Resumo:

O trabalho pedagógico em depressão infantil tem a finalidade de fazer com que esta é uma doença mental, que está presente em muitas crianças pequenas e não está tendo a atenção merecida.
As atitudes e sentimentos de uma criança devem ser levados a sério, pois a infância é a base para o crescimento intelectual de um adulto saudável, e o diagnostico precoce é primordial. A criança não tem maturidade suficiente para controlar e organizar seus sentimentos demonstra de várias maneiras suas emoções. Pais, professor e sociedade em geral devem estar atentos as crianças menores, na maneira como são tratadas e criadas, no seu cotidiano, na história de vida que ela tem. Cria cãs tristes, chorosas, isoladas, apáticas, referindo algias constantes, distúrbios gastrointestinais e de sono, inapetência, variação do peso, baixo rendimento escolar, pensamentos negativos, este conjunto de sinais sintomas entre outro devem ser investigados, pois a criança pode estar sofrendo de depressão.
O professor deve ter uma boa formação pedagógica, para saber como trabalhar no contexto escolar, a atenção, carinho, motivação, para o resgate da auto-estima.

Palavras-chave: criança, professor, sentimentos, depressão.

1- INTRODUÇÃO

A idéia de pesquisar sobre depressão infantil surgiu durante a observação, de estágio na educação infantil, crianças de três e cinco anos, em uma creche da periferia sendo todas de família de baixa renda e a grande maioria de família desestruturada, a observação obteve destaque no comportamento das crianças menos favorecidas. A carência de cuidados e afeto era visível, os que não choravam constantemente sem motivo aparente pediam carinho, atenção contava sobre suas vidas sem que estas fossem questionadas, demonstravam a desilusão em ter a família que tinham e de morarem onde não haviam escolhido.
Tudo isso refletia na sala de aula, eram indisciplinados, chorosos, dispersos, desobedeciam às regras para chamar a atenção do professor, pois sabiam que este viria ao seu encontro abaixaria e delicadamente conversaria com eles com carinho.
Estavam constantemente em busca de atenção carinho, para suprir, o que lhes faltava fora da creche. Em conversa com a diretora da pré-escola, fiquei sabendo sobre a história de vida de cada criança, que é em geral triste e vazia, falando em contexto familiar, e o suporte oferecido pela creche supre, no período em que lá estão as necessidades atuais.
A pretensão desta pesquisa é orientar o professor para que fique atento as crianças pequenas e tenha olho clínico, para saber quando uma criança precisa de cuidados afetivos e contribua com estes cuidados, trabalhando com o lúdico dentro da realidade, para que entendam e saibam lidar com seu cotidiano. A conscientização, dos governantes políticos, quanto à necessidade de um trabalho psicopedagógico diariamente dentro das escolas, com atendimento individual, contribuirá significativamente com o crescimento intelectual formando um indivíduo saudável no futuro.
Através do desenvolvimento psicossocial a criança será integrada dentro da sociedade e saberá lidar com a situação em que se encontra.