1.     INTRODUÇÃO

Um projeto de melhoria em qualquer que seja a área de uma empresa fabril, tem os mesmos efeitos de fazer uma cirurgia no cérebro, onde os responsáveis pelo projeto serão os médicos e a empresa o paciente. Essa comparação é feita para tornar clara a idéia de que uma intervenção correta, no momento certo, pode salvar todo um sistema e torná-lo mais produtivo e harmonioso.  Assim como a falta dessa intervenção, pode fazer com que os seus circuitos se desliguem para sempre. Também permite perceber como cada parte deste cérebro está ligado a um órgão, o mesmo ocorre em uma indústria. Todas as áreas se relacionam e se uma dessas áreas, não funcionar de maneira adequada, todas as demais serão penalizadas. O projeto de melhoria da área fiscal pode ser traduzido como a morte da estagnação, a saída da zona de conforto para o nascimento de um objetivo comum, num esforço único, em rumo a qualidade, a eficiência e aos resultados positivos para à empresa e para os seus colaboradores.

Neste projeto será possível mostrar que em seis meses de trabalhos direcionados com análises, verificações e avaliações, poderá ser traçado o cenário da área fiscal da empresa hoje.  E que ainda dentro desse período, este cenário poderá ser modificado com o bom planejamento, atitude pró ativa e busca pela excelência. No decorrer dos trabalhos ações serão implementadas junto a equipe e para a equipe da área fiscal. A iniciativa parte da empresa, mas quem irá definir onde e como as modificações deverão ocorrer serão os coordenadores, gestores e colaboradores, utilizando suas vivências e conhecimentos.

2.     JUSTIFICATIVA

Esse projeto se justifica pela conversão que seus benefícios trarão em números, visto que, reduzirá os custos desnecessários com as atividades desenvolvidas na área fiscal, previnirá a empresa contra os prejuízos com autos de infração, tornar-se-á mais competitiva no mercado com a qualificação dos colaboradores e reduzirá inclusive despesas com horas extras.

O reflexo positivo também alcançará as outras áreas da empresa, a área de Tecnologia da Informação que terá o tempo de atendimento reduzido em relação à área fiscal, possibilitando desenvolver trabalhos que tragam resultados voltados para a melhoria na automação fabril, em desenvolver planos para a segurança dos sistemas, ao invés de, apenas focar nas ações corretivas.

O tempo utilizado pelos coordenadores e supervisores da área, serão melhor aplicados em busca por créditos tributários, em elaborar um planejamento tributário mais minucioso e em analisar as operações comerciais que reverterão em lucro fiscal para a empresa.

Além de todos os pontos positivos acima mencionados, existe um item que não é palpável, porém, trará um retorno importantíssimo, que é fazer com que os colaboradores sintam-se parte integrante da equipe e tendo os seus esforços traduzidos em prêmio que proporcionará às suas famílias uma melhor qualidade de vida, ou seja, uma ação aparentemente simples trará efeitos positivos para a sociedade .

 

3.     PÚBLICO ALVO

            O projeto tem como público principal os funcionários da área fiscal do recebimento, faturamento e analistas fiscais, que formam a estrutura operacional.