LUCIA HELENA PINHEIRO SERRÃO MAGALHÃES

UP LIONS CLUBE BELÉM CENTRO

PLANO DE AÇÃO

PROJETO DIA DAS CRIANÇAS.

TEMA: "BRINCANDO EU APRENDO".

Tema: "Brincando eu aprendo".

Público Alvo: as crianças.

Local: UP Lions clube Belém centro.

OBJETIVO GERAL: proporcionar as crianças, uma semana de diversão, relacionada com a ludicidade e o aprendizado do aluno.

Livro relacionado:

OBJETIVOS ESPACÍFICOS:

-Desenvolver atividades recreativas as crianças;
-Apresentar as crianças os conteúdos do ECA referente a direitos e deveres, através de relatos;
- Despertar através de jogos e competições, o interesse pela coletividade e interação entre os alunos;
- Valorizar o lúdico como proposta educativa.

METODOLOGIA

Dar-se-á na UP LIONS CLUBE CENTRO, no período de 04 (quatro) de Outubro á 08 (oito) do referido mês, com atividades envolvendo todos os docentes, o coordenador, o pessoal de apoio, as merendeiras, e as crianças que estudam neste espaço.
Estão previstas gincanas, competições em jogos, brincadeiras, e no dia oito o grande encerramento, com a apresentação de um animador (palhaço) e a, distribuição de brindes, como também, lanche coletivo para as crianças.

JUSTIFICATIVA

A UP Lions clube Belém, busca proporcionar as crianças uma semana de diversão, lazer e aprendizado, com uma perspectiva de alegria, sabedoria, animação.
Através de jogos, brincadeiras e competições, ao mesmo tempo propondo a interação com materiais pedagógicos que lhes serão ministrados, buscando uma aprendizagem significativa proporcionado pela brincadeira e o faz de conta. Pois brincando, as crianças desenvolvem suas capacidades motoras, sociais, culturais e de imaginação.
A ludicidade acompanha as ações pedagógicas de construção na formação do indivíduo, que ao mesmo tempo, proporcionam um aprendizado voltado para a capacidade de maturação da criança. Os estudiosos como Piaget conotam muito bem a capacidade de construção que a criança possui, rejeita algo já pronto e finalizado, mas sim, algo que a criança possa testar e assimilar como fonte de aprendizado.
Dessa forma, educar brincando, torna-se algo não só prazeroso para aluno e professor, mas, algo que vai além de conhecimentos propriamente adquiridos.

RECURSOS HUMANOS:

- As crianças;
- Os docentes;
- A coordenação;
- Os demais funcionários da unidade.

RECURSOS MATERIAIS:

- Papel A4;
- Cola, tesoura;
- Corda;
- Bola;
- Cartolina;
- Vídeos;
- Cds, Dvds.

REFERÊNCIAS:

- Antunes, Celso. Piaget, Vygotsk, Paulo Freire e Maria Montessori. Em minha sala de aula. São Paulo: Ciranda cultural, 2008.

- SANTOS Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca ? O lúdico em diferentes contextos, Petrópolis ? RJ; Vozes, 1997.

- www.revistaescola.abril.com.br