Projeto de Leitura: APRENDENDO A LER O MUNDO 

Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira

Disciplina: Língua Portuguesa

Duração: Todo o ano letivo de 2010

Público alvo: alunos do Ensino Fundamental I eII

Professora : Maruzana Gonçalves Gusmão,

Justificativa 

Com a preocupação de formar leitores é que se faz necessário um investimento num curso de leitura e produção de texto, atendendo docente de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental da rede Municipal de Educação, comprometidos com o educador que interage com o educando em sua prática pedagógica para que este interaja no meio em que vive.

O acesso à leitura não deve ser privilegio da camada da sociedade, mas desde cedo ela deve fazer parte do currículo dos educadores e consequentemente dos educandos que formarão leitores em seu convívio e tornarão seres mais pensantes e politizados.

Objetivo Geral 

Conhecer a leitura como elemento principal de transformação sócio-cultural, refletindo e executando essa prática construtiva no dia-dia, sendo capaz de criar mecanismos de interpretação, buscando soluções de fatos que se encontram inseridos na sociedade, possibilitando a descoberta da dignidade da inclusão social.

Objetivos Específicos 

      Reconhecer a leitura;

      Ler silenciosamente;

      Ler oralmente;

      Realizar atividades de leitura em grupo;

      Distinguir a leitura comum da leitura crítica;

      Interpretar textos e fatos;

      Primar para aprimoração de leitura com entonação;

      Criar textos;

      Realizar pesquisas de cunho educativo e cultural;

      Comparar textos;

      Distinguir textos: informativos, poéticos, jornalísticos;

      Construir histórias;

      Elaborar jornais com fatos estudados.

Metodologia 

As propostas pedagógicas para a formação de leitores e produtores de textos partirão daquilo que os docentes já têm, trabalham de maneira sistematizada ou não e que agora serão incorporadas em seu trabalho, como fortes aliados neste processo de ler e interpretar a realidade que os cerca e disto fazer material de trabalho e pesquisa.

O processo de leitura será diversificado e dinâmico, com os mais diferentes tipos de textos possíveis, que vão dos rótulos aos jornais, propagandas, romances, relatórios do dia-a-dia a enciclopédias e receitas.

O bom leitor não é aquele que decifra o código ali expresso, mas é principalmente o que além de decifrar o código interpreta o que está escrito de forma crítica, fundamentada e progressiva.

Nesta proposta de trabalho estão presentes algumas das propostas de leituras apresentadas nos Seminários de Leitura (PROLER) realizados em Vitória da Conquista e Itapetinga à luz de alguns teóricos citados na bibliografia deste programa.

Quando, como, onde e o que ler? Esta é uma pergunta complexa que será respondida no decorrer do nosso curso com a analise e a produção de textos variados, levando em conta a realidade social em que se trabalha.

O propósito central deste projeto é o resgate da cultura e da capacidade de cada um em manifestar seu conhecimento aprendido a partir de vivências e sucumbidos pelas mazelas do tempo através de atividades com metodologias simples, mas que favorecerão o surgimento de variadas leituras daquilo que antes era ilógico e obscuro.

De forma clara e objetiva o trabalho de leitura e produção de texto visará:

      Descentralização de conhecimento;

      Participação em rodas de leituras;

      Integração das disciplinas à leitura;

      Troca de experiências;

      Problematização das leituras;

      Possibilidade de todos se expressarem;

      Análise textuais;

      Produção de textos;

      Favorecimento do prazer da leitura;

      Uso da leitura como forma de expressão;

      Valorização e aproveitamento de todo conhecimento armazenado ou adquirido.

Recursos 

Livros;

Jornais;

Revistas;

Textos diversificados;

Gravuras;

Folders;

Bula de remédio;

Receitas culinárias. 

Revisão Literária 

Segundo Paulo Freire, ler é percorrer o universo humano e mundial. É a partir da leitura que aprendemos a fazer, a ser, a viver e a conviver em sociedade.

O mundo parece ser feito apenas de coisas que a gente vê nele, mas há outras que não vemos, embora existam. São coisas que lemos. Elas estão escondidas no meio das letras. É preciso ler para que elas apareçam diretamente em nossas cabeças.

Ler é conhecer o mundo de um ângulo mais atrativo e agradável. Quem não lê, não pesquisa, não aprende e não participa da progressão do individuo e o incentiva a ver o mundo com olhos mais dignos e humanizados. A leitura ajuda o homem a interagir no espaço em que vive como elemento ativo e transformador. 

Avaliação 

Como avaliar não deve ser o ato de aprovar ou reprovar, esta partirá do pressuposto básico da percepção dos avanços e recuos dos alunos, de forma que haja uma imediata análise por parte do ministrante do curso com o intuito de sanar de imediato as dificuldades surgidas a partir da correção de textos produzidos, rodas de conversas, apresentação oral de trabalhos (análise de textos, filmes, documentários, reportagens, gravuras, desenhos produzidos em sala de aula dentre outros).

No processo avaliativo não será atribuído uma nota quantitativa a cada aluno, mas será dado um conceito qualitativo no decorrer do curso, no cumprimento das tarefas propostas.

A cada aluno será atribuído um certificado de participação, mas para tanto será exigida uma participação mínima de 90% (noventa por cento) de presença no decorrer do curso, dividido em três etapas básicas:

1ª etapa   -     30 horas  - 24 presenciais e 6 extra classe;

2ª etapa  -      25 horas  - 16 presenciais e 9 extra classe;

3ª etapa  -      25 horas  - 16 presenciais e 9 extra classe.

Total       -       80 horas

Referência Bibliográfica 

BAGNO, Marcos (2002) Preconceito lingüístico. O que é, como se faz. Edições Loyola. 17ª Edição. São Paulo, Brasil. 

BECHARA, Evanildo (1999). Moderna Gramática Portuguesa. Editora Lucerna. Rio de Janeiro. 

CASTRO, Maria da Conceição. (1988). Redação Básica. Editora Saraiva. São Paulo. 

CUNHA, C. & CINTRA, L.F.L. (1985) Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro. 

GERALDI, J N. (2002). O Texto na sala de aula. Editora Ática. São Paulo – SP. 

PERES, J. Roberto Rus (1991). Lição de Português. Traição e Modernidade no Livro Escolar. Cortez Editora. São Paulo.