DESLOCAMENTO POPULACIONAL

 

1.   INTRODUÇÃO

A migração ocorre desde o início da história da humanidade. Consiste na mobilidade espacial da população, ou seja, mudar, passar de um país, estado, região para outros locais, definitiva ou periodicamente.

O que leva a população a deslocar-se são diferentes e diversos motivos de ordem econômicos, política, cultural e social. Assim como falta de emprego, perda da moradia, busca de melhores condições econômicas e sociais.

Durante este projeto sobre Deslocamento Populacional, é necessário saber o que os alunos pensam e conhecem sobre o assunto e citar exemplos de deslocamento ou migração da população. Em seguida, apresentamos o conceito, as causas e conseqüências desse processo.

 

2.   JUSTIFICATIVA

Encarando de forma pessimista, o Nordeste é visto como simbolização da fome, seca e miséria e diante desse quadro o nordestino se vê descriminado e sai em busca de melhores condições de vida.

Na esperança de ter uma chance, muitos saem do seu lugar de origem para fugir da seca e da falta de oportunidades no Nordeste, deslocando-se para outras regiões sonhando com o local desenvolvido, que não só pode dar-lhes novas perspectivas de vida, como pode enquadrá-los no domínio tecnológico. Ao chegarem aos grandes centros, estes sujeitos passam a frequentar as periferias das cidades, vivendo dentro de um sistema preconceituoso.

O objetivo que se propõe este artigo é considerar o deslocamento populacional, observando as razões da intensa migração interna, coincidindo a concentração da população urbana nas grandes cidades.

 

3.   OBJETIVOS

3.1 – GERAL

  • Analisar as novas rotas e padrões do deslocamento populacional no Brasil, bem como levantar hipóteses de suas causas e análises das previsões.
  • Compreender como o processo do deslocamento populacional por ser forçado e, ao mesmo tempo, gerar sentimentos em uma pessoa ou em uma família (sofrimento, frustração, tristeza, saudade e também esperança, desejo e expectativa).

3.2  - ESPECÍFICOS

  • Identificar os principais deslocamentos populacionais entre estados e regiões brasileiras e compreender suas causas.
  • Elaborar, ler e interpretar gráficos e textos.

 

4.    PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 

  • Textos
  • Exposição dialogada com peça teatral
  • Canções (música)
  • Gráficos
  • Interpretação de imagens (fotos)
  • Pesquisas

 

 

 

5.   DESENVOLVIMENTO

 

Para compreender alguns elementos do deslocamento populacional, foi proposto aos alunos que produzisse uma peça. Eles puderam verificar algumas mudanças importantes que ocorrem com os nordestinos, que saem do campo para a cidade, com destaque para São Paulo, motivadas pela busca de emprego.

A partir dessas informações, foi sugerido que os alunos investigassem os percursos do deslocamento realizado por seus pais, avós e outros familiares. Conversou-se informalmente com a turma sobre a origem de cada um dos deslocamentos de sua família. Promover a audição da canção brasileira “Cidadão” (Zé Geraldo) ou a observação do quadro Retirantes (Cândido Portinari).

Em seguida proponha que os alunos organizem dados levantados e elaborem um gráfico de barra que destaque os lugares de origem e destino no universo de pessoas pesquisadas.

 

6.   CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

De cada 100 brasileiros, 16 moram num estado diferente daquele em que nasceram. Os dados apurados pelo IBGE em 2002 mostram como é expressivo o deslocamento populacional interno no país que todos os anos levam milhares de pessoas a deixarem regiões com pouco desenvolvimento econômico em busca de novas oportunidades. A maior corrente de deslocamento populacional é do Nordeste, região com altos índices de pobreza em direção ao Sudeste onde estão grandes centros industriais e de serviços. Nos últimos anos, porém, as elevadas taxas de desemprego no Sudeste têm enfraquecido esta tendência com o retorno de muitos nordestinos ao seu estado/cidade/região de origem. Mesmo assim, o Nordeste continua sendo o local que mais perde população.

 

 

7.   REFERENCIAS

Vivência e diversidade: primeiro segmento do ensino fundamental, volume 1 – São Paulo: Global: Ação educativa, 2009 – (Coleção Viver, Aprender)

 

SILVA, Lúcia Queiros e CARMO, Neuza do. Coleção Rodamundo: geografia & história . 1ª Ed. São Paulo: FTD, 2005.

 

TEIXEIRA, Francisco M.P. História: Pernambuco. Ilustrador Marco Aragão e Patrícia Lima. São Paulo: Ática, 2004.