas em locais estratégicos dentro da APASO;

Contratação de serviço de confecção de placa

serviço de confecção e colocação de placas educativas

un

07

120,00

840,00

Mês 08

Mês 08

10.Produção de  mudas de espécies nativas e frutíferas da mata atlântica, no viveiro da APASO.

 

Material para produção de mudas

Sementes,substratos(terra e adubo),sacolas pláticas

un

2.500

mudas

2,00

1.250,00

Mês 07

Mês 11

Mão- de –obra

Serviço de produção de mudas

mês

03

825,00

2.475,00

Produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

un

01

300,00

300,00

11. Elaboração e execução de projetos de plantio de mudas em 05 (cinco) propriedades rurais pré-selecionadas e cadastradas(sendo uma para cada associação) inseridas na APASO, visando à recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP).                        

Aquisição de GPS

Geoprocessamento das áreas de plantio

un

01

9,000

900,00

Mês 10

Mês 11

Contratação de mão- de –obra

Serviço de plantio de mudas

dia

05

105,00

525,00

Contratação de produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

un

01

300,00

300,00

12. elaboração e execução de projetos de arborização nas escolas rurais e urbanas do município de Iguaí, com o envolvimento dos professores, estudantes, funcionários e a comunidade em geral.

Mão- de –obra

Trabalho de plantio a ser realizado pelos estudantes e a comunidade

dia

05

0,00

00

Mês 10

Mês 11

Produtor de mídia

Produção e edição de vídeo

un

01

300,00

300,00

 

 

 

13. Realização de  seminários como contrapartida da entidade proponente,  com a participação da SEMA

Realização de seminários

Realização de 01 seminário de capacitação da equipe técnica para execução do projeto

un

01

2.000,00

2.000,00

Mês 01

Mês 01

Realização de 01 seminário de avliação (meio termo) do andamento do projeto

un

01

3.000,00

3.000,00

Mês 06

Mês 06

Realização de 01 seminário de apresentação dos resultados finais do projeto

un

01

3.000,00

3.000,00

Mês 12

Mês 12

14. Produção e edição de um vídeo sobre o projeto, para efeito de registro pedagógico.

Produçãodo vídeo

Produção e edição de um vídeo sobre todas as ações desenvolvidas no projeto, para efeito de registro pedagógico.

un

 

01

 

300,00

300,00

Mês 11

Mês 12

 

 

 

PLANO DE APLICAÇÃO

 

 

 

 

 

 

                 Natureza da despesa

Total

Concedente

Proponente

Item

               Especificação

 

 

 

1

Contratação de profissionais

8.350,00

8.350,00

00

2

Contratação de produtor de mídia

3.000,00

3.000,00

00

3

Contratação de serviço de transporte

2.100,00

2.100,00

00

4

Contratação de serviço de alimentação

8.125,00

8.125,00

00

5

Material de consumo

3.120,00

3.120,00

00

6

Material permanente

7.450,00

7.450,00

00

7

Contratação de serviço de impressão e diagramação

6.000,00

6.000,00

00

8

Contratação de mão- de –obra

3.000,00

3.000,00

00

9

Contratação de serviço de rádio comunitária

1.200,00

1.200,00

00

10

Contratação de serviço de confecção de placa

   840,00

   840,00

00

11

Realização de seminários

8.000,00

00

8.000,00

 

TOTAL GERAL

51.165,00

43.185,00

8.000,00

 

DESCRIÇÃO DETALHADA DAS METAS

PROPONENTE:

METAS

                            DESCRIÇÃO

CUSTOS      (R$)

01

Realização de 01 (um) curso de capacitação, sobre regularização de imóveis rurais (adequação ambiental) e uso de práticas de produção sustentáveis, com carga horária de 40h, para as 05 (cinco) assossiações de produtores rurais existentes na APASO.           

15.075,00      

02

Realização de 01 (uma) oficina de capacitação( com carga horária de 08h) abordandoconhecimentos deecologiaedesenvolvimento sustentável para as 05 (cinco) assossiações de produtoresrurais existentes na APASO.

1.825,00

03

Realização de 01 (um) curso de capacitação para  professores da rede municipal, sobre metodologias de trabalho em educação ambiental na escola, com carga horária de 40h.    

7.195,00       

04

Realização de 05 oficinas para os estudantes, sendo uma em cada escola da rede municipal (05 escolas), abordando questões teóricas e práticas acerca de temas ambientais, com carga horária de 08h

2.225,00

05

Realização de 05 (cinco) vídeo-palestras, sendo uma em cada escola da rede municipal (05 escolas), abordando a problemática ambiental e ações que estão sendo desenvolvidas para a busca de soluções.

2.175,00

06

Produção e distribuição de 5.000 (cinco mil) cartilhas da APASO, com enfoque na conservação ambiental e no uso de práticas sustentáveis na  agropecuária.

6.000,00

07

Implantação de 05 núcleos de informação ambiental nas escolas da rede municipal, do tipo minibibliotecas,disponibilizando livros e materiais educativos diversos.  

300,00

08

Criação de um programa ambiental informativo e educativo junto à rádio comunitária do  município de Iguaí.

1.200,00

09

Colocação  de 07 placas educativas em locais estratégicos dentro da APASO;

840,00

10

Produção de  mudas de espécies nativas e frutíferas da mata atlântica, no viveiro da APASO.

4.025,00

11

Elaboração e execução de projetos de plantio de mudas em 05 (cinco) propriedades rurais pré-selecionadas e cadastradas(sendo uma para cada associação) inseridas na APASO, visando à recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP).                        

1.725,00      

12

Elaboração e execução de projetos de arborização nas escolas rurais e urbanas do município de Iguaí, com o envolvimento dos professores, estudantes, funcionários e a comunidade em geral.

300,00

13

Realização de 03 seminários sendo 01 para capacitação da equipe técnica, outro para avaliação do andamento do projeto (meio termo) e o último para apresentação e dos resultados finais do projeto, todos com a  participação da SEMA

8.000,00

14

Produção e edição de um vídeo sobre todas as ações desenvolvidas no projeto, para efeito de registro pedagógico

300,00

 

 

CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO (R$)

CONCEDENTE

Metas

Mês 1

Mês 2

Mês 3

Mês 4

Mês 5

Mês 6

1

15.075,00      

00

00

00

00

00

2

00

1.825,00

00

00

00

00

3

00

00

7.195,00       

00

00

00

4

00

00

00

2.225,00

00

00

5

00

00

00

00

2.175,00

00

6

00

6.000,00

00

00

00

00

7

00

00

00

00

00

300,00

8

1.200,00

00

00

00

00

00

9

00

00

00

00

00

840,00

10

00

00

00

00

00

00

11

00

00

00

00

00

00

12

00

00

00

00

00

00

13

00

00

00

00

00

00

14

300,00

00

00

00

00

00

 

Metas

Mês 7

Mês 8

Mês 9

Mês 10

Mês 11

Mês 12

1

00      

00

00

00

00

00

2

00

00

00

00

00

00

3

00

00

00       

00

00

00

4

00

00

00

00

00

00

5

00

00

00

00

00

00

6

00

6.000,00

00

00

00

00

7

00

00

00

00

00

00

8

00

00

00

00

00

00

9

00

00

00

00

00

00

10

4.025,00

00

00

00

00

00

11

00

00

1.725,00     

00

00

00

12

00

00

00

300,00

00

00

13

00

00

00

00

00

00

14

00

00

00

00

00

00

PROPONENTE

 

Metas

Mês 1

Mês 2

Mês 3

Mês 4

Mês 5

Mês 6

1

00      

00

00

00

00

00

2

00

00

00

00

00

00

3

00

00

00       

00

00

00

4

00

00

00

00

00

00

5

00

00

00

00

00

00

6

00

00

00

00

00

00

7

00

00

00

00

00

00

8

00

00

00

00

00

00

9

00

00

00

00

00

00

10

00

00

00

00

00

00

11

00

00

00

00

00

00

12

00

00

00

00

00

00

13

2.000,00

00

00

00

00

3.000,00

14

00

00

00

00

00

00

 

Metas

Mês 7

Mês 8

Mês 9

Mês 10

Mês 11

Mês 12

1

00      

00

00

00

00

00

2

00

00

00

00

00

00

3

00

00

00       

00

00

00

4

00

00

00

00

00

00

5

00

00

00

00

00

00

6

00

00

00

00

00

00

7

00

00

00

00

00

00

8

00

00

00

00

00

00

9

00

00

00

00

00

00

10

00

00

00

00

00

00

11

00

00

00     

00

00

00

12

00

00

00

00

00

00

13

00

00

00

00

3.000,00

00

14

00

00

00

00

00

00