PROJETO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL PARA

                                    ESCOLA ESTADUAL

     

Justificativa

O Projeto de Orientação e Aconselhamento realizado aleatoriamente, terá continuidade na Escola com  aplicação da metodologia Psicopedagógica Institucional, incluindo atendimento a alunos, pais e agregados, professores, direção  e funcionários pretendendo atender o público alvo, de forma sistemática, cobrindo os três  períodos da Unidade Escolar.

               Fundamentação

A Proposta de trabalho, parte do princípio  que o próprio sujeito (aluno) seja autor de sua aprendizagem. Intervir nesse processo é usar mecanismos que contribuem para que o aprender do sujeito (aluno) da aprendizagem possibilite em ação dialética e dialógica, a transformação  da realidade, bem como, a transformação de si mesmo. Defende o enfoque que se aproxime do perfil mais contextual preventivo e colaborativo ou seja enfoque educacional Construtivo.

Dentro do contexto da Aprendizagem o Professor será ensinante e aprendente e o aluno aprendente e ensinante.

Para a Psicopedagogia, a montagem de um planejamento pelo aprendiz (aluno), com o objetivo de realizar uma ação que o aproxime das situações de aprendizagem, que permita com que viva um processo e possa avaliá-lo, tanto em relação ao que foi planejado, quanto ao que diz respeito à eficiência do mesmo no auxílio da superação de suas dificuldades, fazendo sentido para sua vida, integrando prazer e compromisso.

As Teorias básicas do Projeto são:

  • A TCME – Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e EAM - Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein, cujo pensamento central é que todo ser humano é capaz de aprender, o que pode ser facilitado com a presença de Mediação Humana Intencional. Piaget será o guia para criação de estratégias para exercício da autonomia, entendida como cooperação e respeito mútuo. Alicia Fernandes auxiliará no exercício de transformar queixas em pensamentos.
  • A TIM  - Teoria das Inteligências múltiplas de Howard Gardner. Ela sustenta  que as habilidades requerem algum tipo de inteligência, mas não necessariamente o mesmo tipo. Apresenta sete  tipos de inteligência acessíveis ao indivíduo, que são:

Inteligência Linguística – manifesta-se na habilidade para lidar criativamente com as palavras, nos diferentes  níveis de linguagem.

Inteligência Lógico Matemática – É a inteligência que determina a habilidade para raciocínio dedutivo, para compreensão de cadeias de raciocínio, além da capacidade para solucionar problemas envolvendo números  e elementos matemáticos.

Inteligência musical – que envolve a capacidade de pensar em termos musicais, reconhecer temas, ver como eles são transformados, seguir um tema no decorrer de um trabalho musical e, mais ainda, produzir música, organizar sons, discriminação de tons, timbres e temas.

Inteligência espacial – abrange a habilidade de relacionar padrões, perceber similaridade nas formas e conceituar relações espaciais, visualização do espaço tridimensional, e construção de modelos.

Inteligência corporal cinestésica- refere-se a habilidade de se usar o corpo todo, ou partes do corpo, como mãos ou boca, para resolver problemas ou moldar produtos.

Inteligência interpessoal – inclui habilidade de compreender pessoas, como trabalham, o que as motiva, como trabalhar eficientemente com elas.

Inteligência intrapessoal – é um tipo de habilidade de se fazer analogias. Significa dimensionar suas próprias qualidades de trabalho efetiva e eficazmente, a partir de um conhecimento apurado de si próprio, ou seja, saber quais os seus limites, quais suas aspirações e medos, e qual a capacidade de usar esse conhecimento para ser eficiente no mundo.

Estas inteligências nunca se encontram isoladas. Cada tarefa ou função envolve uma combinação de inteligências, sendo o principal desafio da educação entender as diferenças nos perfis intelectuais dos alunos, formando uma idéia de como desenvolvê-los.

Há também proposta das inteligências  pictórica e naturalista, mas, para efeito didático a autora vai considerar as sete iniciais.

   Objetivos

  • Procurar melhor desempenho escolar cognitivo, afetivo e socialmente do aluno.
  • Orientar aos pais sobre acompanhamento da vida  escolar dos filhos.
  • Encaminhar para profissionais especializados os casos de saúde, favorecendo  a integração social e o desenvolvimento da aprendizagem.
  • Assessor aos professores e direção dialogicamente, buscando equilibrar a vida escolar do aluno com retorno positivo ao longo de suas vidas.

    Desenvolvimento

  • Levantamento dos alunos com desempenho escolar abaixo da nota cinco (cinco).
  • Atendimento individual e em grupo.
  • Parceria com professores, professores coordenadores, alunos, alunos monitores, pais e agregados, direção e funcionários para descoberta e acompanhamento dos alunos necessitados de acompanhamento psicopedagógico.
  • Acompanhamento das reuniões de Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo, dos professores, conselho de Classe e série e reunião de alunos monitores de classe.
  • Registro do atendimento oferecido, confecção de gráficos, estatísticas, análise quantitativa e qualitativa.
  • Mediação de intervenções psicopedagógicas buscando sempre as melhores propostas para melhoria da qualidade e eficácia do processo de Ensino- Aprendizagem referente ao público alvo de atenção.
  • Criação de espaços de escuta.
  • Administração  e intervenção em casos de  ansiedade e conflito, na escola e família

Mecanismos e instrumentos:

Considerando cada situação específica serão utilizados os mecanismos a seguir:

 

·         Mudança de situação – Propor uma mudança, agir e surpreender para interferir.

  • Informação – Provocar movimento em relação a determinada tarefa e fornecer informações que não são acabadas e prontas.
  • Acréscimo de modelo – tomar uma outra opção para que determinada atitude possa ser efetivada. Em vez de dizer ”não é assim” dizer “esta é uma forma de pensar, porém você poderia considerar mais este aspecto".
  • Modelo de alternativa múltipla – sem ofuscar o conhecimento do outro, oferecer algumas alternativas que permitem a reflexão, a escolha, o teste e a conclusão.
  • Mostra – recurso não verbal, que objetiva a revisão do movimento do sujeito ou do grupo, sem necessariamente corrigi-lo.
  • Vivência do conflito – criar um grau de ansiedade e desequilíbrio necessário para que essa vivência possibilite uma tensão e motivação do estabelecimento de metas e condutas modificadas.
  • Problematização – criar situações-problema para que hipóteses sejam levantadas, testadas, confirmadas ou não, colocando certa ordem na confusão inicial.
  • Destaque do comportamento – comportamentos adequados assumidos pelo sujeito ou pelo grupo devem ser destacados para mostrar que estes possuem condições de atingir uma meta.
  • Explicação intrapsíquica – buscar explicar ou descrever para o sujeito ou grupo, o mecanismo interno que está sendo utilizado naquele momento. Pode referir-se à cognição, aos aspectos afetivos que energizam a ação de aprender e realizar tarefas.
  • Assinalamento – explicitar um segmento da conduta, enfatizando a motivação, a meta, a conduta escolhida.
  • Interpretação – explicitar ou comunicar a conduta como um todo, enfatizando a motivação, a meta, a conduta excelente.

Os mecanismos apresentados se constituem em ferramentas de uso contínuo na prática psicopedagógica, dependendo do diagnóstico (discernimento), do prognóstico (indicações ), com apoio nos princípios, interacionistas, construtivistas e estruturalistas.

Cronograma para atendimento:

Segundas-feiras

Tarde - quintas séries

Manhã - primeiros anos do Ensino Médio

Terças-feiras

Tarde - sextas séries

Noite - ensino noturno

Quartas-feiras

Tarde - sétimas séries

Manhã - segundos anos-Ensino Médio

Quintas-feiras

Tarde - oitavas séries

Sextas-feiras

Relatórios

Avaliação

A avaliação será feita continua mediante registro dos atendimentos feitos individualmente ou em grupo e com a apresentação de relatório mensal, semestral e anual do trabalho realizado.

                Conclusão

À medida que forem diagnosticadas as necessidades de intervenção Psicopedagógica, serão apresentadas propostas para auxiliar no equilíbrio das relações educacionais e o bom desempenho do Ensino Aprendizagem na Unidade Escolar.

 Relatório anual do atendimento psicopedagógico

A partir do mês de abril foi iniciado o trabalho psicopedagógico institucional ampliando aconselhamento que já se fazia na Escola.

A proposta constante do plano da Escola corresponde ao:

  • Auxílio aos professores na condução mediadora da aprendizagem dos alunos e vice versa, com a valorização das realizações positivas, reforçando-as.
  • Montagem de um clima de cumplicidade entre funcionários, pais, direção ao redor de alunos considerados “desafios” no recinto escolar, procurando novas formas de contornar as situações para que o aluno consiga se estruturar e aprender o máximo possível em relação a ele mesmo, dentro dos seus limites.
  • Transformação das informações coletadas durante o atendimento em monografia, dissertação, sempre que possível, socializando-as oferecendo desta forma contribuição para desenvolvimento do processo ensino aprendizagem na Escola Pública.

O atendimento psicopedagógico voltou-se especificamente para:

  • Letramento, considerando a busca da fluência oral e escrita de cada aluno, estimulando o registro de atividades corriqueiras tais como: desentendimentos, apresentação de motivos para rendimento escolar insuficiente e propostas para melhoria, análise de notas bimestrais no computador em grupo  por classe visando apoio mútuo.
  • Realização de diagnóstico e acompanhamento quinzenal dos alunos alvo de atenção mais individualizada.
  • Atendimento de grupos de alunos com rendimento insuficiente (abaixo de cinco) por série mostrando as notas nas disciplinas e troca de idéias de forma oral e escrita para melhoria do grupo.
  • Visitas periódicas às salas de aula para socializar as dificuldades com os colegas, seus respectivos monitores e professor coordenador de classe, envolvendo todos para mudança de atitude em relação ao rendimento escolar, educação, solidariedade, cidadania.
  • Atendimentos aos pais quando convocados e durante as reuniões incentivando-os a visitar sempre a escola, assistir aulas com os filhos, retirada de livros na biblioteca, orientação sobre limites, afetividade, freqüência escolar satisfatória, controle das atividades escolares em casa e definição conjunta com os filhos de horário diário para estudo e leitura.

O início do projeto foi no dia 25 de abril de 2005

RELATÓRIO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

Projeto: Somos o que Lemos

A partir do mês de abril foi iniciado o trabalho Psicopedagógico Institucional, ampliando o aconselhamento que já estava sendo feito  na Escola. Estadual Dr.Jose Roberto Melchior.

O Atendimento Psicopedagógico  está trabalhando:

  • Auxílio aos professores na condução mediadora da aprendizagem dos alunos e vice versa, com a valorização das realizações positivas, reforçando-as.
  • Montagem de um clima de cumplicidade entre funcionários, pais e direção concentrando-se em alunos considerados “desafios” no recinto escolar, procurando novas formas de contornar as situações para que os mesmos sejam auxiliados a se estruturarem e aprenderem o máximo possível em relação a ele mesmo, ultrapassando  seus limites.
  • Transformação das informações coletadas durante o atendimento em monografia, dissertação, sempre que possível, socializando-as e oferecendo desta forma contribuição para desenvolvimento do processo ensino aprendizagem na Escola Pública.
  • Letramento, buscando a fluência oral e escrita de cada aluno, estimulando o registro escrito e oral de fatos, tais como: dificuldade de relacionamento, apresentação de motivos para  rendimento escolar insuficiente e propostas para melhoria, análise de notas bimestrais no computador, em grupo e  por classe, visando tomada de consciência  da necessidade de transformação e apoio mútuo em sala de aula .
  • Realização de diagnóstico e acompanhamento semanal dos alunos alvo de atenção mais individualizada, junto com a Equipe Escolar e Família.
  • Atendimento de grupos de alunos com rendimento escolar insuficiente (abaixo de cinco) por série, identificando as notas bimestrais nas disciplinas e troca de idéias de forma oral e escrita, para melhoria do grupo.
  • Visitas periódicas às salas de aula para socializar as dificuldades com os colegas, seus respectivos monitores e professores coordenadores de classe, proporcionando oportunidade de envolvimento e mudança de atitude em relação ao rendimento escolar, educação, saúde, lazer desenvolvendo  a  solidariedade, cidadania em nível individual e coletivo.
  • Atendimentos aos pais quando convocados e durante as reuniões, incentivando-os a visitar sempre a escola, assistir aulas com os filhos, demonstrar afetividade e aceitação dos filhos como são e colaborar para que se transformem, retirar  livros na biblioteca, compartilhar leitura, orientação sobre limites,  freqüência escolar satisfatória, controle das atividades escolares em casa e definição conjunta com os filhos de horário diário para estudo e leituras atividades domésticas.

Estratégias utilizadas

  • Entrevistas, testes, fotos, espelho, leitura oral e escrita, desenho, postura corporal, observação em sala de aula, pátio, eventos, jogos, relacionamentos, reuniões.

Demonstração quantitativa do atendimento:

  • Dinâmicas de Grupo: 30
  • Encaminhamentos: 15
  • Atendimento aos pais ou responsáveis: 115
  • Total de Intervenções Psicopedagógicas: 1359
  • Demonstração em tabela das intervenções

Ensino Fundamental

Ensino Médio

EF-EM noturno

5A -  73

7A -  43

1A -  62

2D -  29

2E -  17

5B -  87

7B -  35

1B -  79

3A  -  24

2F -  15

5C – 58

7C -  87

1C  - 91

3B -   21

3E -  14

6A -  72

8A -  51

2A   - 43

3C -   26

37 -  22

6B -  75

8B -  42

2B -  28

3D -   15

1 EJA-25

6C -  67

 

2C -  24

 

2 EJA-30

Total       782

Total       494

Total 123

 

 

 

 

 

TABELA 1 – MÉDIA BIMESTRAL – DESEMPENHO (D) E AUTO AVALIAÇÃO (A)     ENSINO FUNDAMENTAL

Disciplina

Português

Matemática

História

Geografia

Ciencias

Inglês

Ed. Artistica

Ed. Física

Série / Período

I BI   

IVBI

I BI

IV BI

I BI

IV BI

I BI

IV BI

I BI

IV BI

I BI

IV BI

I BI

IV BI

I BI

IV BI

5A              D

4,5

5,3

5,1

5

3,9

5,2

5,6

5,7

5,1

5,3

8,3

5,2

7

6,1

9,9

6,5

5A              A

7,5

7,5

8,3

7,1

8,4

7,5

8,1

6,9

7,8

6,7

8,8

7,8

7,7

7,2

8,3

8,1

5B              D

5,3

5,7

4

5

5,2

5,1

6

5,3

5,6

6,1

7,2

5,8

5,5

6,1

6,9

6,3

5B              A

6,7

6,4

6

7,5

6,1

6,5

6,9

7,1

6,4

6,2

7,2

7,6

6,8

7

6,9

7,7

5C              D

4,8

5,3

3,3

5

5,5

5

4,9

5

3,9

5,2

7,4

5,3

4,9

5,1

7

6,8

5C              A

6,3

6,4

6

6,1

6,5

6,6

6,1

6,4

8,5

6,4

7,2

7,1

6

7,2

7,3

8

Média         D

4,8

5,8

4,1

5

4,8

5,6

5,9

5,3

4,8

5,5

7,6

5,4

5,8

5,7

7,9

6,5

                   A 

6,8

6,7

6,7

6,9

7

6,8

7

6,8

7,5

6,4

7,7

7,5

6,8

7,1

7,7

7,9

6B              D

5,2

5,3

4,6

5,3

5,2

6

5

5,6

4,8

5,6

3,9

5,9

5,9

5,1

7,4

6,8

                  A

5,9

6,6

6,3

6,3

5,9

6,4

5,5

6

6

6,6

6

6,3

5,5

5,9

6,7

7

8D              D

4,9

5,3

5,6

7,5

4,7

5,6

5,9

6

4,9

4,8

6,9

6,3

6,4

5,6

7,4

6,9

                  A

5,7

6,2

6

6,5

6

6,5

5,5

6,6

5,7

6,1

5,7

6,4

5,7

6,3

6,6

7,6

Md    Geral D

4

5,4

4,7

5,9

4,9

5,6

5,6

5,8

4,8

5,3

6,1

5,8

6

5,4

7,5

6,7

                  A

6,1

6,5

6,3

6,5

6,3

6,5

6

6,4

6,4

6,3

6,4

6,7

6

6,4

7

7,5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                   TABELA  02  -  MÉDIA FINAL: DESEMPENHO E AUTO AVALIAÇÃO                                                                                                                                   

                           ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL

 

Período

I BIMESTRE

IV BIMESTRE

Série

 DESEMPENHO   

         AUTO AVALIAÇÃO

DESEMPENH0

 AUTO AVALIAÇÃO

1A                 

4,9

6,5

6,1

6,9

1B

5,2

6,1

6,3

7,5

1C

4,7

6,6

6,3

7,3

1D

4,8

6,5

6,5

6,6

1E

5,1

7,3

6,5

7,7

Md. Geral EM

4,9

6,6

6,3

7,2

 

 

 

 

5A

6,1

8,1

5,5

7,4

5B

5,7

6,6

5,7

7,1

5C

5,2

6,7

5,4

6,8

 

 

 

 

Média

5,6

7,1

5,6

7,1

 

 

 

 

6B

5,3

6,4

5,7

6,4

 

 

 

 

8D

5,8

5,9

6,1

6,5

Md. Geral EF

5,5

6,4

5,8

6,6

Md EM -EF

5,2

6,5

6,1

6,9

 

Conclusão

  • Os resultados estão sendo observados a partir da receptividade dos alunos, quando convidados a analisar seu comportamento escolar e principalmente pela manifestação do desejo de aprender e mudança de atitude.
  • Na segunda quinzena do mês de setembro, foi feito teste de leitura e escrita observando-se sensível melhoria na apresentação dos alunos com dificuldade no letramento.
  • Há necessidade de maior contato com os pais ou responsáveis dos alunos, para que haja mais entrosamento e colocação em prática das sugestões e decisões oferecidas.
  • O trabalho está sendo gratificante, produtivo. e acreditamos que  a medida que seja  desenvolvido, haverá mais parâmetros para descoberta e desenvolvimento de novas formas de intervenção psicopedagógica junto com a Equipe Pedagógica da Escola.

Ms. Maria de Araujo

[email protected]