INTRODUÇÃO

Ter um projeto de vida é algo fundamental para o futuro das pessoas, pois é através dele que aprendemos a organizar nossas ações, pensamentos, atitudes e desejos em busca de uma realização e de um ideal, através do qual visualizaremos uma gama de oportunidades infindáveis para nossas vidas.
Este trabalho tem por finalidade expor as necessidades da construção de um projeto de vida bem elaborado, observando todas as possibilidades e dificuldades que tais ações podem apresentar, levando a perguntas e respostas que de forma geral, tentar-se-á visualizar neste projeto.
Ao idealizar uma perspectiva para o futuro, fica evidente que, assim com a grande maioria das pessoas, é fácil fantasiar uma projeção utópica e perfeita, porém, é necessário antecipar uma realidade que se fará presente para não incorrer em erros provocados por ilusões que poderão levar a decepções.
Um projeto de vida não é nada mais que uma organização de idéias e metas a serem cumpridas, em uma sequência lógica de raciocínio e metodologia, sem deixar de contemplar possíveis interferências que poderão surgir no decorrer da vida, rumo a uma explosão ascendente ao sucesso, ou a um desmoronamento rumo ao fracasso.
O projeto quando bem arquitetado torna-se uma ferramenta fundamental no sucesso futuro que deseja ser alcançado, e com criatividade e boa articulação, farão do projeto uma realização concreta de felicidade.

O QUE É UM PROJETO DE VIDA?

O que eu faço para planejar o meu futuro? Quanto do meu tempo me dedico planejando meu futuro?
Um Projeto de Vida é um plano colocado em papel para que possamos visualizar melhor os caminhos que devemos ou poderemos seguir para alcançar nossos objetivos. Para isso, necessitamos saber claramente quais são nossos objetivos e metas e, precisamos ter em mente também quais são os nossos valores, pois são eles que direcionarão nossas vidas.
Se nossas metas não estiverem em congruência com nossos valores mais profundos, dificilmente estaremos satisfeitos com nossas vidas. Mesmo alcançando as metas, se elas não estiverem em harmonia com o que realmente nosso coração pede, sentiremos um vazio interior que poderá nos deixar confusos e sem direção.
É muito importante para todos nós saber para onde vamos e como vamos chegar lá. As pessoas de sucesso têm conseguido sobreviver e vencer, estabelecendo uma visão de futuro bem definida e estabelecendo estratégias para construir o sucesso esperado. Temos que definir de maneira clara a nossa visão de futuro e precisamos ter um plano de ação que tornará real esta nossa visão.
Para escrever meu futuro, baseio-me nos familiares que conseguiram estabelecer metas e conquistaram seus sonhos e realizações. Atualmente pretendo ser arquiteta, já que tenho vocação para desenhos e cálculos, entretanto isso não impossibilita alterações no meu projeto de vida. Tenho metas claras para realizar meus sonhos e força para concretizá-las.

PARA QUE TER UM PROJETO DE VIDA?

Segundo Amador (200_), no período da infância a criança está muito vinculada aos pais, são eles que pensam, desejam, idealizam e escolhem a forma e os caminhos que terá sua vida. Já na adolescência, muitos conflitos ocorrem porque os jovens não aceitam mais o que os outros determinam para a sua vida. Nesse período nos diferenciamos de nossa família e descobrimos quem somos e o que queremos, quais os nossos desejos e projetos. Não é um momento fácil, mas é muito importante já que é nessas escolhas que o jovem busca a si mesmo.
"Cheguem até a borda, disse ele. Eles responderam: Temos medo! Cheguem até a borda, ele repetiu. Eles chegaram, ele os empurrou... e eles VOARAM..." (Guilherme Apollinari)
Para Machado ( 200_) a pessoa precisa saber o que quer fazer de sua vida, como vai construí-la. Se a pessoa ainda não traçou seu projeto de vida, é hora de tomar esta decisão e sair da indiferença. Costuma-se dizer que para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. O projeto, o plano mostra o caminho, mas, como disse o poeta, "o caminho se faz ao andar".
Dinsmore (200_) possui uma metodologia interessante de trabalho capaz de levar as pessoas a descobrirem seu projeto de vida, algo que faça sentido para elas. Lembre-se que as mudanças são uma constante e para se obter um bom desempenho em seu projeto de vida é preciso ter flexibilidade para adaptar-se a elas. Para isso, elabore planos com possibilidade de alteração.
Sabemos que uma vida bem trilhada é o nosso cartão postal, nossa referencia, então cuidar bem dela, não deixar se perder, nem desprezar as oportunidades, são o que nos faz saber que o caminho está certo. Sonhar é preciso e necessário, para tanto basta acreditar.

CONCLUSÃO

A idealização de um projeto de vida é um caminho trilhado para os que querem ser vitoriosos na vida, e pelos que são campeões. Os caminhos podem ser muitos, e em geral árduos e traiçoeiros, porém, com uma meta bem trabalhada e planos bem construídos, a estrada do sucesso torna-se segura e retilínea.
Com projeções de ações futuras bem definidas, e formas de realizá-las, as conquistas são mais fáceis, e ao mesmo tempo mais valorizadas, já que os projetos devem ser bem estipulados e amarrados, prevendo contratempos e indicando soluções rápidas e fáceis para toda e qualquer complicação.
Os projetos podem conter várias válvulas de escape, e mesmo com diferentes possibilidades, levar a um futuro prospero e feliz. Contemplando uma qualidade de vida, a ser conquistada no decorrer do percurso, auxiliado por bases amplas e sólidas, de confiança e determinação provenientes do meio onde é formada e construída a mente e a vida do jovem.
Todo projeto de vida envolve mudanças, é mais do que uma ferramenta, trata-se de uma forma de pensar e posicionar-se no mundo e em relação a este. É a forma que podemos prever o que podemos fazer, com possibilidade de corrigir toda e qualquer falha ou imperfeição, mesmo não sendo um molde padronizado.
Reler e revisar sempre seu projeto, não o deixando guardado, estando sempre pronto para novas metas, e ao fim de cada meta estabelecida faça uma auto-avaliação e motive-se para a construção do próximo projeto de vida ou da próxima meta a ser alcançada. Esta é a motivação de se fazê-lo com seriedade e cuidado.