PROJETO DE PESQUISA: PERFIL DOS DOADORES DE SANGUE EM UMA UNIDADE DE HEMOCENTRO NA CIDADE DE BARREIRAS OESTE DO ESTADO DA BAHIA.

Luiz Felipe Pereira Malaquias;

Paulo Ramon da silva Bastos;

Luciana Ângelo Leal Campos;

                            

1. TEMA

 

Doação de Sangue.

 

2. INTRODUÇÃO

 

            Ao debater o assunto doação de sangue é imprescindível abordar a importância da homeostasia, quais as causas de um desequilíbrio e como esse desequilíbrio pode ser corrigido. Ao abordar os assuntos supracitados torna-se mais fácil a compreensão da importância da doação de sangue e da manutenção de níveis adequados de estoque. Bianco, Carl. (2008, p.1) afirmam que o corpo humano de um adulto contém aproximadamente 5 litros de sangue, cerca de 7 a 8% do peso corpóreo. O sangue é composto por 2,75 a 3 litros de plasma e a porção restante é composta por células. Segundo Souza & Elias(2005, p. 15)o sangue é o responsável pelo transporte de nutrientes, água, eletrólitos e resíduos do metabolismo celular. Sua função é nutrir todos os tecidos e células, fluindo através do sistema circulatório.

Conforme Junqueira e Carneiro (2005, p.223) descrevem que o sangue é dividido em duas partes: o plasma (parte líquida) e os glóbulos sanguíneos que são subdivididos em eritrócitos, plaquetas e leucócitos, todos esses se encontram suspensos no plasma. De acordo com Guyton e Hall, (2006, p. 419) a principal função das hemácias também conhecidas como eritrócitos, consiste no transporte de hemoglobina que, por sua vez, leva oxigênio dos pulmões para os tecidos. As hemácias desempenham outra função além do transporte da hemoglobina. E é também responsável pelo tamponamento acidobásico [...] o sangue circulante transporta também os produtos residuais do metabolismo celular, desde o local onde foram produzidos até os órgãos encarregados de eliminá-los [...] (DANGELO; FATTINI, 2002, p. 89).

       Souza & Elias (2005, p. 21) descrevem os leucócitos ou glóbulos brancos como sendo um componente muito importante do organismo, desempenhando a função de sistema de

defesa do corpo para combater agentes agressores sejam eles infecciosos ou tóxicos, como bactérias, parasitas, vírus e fungos. Os leucócitos tem a capacidade de migrar entre os tecidos, combatendo assim o agente invasor em qualquer lugar do organismo. “[...] As plaquetas promovem a coagulação do sangue e auxiliam na recuperação da parede dos vasos sanguíneos, evitando a perda de sangue [...]”.(JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2005, p. 236).

       O sangue é um componente indispensável e insubstituível para a sobrevivência humana e seu uso é feito em diversas situações de perturbações de saúde como: cirurgias, anemias, acidentes e outras. (MOURA et al: 2006 p.62).

       (Marinho 2008) refere que a única fonte de sangue são os seres humanos, pois o mesmo não pode ser comprado em farmácias. Portanto, os seres humanos devem doar sangue com o objetivo de salvar a vida de outros seres humanos que necessitam de transfusão.

       Para Moura (2006, p.62) no Brasil, a demanda crescente de sangue e seus derivados se faz sentir de forma cada vez mais preocupante. A quantidade total de doadores de sangue no Brasil corresponde, a cada ano, a menos de 1% da população. Esse percentual é insuficiente, principalmente se levada em consideração à recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda o índice ideal entre 3% e 5% (LISAN: 2007).

       A portaria Nº 343/2002, do Ministério da Saúde regulamenta a doação de sangue (MINISTÉRIO da SAÚDE, 2002), a qual se encontra estabelecida e ratificada na Constituição Federal que enfatiza que a doação deve ser de forma altruísta, voluntária e não gratificada. (CONTITUIÇÃO FEDERAL, 1988).

3. PROBLEMA

            Com o objetivo de conhecer os doadores do município de Barreiras – BA a pesquisa visa responder a seguinte pergunta: Qual o perfil dos doadores em uma unidade de hemocentro no município de Barreiras, no oeste do estado da Bahia?

 

4. JUSTIFICATIVA

 

            É papel do enfermeiro, identificar fatores que melhorem a qualidade dos serviços de saúde coletiva, essa é uma das características que enobrece essa maravilhosa profissão, não apenas prestando atendimento direto ao cliente quando necessário, mas também antecipando ações de cuidados e assim prevenindo problemas mais graves.

            É crescente a demanda de procedimentos transfusionais gerados pela necessidade de reposição de sangue perdido, como no caso dos acidentes, hemorragias, cirurgias e também nos casos de patologias como leucemia, linfoma e anemias graves. Aumento este que tem gerado uma necessidade de maior quantidade de sangue e hemoderivados, tornando cada vez mais indispensável à reposição de bolsas de sangue nos hemocentros, essa reposição não tem acontecido de forma eficaz, dificultando o tratamento de pacientes que precisam de transfusão de sangue e hemoderivados, interferindo diretamente na qualidade da saúde em nosso país, tanto no modelo da saúde pública, quanto no atendimento privado.

Devido à necessidade de reposição e aumento de estoque de sangue e seus derivados nos hemocentros, sãorealizadasfrequentemente em todo Brasil, campanhas públicas com o objetivo de aumentar a arrecadação de bolsas de sangue. Transformar um doador esporádico em doador de repetição é uma das ações que podem ajudar a manter os estoques em um nível ideal, proporcionando um aumento na qualidade do serviço de saúde. Essa pesquisa tem como objetivo identificar o perfil dos doadores de sangue em uma unidade de hemocentro na cidade de Barreiras - BA, acreditando que, conhecendo esse perfil pode ser possível verificar alterações nas estratégias de campanhas que influenciam a adesão de doadores. Traçar o perfil dos doadores de sangue na cidade de Barreiras – BA é uma grande ação de saúde coletiva para a região, pois a unidade de hemocentro pesquisada é responsável pela distribuição de sangue e hemoderivados para quase todo o oeste baiano.

5. OBJETIVOS

5.1 Objetivo geral:

Analisar o perfil dos doadores de sangue no oeste da Bahia.

5.2 Objetivos específicos:

Verificar se existem fatores que influenciam na doação de sangue

Analisar quais fatores que influenciaram para doação de sangue

Verificar a predominância de fatores que influenciaram para doação de sangue.

6. METODOLOGIA

6.1 Tipo de estudo

            Trata-se de um estudo de caráter exploratório, descritivo de natureza quantitativa, onde os dados serão coletados através de estudo de campo tendo como instrumento questionário.

            O estudo exploratório se caracteriza por investigar profundamente o fenômeno em questão, trazendo informações novas que proporcionam um melhor conhecimento a cerca do tema.

            Segundo Gil(2002) a pesquisa descritiva tem o objetivo de descrever determinadas características de uma população ou então o estabelecimento de relações entre variáveis, e até determinar a natureza dessas relações, aproximando-se assim de uma pesquisa explicativa. Estudo de campo tem maior profundidade do que alcance e se preocupa mais com o aprofundamento das questões propostas do que a distribuição da população segundo determinadas variáveis. Esse delineamento vai de encontro aos objetivospropostos deste estudo favorecendo o desenvolvimento pleno da pesquisa.

6.2 População

Doadores de Sangue.

6.3 Sujeitos da pesquisa

 

            A amostra será por adesão e conveniência onde será representada pelos doadores presentes no período da coleta de dados, logo após a conclusão do ato da coleta de sangue que aceitarem em participar da pesquisa e assinarem o termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

6.4Instrumento de Coleta

            O instrumento para coleta de dados será através de questionários compostos de 10 (dez) perguntas claras e objetivas, garantindo a uniformidade de entendimento entre os entrevistados.

6.5Descrição da coleta de dados

 

            A pesquisa será realizada em uma unidade de hemocentro e hemoterapia situada na cidade de Barreiras – BA, sendo ela o Centro de Hemodiálise e Hemoterapia LTDA, utilizando o nome fantasia UNISANG registrado no CNPJ: 01.954.785/0001-02, tem como ramo as atividades de banco de sangue e hemodiálise. Sua sede é situada nesse município à Avenida Clériston Andrade, 1203, Centro. (UNISANG, 2012)

            O município de Barreiras está situado na região oeste do estado da Bahia e é considerado o maior centro urbano, político, tecnológico e econômico desta região. Sua população é de aproximadamente 137.427 habitantes, sua área territorial é de 7.859,128 Km² e sua densidade demográfica é de 17,49 hab./Km². Elevado à condição de cidade com a denominação de Barreiras, pela lei estadual nº 449, de 19-05-1902 (IBGE, 2010). 

            A coleta será realizada em setembro de 2013, (três vezes por semana em duas semanas do respectivo mês), na unidade de hemocentro descrita nos dias 10, 12, 24 e 26no período matutino e nos dias 14 e 28 em período integral. A coleta de dados realizada aos finais de semana terá como objetivo minimizar a possibilidade de falsos achados relacionado à renda familiar, partindo do pressuposto que em horário comercial grande parte da população economicamente ativa está ocupada, ficando assim impossibilitada de comparecer aos hemocentros para realizar a doação. Após o ato da coleta de sangue será entregue um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para o doador, e aos que se dispuserem participar da pesquisa será entregue o instrumento da coleta de dados, para que respondam e depositem em uma urna fechada mantendo assim a privacidade do participante da pesquisa. Aos doadores que forem impossibilitados por qualquer motivo da realização da leitura do termo de consentimento livre e esclarecido, esse termo será lido e explicado pelo pesquisador e em caso de aceitação em participar da pesquisa, o questionário utilizado como instrumento de coleta de dados, será aplicado ao participante em caráter de entrevista pelo pesquisador.

6.6Descrição da análise dos dados

 

            Após a coleta, os dados serão trabalhados do seguinte modo: os dados serão tabulados e em seguida transcritos para planilha no qual possa ser possível configurar o banco de dados, posteriormente os achados serão selecionados eas variáveisdescritas para possíveis relações e conexões com o referencial teórico e indicadores sociodemográficos oficiais deste país, analisando os resultados comparativamente e discutindo-os. O banco de dados será trabalhado com recursos da estatística descritiva e uso de percentuais, apresentados por meio de recursos com Tabelas e, ou, gráficos utilizando-se o programa da Microsoft Excel, viabilizando a análise dos dados com validade e fidedignidade.

6.7 Critérios de Inclusão

 

            Serão incluídos nas pesquisas apenas doadores aptose que se dispuser a participar mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A coleta ocorrerá nos dias estabelecidos e em seus respectivos locais de doação.

 

6.8 Critérios de Exclusão

            Serão excluídos da pesquisa os doadores que não concordarem com a pesquisa e se recusarem a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Também serão excluídos os doadores que afirmarem ter marcado o voto de auto exclusão, fazendo com que seu sangue seja descartado, descaracterizando assim o ato de doação.

6.9Retorno dos Benefícios para a população

             Essa pesquisa tem como beneficiado principal a população em geral, por se tratar de uma questão de saúde coletiva. Os resultados da pesquisa podem fornecer bases para uma melhora na eficácia das campanhas públicas, pois conhecendo o perfil dos doadores será possível uma elaboração de campanhas mais objetivas por parte dos próprios hemocentros, para transformar doadores esporádicos em doadores de repetição, e podendo até identificar o maior fator estimulante à adesão da doação de sangue e utilizar-se dele para promover uma elevação do percentual de doadores, gerando assim um aumento na arrecadação de bolsas e uma melhor manutenção dos níveis de estoques de sangue nos hemocentros da cidade de Barreiras – Ba, promovendo uma melhora significativa nos serviços de hemoterapia da região.

7. ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

            Dado que os sujeitos do estudo são seres humanos, obedeceremos ao previsto na Resolução 196/96 do Ministério da Saúde do Brasil submetendo-o a análise e julgamento do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB que é reconhecido pelo Conselho Nacional de Pesquisa com Seres Humanos (CONEP) sendo apresentada por meio de seu envio e de carta de encaminhamento a presidência juntamente com a folha de rosto padronizada pelo SISNEP. O presente estudo será encaminhado a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do estado da Bahia, unidade de Barreiras (HEMOBA) e ao Centro de Hemodiálise e Hemoterapia LTDA. (UNISANG), tendo como sede a cidade de Barreiras - Ba.

            Após a apreciação e a anuência desses órgãos será iniciada a coleta de dados. Para tanto, os participantes do estudo serão esclarecidos dos objetivos da pesquisa e receberão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, elaborado conforme as normas da Resolução 196/96, que versa sobre os aspectos éticos em pesquisas envolvendo seres humanos (Conselho Nacional de Saúde, 1996). Cada participante receberá uma cópia do citado termo, após sua assinatura. Os pesquisadores procederão aos devidos esclarecimentos aos sujeitos da pesquisa sobre o objetivo desse estudo e verificará o seu interesse em participar do mesmo. Será garantido aos participantes, o sigilo das informações, a voluntariedade na participação e a possibilidade de interromper o preenchimento do instrumento a qualquer momento, sem penalidade de qualquer caráter.

 

8. CRONOGRAMA

Atividades/ano 2013

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

Pesquisa bibliográfica

X

X

   

Submissão ao comitê de ética

X

X

 

Aprovação do comitê de ética

X

X

 

Inicio de coleta de dados

X

Análise de dados

X

x

Elaboração final

x

x

Revisão final

x

Apresentação

X

Entrega final

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9. REFERÊNCIAS:

CARL, Bianco, MD.  "HowStuffWorks - Como funciona o sangue".  Publicado em 01 de abril de 2000  (atualizado em 05 de setembro de 2008) http://saude.hsw.uol.com.br/sangue.htm  (14 de maio de 2013)

Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

DANGELO, J.G; FATTINI, C.A. Anatomia Humana Básica. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Atheneu Rio, 2002.

GUYTON, C. A; HALL, E. J. Tratado de Fisiologia Médica. 11 ed. Rio de Janeiro, Elsevier: 2006.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2010. Disponível em  http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 Acesso em 16/05/2013 às 03h10min.

JUNQUEIRA, Luiz de Carlos e CARNEIRO, José. Histologia Básica, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

LISAN, M. A. Falta de Doadores Ainda Preocupa Hemocentros. 2007. Disponível em: http://www.sidneyrezende.com/noticia/7326+falta+de+doadores+ainda+preocupa+hemocentros acesso em: 15/05/2013 às 20h07min

MARINHO, Thereza. Campanha Solidária de Doação de Sangue. 2008. Disponível em: http://legado.vitoria.es.gov.br/diario/2008/0429/Sangue.asp Acessado em: 15/05/2013 ás 21h15min.

Ministério da Saúde (BR). Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC Nº 343, de 13 de Dezembro de 2002. Brasília, 2002.

MOURA et al. Doador de Sangue Habitual e Fidelizado: Fatores Motivacionais de Adesão ao programa. Revista Brasileira em promoção da suade, 2006.

SESAB. HEMOBA – Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia. 2012. Disponível em http://www.saude.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=175&catid=5&Itemid=20 Acesso em 16/05/2013 às 02h39min.

SOUZA, M.H.L.;Elias, D.O.Princípios de Hematologia e Hemoterapia. Rio de Janeiro: Alfa Rio, 2005.

UNISANG. Centro de Hemodiálise e Hemoterapia LTDA. 2012. Disponível em <http://unisang.no.comunidades.net/index.php > Acesso em 16/05/2013 às 02h55min.

 

 

10 - ANEXOS:

10.1Questionário

PERFIL DO DOADOR DE SANGUE NO OESTE DA BAHIA

 

1ª - Qual o seu sexo?

(  ) Masculino                             (  ) Feminino

2ª - Estado civil:

(  ) Solteiro(a)                            (  ) Casado(a)

(  ) Divorciado(a)                       (  ) Viúvo(a)

3ª - Qual a sua idade?

(  ) 16 ou 17 anos                      (  ) Entre 18 e 24 anos

(  ) Entre 25 e 35 anos               (  ) Entre 36 e 45 anos

(  ) Entre 46 e 55 anos               (  ) Entre 56 e 65 anos

(  ) entre 66 e 68 anos 

4ª - Qual a sua escolaridade?

(  ) 1º grau incompleto                   (  ) 1º grau completo

(  ) 2º grau incompleto                   (  ) 2º grau completo

(  ) Ensino superior incompleto     (  ) Ensino superior completo

(  ) Não Alfabetizado                     (  ) Alfabetizado

5ª - Qual a sua religião?

(  ) Católico                           (  ) Evangélico

(  ) Espírita(  ) Testemunha de Jeová

(  ) Budista                            (  ) Judeu

(  ) Mulçumano                    (  ) Religião afro-brasileira (umbanda, candomblé e etc.)

(  ) esotérico                         (  ) Sem religião (agnósticos, ateu ou deísta)

6ª - Qual a sua renda familiar?

(  ) Até R$ 622,00                                    (  ) De R$ 622.00 à R$ 1.244,00

(  ) De R$ 1.245,00 à R$ 1.866,00           (  ) Acima de R$ 1.867,00

7ª - Quantas pessoas moram com o Senhor(a)?

(  ) Mora sozinho                (  ) Com mais 1 pessoa

(  ) Com mais 2 pessoas       (  ) Com mais 3 pessoas

(  ) Com mais 4 pessoas       (  ) Com mais 5 pessoas

(  ) Com mais de 5 pessoas

8ª -Qual o meio de comunicação que o influenciou a doar sangue ou escolher essa unidade?    

(  ) TV

(  ) Internet

(  ) Rádio

9º -Que fator influenciou para a decisão de ser um doador de sangue?

10º - Qual a frequência de doação de sangue?

 

 

 

10.2 -Tabelas a serem preenchidas:

 

 RESULTADOS E DISCUSSÕES

TABELA 1: SEXO DOS DOADORES

 

SEXO DOS DOADORES

 

NÚMERO DE DOADORES

 

PERCENTUAL

 

Masculino

 

 

 

 

 

Feminino

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

Fonte: Pesquisa de Campo, Barreiras 2013.

 

TABELA 2: ESTADO CIVIL DOS DOADORES

 

ESTADO CIVIL DOS DOADORES

 

NÚMERO DE DOADORES

 

PERCENTUAL

 

Solteiro

 

 

 

 

 

Casado

 

 

 

 

 

Divorciado

 

 

 

 

 

Viúvo

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

Fonte: Pesquisa de Campo, Barreiras 2013.

 

           

TABELA 3: IDADE DOS DOADORES

 

IDADE DOS DOADORES

 

NÚMERO DE DOADORES

 

PERCENTUAL

 

16 ou 17 anos

 

 

 

 

 

Entre 18 e 24 anos

 

 

 

 

 

Entre 25 e 35 anos

 

 

 

 

 

Entre 36 e 45 anos

 

 

 

 

 

Entre 46 e 55 anos

 

 

 

 

 

Entre 56 e 65 anos

 

 

 

 

 

Entre 66 e 68 anos

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

Fonte: Pesquisa de Campo, Barreiras 2013.

 

TABELA 4: ESCOLARIDADE DOS DOADORES

 

ESCOLARIDADE DOS DOADORES

 

NÚMERO DE DOADORES

 

PERCENTUAL

 

1º grau incompleto

 

 

 

 

 

1º grau completo

 

 

 

 

 

2º grau incompleto

 

 

 

 

 

2º grau completo

 

 

 

 

 

Ensino superior incompleto

 

 

 

 

 

Ensino superior incompleto

 

 

 

 

 

Não alfabetizado

 

 

 

 

 

Alfabetizado

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

Fonte: Pesquisa de Campo, Barreiras 2013.

 

           

TABELA 5: RELIGIÃO DOS DOADORES

 

 

RELIGIÃO DOS DOADORES

 

 

NÚMERO DE DOADORES

 

 

PERCENTUAL

 

Católico

 

 

 

 

 

Evangélico

 

 

 

 

 

Espírita

 

 

 

 

 

Testemunha de Jeová

 

 

 

 

 

Budista

 

 

 

 

 

Judeu

 

 

 

 

 

Muçulmano

 

 

 

 

 

Religião afro-brasileira

 

 

 

 

 

Esotérico

 

 

 

 

 

Sem religião

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

Fonte: Pesquisa de Campo, Barreiras 2013.

TABELA 6: RENDA FAMILIAR DOS DOADORES

 

RENDA FAMILIAR MENSAL DOS DOADORES

 

NÚMERO DE DOADORES

 

PERCENTUAL

 

Até R$ 678,00

 

 

 

 

 

De R$ 679,00 a 1.356,00

 

 

 

 

 

De R$ 1.357,00 a 2.034,00

 

 

 

 

 

Acima de 2.034,00

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

Fonte: Pesquisa de Campo, Barreiras 2013.

 

TABELA 7: COM QUANTAS PESSOAS RESIDE

 

COM QUANTAS PESSOAS REDIDE

 

NÚMERO DE DOADORES

 

PERCENTUAL

 

Mora sozinho

 

 

 

 

 

Mora com mais uma pessoa

 

 

 

 

 

Mora com mais duas pessoas

 

 

 

 

 

Mora com mais três pessoas

 

 

 

 

 

Mora com mais quatro pessoas

 

 

 

 

 

Mora com mais cinco pessoas

 

 

 

 

 

Mora com mais de cinco pessoas

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

Fonte: Pesquisa de Campo, Barreiras 2013.

 

TABELA 8: MEIO DE COMUNICAÇÃO QUE INFLUENCIOU A DOAR SANGUE OU A ESCOLHER ESSA UNIDADE

 

INFLUENCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

 

NÚMERO DE DOADORES

 

PERCENTUAL

 

Televisão

 

 

 

 

 

Internet

 

 

 

 

 

Rádio

 

 

 

 

 

Nenhum

 

 

 

 

 

Outro

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

Fonte: Pesquisa de Campo, Barreiras 2013.

 

           

 

TABELA 9: FATOR DE INFLUÊNCIA NA DECISÃO DE SER UM DOADOR

 

FATOR DE INFLUÊNCIA NA DECISÃO DE SER UM DOADOR

 

NÚMERO DE DOADORES

 

PERCENTUAL

 

Solidariedade direta

 

 

 

 

 

Solidariedade indireta

 

 

 

 

 

Apenas Triagem sorológica

 

 

 

 

 

Solidariedade indireta e Triagem sorológica

 

 

 

 

 

Solidariedade e Outros

 

 

 

 

 

Outros

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

Fonte: Pesquisa de Campo, Barreiras 2013.

           

TABELA 10: FREQUÊNCIA DE DOAÇÃO

FREQUENCIA DE DOAÇÃO

 

NÚMERO DE DOADORES

 

PERCENTUAL

 

Doador de 1ª vez

 

 

 

 

 

A cada 3 meses (4X / ANO)

 

 

 

 

 

A cada 4 meses (3X / ANO)

 

 

 

 

 

Duas vezes ao ano

 

 

 

 

 

Uma vez ao ano

 

 

 

 

 

Outro

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

Fonte: Pesquisa de Campo, Barreiras 2013.