FACULDADE JOAQUIM NABUCO RECIFE

CURSO DE PEDAGOGIA

Michelle Nunes do Amaral Barros

PROJETO DE PESQUISA - Resgatando Valores para a minha vida no 4º ano do Ensino Fundamental

           

 

Recife-2014

 

      1.OBJETO DE PESQUISA 

        O objeto desta pesquisa é o Ensino fundamental – Um estudo sobre os valores morais e sociais, citado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),como tema transversal “ética”. A escolha deste título deu-se pelo interesse de pesquisar este objeto, a expectativa de estudar e explorar o tema proposto e a necessidade de aprimorar os conhecimentos nesta área tão rica e importante da educação.

2. OBJETIVOS

2.1 Geral

        Resgatar os valores morais e sociais que parecem esquecidos em nossos dias e que tiram da criança o direito de sonhar, de ter esperança e de acreditar numa perspectiva de vida melhor, onde haja respeito, amor, união, solidariedade, união, ou seja, uma convivência harmoniosa começando pela relação família, escola e comunidade.

2.1 Específicos

a)Conceituar e caracterizar Educação e Ética;

b)Definir e caracterizar o 4 ano A e o Ensino Fundamental.

3.PROBLEMA

        O problema desta pesquisa é como lidar com as diferenças em sala de aula, resgatando valores para a vida. Sua motivação deu-se através da importância e necessidade de uma convivência harmoniosa e respeitosa na sala de aula, onde geralmente existem conflitos por conta das diferenças, ocasionando a desunião e o desrespeito entre os alunos.

4.JUSTIFICATIVA

      A relevância deste projeto está em estudar e explorar o ensino do tema transversal- “ética” no 4 ano do ensino fundamental, revelando dinâmicas, formas e métodos de aprimorar o estudo, priorizando os conhecimentos prévios do indivíduo para melhor assimilação e adaptação dos conteúdos e reconhecendo a capacidade do mesmo.

      O contexto deste projeto de pesquisa será na Escola Municipal Marechal Castelo Branco, localizada no bairro de Vila Rica em Jaboatão dos Guararapes, onde a comunidade é muito carente e sofre com as enchentes em tempos de chuva. O público alvo é o 4 ano do ensino fundamental, que por sua vez, é uma turma composta de alunos repetentes que vivem numa situação familiar precária e a maioria dos pais são analfabetos.

     

 5.INTRODUÇÃO       

        Percebendo a importância e a necessidade de uma convivência harmoniosa e respeitosa na sala de aula, entre os alunos da turma do 4 Ano A, tive o interesse de desenvolver um Projeto Didático semestral que trabalhasse a identidade do aluno, abordando temas como respeito, igualdades e diferenças, solidariedade e cooperação, regras de convivência, limpeza e organização, respeito á diversidade justiça, honestidade, amizade, amor e afeto. A intenção do projeto é fazer com que o estudante se reconheça como um ser social capaz de conviver harmonicamente com as diferenças dentro e fora da escola, tendo como princípios básicos o amor e o respeito ao próximo.

         A Escola Municipal Marechal Castelo Branco está situada na regional 1 (zona urbana) do município de Jaboatão dos Guararapes. O espaço escolar é pequeno para o número de alunos que o frequentam e as instalações (salas de aula, banheiros, cozinha, pátio, biblioteca, sala de informática, etc.) no prédio alugado pela prefeitura de Jaboatão, não atendem as necessidades básicas dos alunos. O bairro onde está localizada a escola é bastante movimentado e fica próximo á hospitais, igrejas, escolas, feira livre e comércio. Na instituição estão matriculados cerca de 260 alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, nos turnos manhã, tarde e noite. A turma do 4 ano A, é composta por 24 alunos, sendo 12 meninos e 12 meninas.

        Os alunos são assíduos e participativos nas aulas, adoram realizar trabalhos em grupo que envolvam artes em geral. Mas, nas relações interpessoais, são desrespeitosos e difíceis de lidar com as diferenças dos colegas em sala de aula. Com a realização do projeto valores para minha vida, esse quadro de desrespeito entre os alunos, tem melhorado aos poucos, tornando-os mais amigos e solidários uns com os outros.

6.REFERENCIAL TEÓRICO

6.1 Educação e Ética

6.1.1 Educação

       São várias as definições existentes sobre a palavra Educação que explicam e demonstram seu significado. No Dicionário Aurélio encontra-se a seguinte definição, educação é o ato ou efeito de educar-se. O processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano. Para Émile Durkheim a educação e definida como um fato social pelo qual uma sociedade transmite o seu patrimônio cultural e suas experiências de uma geração para outra, garantindo sua continuidade histórica.

6.1.2 Ética

        São várias as definições existentes sobre a palavra Ética, que explicam e demonstram seu significado. No dicionário Aurélio encontra-se a seguinte definição, ética é a ciência que estuda os juízos morais referentes á conduta humana. Virtude caracterizada pela orientação dos atos pessoais segundo os valores do bem e da decência pública, ou seja, é a palavra que se refere a conduta humana, seus atos pessoais e públicos.

        Segundo os PCN’s o trabalho a ser realizado em torno do tema ética, durante o ensino fundamental, deve organizar-se de forma a possibilitar que os alunos sejam capazes de compreender o conceito de justiça baseado na equidade; adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, respeito esse necessário ao convívio numa sociedade democrática e pluralista; adotar no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio as discriminações e injustiças (...).

6.2 Ensino Fundamental / 4 ano

        De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB), o Ensino Fundamental é um dos níveis da educação básica no Brasil. O ensino fundamental é obrigatório, gratuito (nas escolas públicas) e atende crianças a partir dos 6 anos de idade. Uma das prioridades do Ministério da Educação, a ampliação do Ensino fundamental para nove anos foi comunicada pelo DPE, Departamento de políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

        O Ensino Fundamental de nove anos está acontecendo mundialmente, são vários os países da América do Sul que o adotam, com o intuito de oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no tempo da escolarização. Segundo o artigo 32 da LDB, o objetivo do ensino fundamental é a formação do cidadão, pelo desenvolvimento da capacidade de aprender – leitura escrita e cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, da tecnologia das artes e valores e o desenvolvimento da capacidade da aprendizagem na sociedade.

7.PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

        O método utilizado será o Estruturalista dedutivo, que parte do geral para o particular sem modificar a estrutura do objeto de estudo da pesquisa. Este foi escolhido pela característica que tem de não modificar a estrutura a fim de avaliar, acompanhar, exemplificar e considerar todo o processo de estudo do tema proposto. As metodologias da pesquisa serão o estudo em livros, a pesquisa na internet, em periódicos, na LDB, que servirão como base para a estruturação e elaboração do projeto e como facilitadores á abordagem do tema escolhido. Os sujeitos do projeto são os educandos do quarto ano do ensino fundamental e a professora da turma, que serão avaliados em seu trabalho pedagógico na referida instituição de ensino.

8.Considerações Finais

          O projeto valores para a minha vida teve vários momentos de culminância durante o primeiro semestre. Foram apresentadas exposições com produções textuais, cartazes, jograis, músicas, poesias, peças teatrais, etc. A avaliação será contínua, com ênfase no aspecto pedagógico, através de questionamentos sobre pontos positivos e negativos, como também será composta de três etapas (observação, análise das atividades escritas e práticas e auto avaliação). Os alunos serão avaliados por seu interesse e desempenho nas atividades propostas; sua participação, suas contribuições positivas, assim como seus questionamentos durante toda a realização do projeto. Também será avaliada a sua postura nas diferentes situações, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grupo.

         O projeto “Resgatando valores para minha vida” foi realizado na Escola Municipal Marechal Castelo Branco, pela turma do 4 ano A, no primeiro semestre de 2014.O projeto de pesquisa tem como objetivo geral trabalhar a identidade cidadã do aluno, fazendo com que ele se reconheça como ser social em direitos e deveres. Tornando-o um cidadão capaz de conviver em paz e harmonia com as diferenças, respeitando os limites de convivência social, tendo como princípios básicos o amor próprio e aos outros. A conclusão que este projeto de pesquisa trouxe para minha vida profissional e pessoal foi de extrema importância. Cresci como pessoa e educadora vendo os meus alunos crescerem também, como cidadãos transformadores da sociedade em que vivem. Aprendi com os meus alunos o significado da palavra “amizade”, pois a relação professor-aluno, no início das aulas, não estava muito boa. Era difícil para mim, também, lidar com as diferenças em nossa turma. O que me faz lembrar, uma frase de minha aluna,  Laiza Schetly, quando disse que teria boas lembranças da turma.

9.SÍNTESE DO RELATO DA EXPERIÊNCIA

        O planejamento inicial do projeto teve a orientação pedagógica da supervisão escolar, sugerindo o tema central e os subtemas, assim como a metodologia e os procedimentos didáticos a serem aplicados. O projeto foi desenvolvido no primeiro semestre de 2014,trabalhando o tema central e subtemas nos meses de fevereiro á julho, com a realização de culminância  ao final de cada mês para expor as atividades. O tema central foi perceber a importância do outro em nossa vida, aceitando as diferenças, desenvolvendo atitudes de solidariedade e respeito ao outro, ajudando as crianças portadoras de necessidades especiais, como também as pessoas idosas em sua comunidade. Os subtemas a serem trabalhados foram os seguintes – Fevereiro(regras de convivência); Março (solidariedade e cooperação); Abril (limpeza e organização); Maio (respeito á diversidade); Junho (justiça e honestidade) e julho (amizade, amor e afeto).

        Os procedimentos didáticos utilizados com os alunos foram pesquisas sobre os subtemas abordados, produções textuais, debates, vídeos, filmes, dinâmicas, poesias, textos informativos, contação de histórias (fábulas/contos), reflexões, músicas e dramatizações. A proposta de desenvolver um projeto que envolvesse toda a turma, foi apresentada aos alunos do 4 ano A, no início do mês de fevereiro, onde já estava ocorrendo as prévias carnavalescas em nossa capital, e poucos alunos estavam comparecendo as aulas.

        Os objetivos do projeto foram explicados passo a passo, para que os alunos entendessem a proposta a ser vivenciada em sala de aula. A maioria da turma aceitou participar da execução das atividades do projeto, bem como de sugerir outras dinâmicas que gostariam que fossem trabalhadas. Foi realizada uma contação de histórias (O sapo que engoliu a lua/O presente da fada), no mês de maio, com toda a turma, onde se foi trabalhado o subtema – respeito á diversidade, como também a questão da inclusão social das crianças portadoras de necessidades especiais. A contação da história foi registrada através de fotos e desenhos feitos pela turma e enviados nos anexos. A turma do 4 ano A, também apresentou na culminância do projeto, no mês de março, a fábula (A galinha ruiva) em forma de dramatização. Esse momento, também foi registrado através de fotos enviadas nos anexos.

10.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 28 Edição. São Paulo-Brasiliense, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 34 Edição. São Paulo-Paz e Terra, 1996.

PCNS, Ensino Fundamental e Temas Transversais Ética. Páginas 65, .Brasília, 1997.